Eu chamo o que acontece no Parque São Jorge de uma coisa: eleições indiretas
Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/11/2020 às 22:49
Por Pedro Henrique Oliveira (@pedro.henrique.oliv6)
Eu sei, já deu no saco, Duílio veio, permanece no poder por no mínimo 3 anos.
Mas eu quero só pontuar, que eu não consigo denominar o que acontece no Parque São Jorge como democracia, mas como eleições indiretas.
Vamos voltar no tempo, entre 1964-1985.
O que acontecia no nosso país? Logo após o golpe militar, durante todo esse tempo as coisas foram tocadas na base das eleições indiretas.
Então, senadores e deputados escolhiam o líder máximo da nação, pouco ligando para o que a população entendia como certo.
Com o movimento das Diretas Já, a democracia voltou ao Brasil.
Então, o que teria acontecido se o povo brasileiro tivesse falado:
'Ah, tá no Ato institucional, o que adianta reclamar? '
Atos institucionais, a constituição, ou o estatuto de um clube, estão aí para serem reformulados, principalmente não representando a vontade da grande maioria.
Então quando um sócio vem com o papo de:
'Quer votar? Vira sócio!'
Dá na mesma se um membro do Congresso Nacional daquela época falasse:
'Quer votar? Só virar deputado!'
Posso ter ido longe, sim, mas parece justo pra vocês, que essas justificativas sejam dadas, enquanto ocorre a perpetuação de um grupo no poder do Corinthians, desde 2007?
E no fim das contas, não são situações semelhantes?
2.035 visualizações e 120 respostas neste tópico
Responder tópico
@carlos.alberto.da.si em 01/12/2020 às 10:20
Temos k acertar isso...e focar no time
Publicidade
@rodolfo.costa3 em 01/12/2020 às 10:13
O pior foi ver algumas pessoas falando : quer votar se associa ao clube, como se o pessoal não fosse sócio do clube por opção e não por falta de grana.
Bem que eu queria ser sócio do clube mas infelizmente não posso, tenho outras prioridades na vida, mas bem já cancelei o fiel torcedor e enquanto o clube estiver sendo administrado por ratos infelizmente a única coisa que Timão terá de mim será minha torcida nos jogos.
Não compro mais nenhum alfinete com simbolo do Corinthians infelizmente tem que ser assim.
Vai Corinthians!
@agostinho.martins em 01/12/2020 às 09:32
Parabéns pelo texto!
@bruno.correa.medeiro em 01/12/2020 às 09:30
Bem isso
@fepimentas em 01/12/2020 às 09:21
1) eu sou a favor de que haja maior representatividade na votação do clube, sem dúvida!
Porém, o presidente do Corinthians não é o presidente do futebol, é o presidente do clube. Pensando com a cabeça de sócio, que não sou: o sócio compra um título do clube, passa a fazer parte da comunidade do clube, nada mais justo que sua voz seja ouvida nas decisões que envolvem a todos. O título não é barato, a mensalidade também não.
É preciso pensar uma forma de abrir a votação para mais pessoas, pela dimensão do clube. Mas também é preciso levar em consideração aqueles que pagam por um título e contribuem mensalmente com o clube.
Um dos caminhos seria separar futebol e clube social, não sou especialista na área, mas valeria a pena estudar essa ideia. O próprio Meu Timão poderia realizar matérias com diferentes especialistas explicando as possibilidades que existem para resolver essa questão.
@guina.moschin em 01/12/2020 às 09:18
Ainda mais quando falamos em um time que não muito tempo atrás lutava por democracia mas para eleger o presidente ai a democracia que se f...
@rodrigomodesto em 01/12/2020 às 09:04
Perfeito
@frede.alves1 em 01/12/2020 às 09:04
Apenas uma ressalva de que mesmo em eleição diretas nem todos votam. Citem-se menores de 16, gente com direitos politicos suspensos... Ou seja, também há uma regulamentação.
Assim:
Associação de moradores de rua - os cadastrados votam, os que não são cadastrados não.
Associação de clube de futebol - os cadastrados votam, os que não são cadastrado não.
Estado - quem tem direitos politicos vota, que não tem não.
Nem por isso todas elas deixam de ser diretas. Seriam indiretas se, apenas os lideres das associações votassem. Como todos os cadastrados votam, logo, as eleições são diretas.
Como os menores de 16 e os com direitos politicos suspensos passam a votar? Encerrando a causa que deu origem ao impedimento.
Como os não sócios do clube de futebol passam a votar? Encerrando a causa que deu origem ao impedimento, ou seja, passando a ser sócios.
@jose.damasio em 01/12/2020 às 08:49
O pior que quem escolhe o presidente do Corinthians alguns não são Corinthianos, são sócios que usufruem do clube social. Para nós torcedores o carro chefe é o time de futebol pra eles é a piscina, aí fica difícil.
@venancio.cunha em 01/12/2020 às 00:02
Excelente tópico!