Fórum do Corinthians

Análise do Luan e do Corinthians contra o Bragantino

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Félix 271 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/01/2021 às 02:02
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

A passionalidade no futebol impede a racionalidade lógica, isso é fato. É muito fácil ser tendencioso – praticado pelos convencionalistas que afirmam e acreditam em qualquer coisa –, mas difícil é ser tendencioso com método – e isso é a arte dos falaciosos que usam de demagogia. Analisando o que o Benja disse, nota-se que ele, além de parcialista, agiu com método exatamente como fazem os falaciosos midiáticos, para a convencionalidade dos tendenciosos comuns.

Ao olhar a reprise do jogo, notei muitas falhas de estratégia do Mancini. Compreendo que ele queria um time mais defensivo no meio-campo e sem avançar muito devido a agudeza de ataque do adversário, mas cometeu alguns erros estratégicos nisso. E é sobre esses erros que gostaria de falar, com ênfase no fato de que o Luan, ao contrário do que muitos dizem, tem pouca culpa no jogo.

LUAN

Esse mapa mostra como o Corinthians se comportou no jogo todo. Notem que o Corinthians se posicionou bem mais pelo lado direito do que pelo esquerdo, e somente no meio-campo. No primeiro tempo foi mais aterrador: o time ficou bem mais na defensiva do que isso. Agora notem o mapa e os dados do Luan e aí perceberão o erro do time: o Luan jogou como meia-direita e como “volante de impulsão” – termo inventado de improviso por minha humilde pessoa pra designar alguém que aciona o ataque da defesa! –, sendo que a real função dele é de meia-atacante ou falso 9 que faz a transição para a meia-esquerda! Em outras palavras, ele jogou numa posição totalmente diferente da dele – e o único passe decisivo dele foi dado em plena área como um falso 9. Os últimos jogos dele provam isso, mostram como ele foi eficiente – basta olhar meus artigos anteriores – portanto o argumento não é ilógico.

E falando em chutes...

O Corinthians finalizou a mesma quantia que o Bragantino: 13 vezes, e desses, 4 foram a gol, 5 fora e 4 bloqueados; enquanto que o do Bragantino, tirando o total de bloqueados que foram os mesmos, foi totalmente o inverso: 5 foram a gol e 4 fora!

Agora esse mapa acima é que mata a charada do jogo: aí vemos as assistências para finalização...notem que o Bragantino deu 5 assistências perigosas no nosso lado esquerdo, e desses, 2 resultaram em gol!

QUAL FOI O ERRO DO CORINTHIANS?

O erro do Corinthians foi armar um 4-2-3-1 defensivo em que tirou a melhor característica do Ramiro, que é participar do meio-campo em ataque, para exigir que ele fizesse um papel bem mais defensivo do que ele gostaria – como mostra os dados e mapa acima – ao mesmo tempo em que explorava constantemente o ataque pelos lados com Fagner e Fábio Santos, expondo em demasia os lados do campo. Ramiro foi ruim na partida porque o time foi sufocado num 4-4-2 com meias velozes, e aí está a burrice do Mancini. Nem Gustavo Silva nem Mateus Vital recuavam como deveriam porque até eles recuarem a linha meio-campista adversária bem treinada já estava avançada, criando sérios perigos para o lado esquerdo constantemente desguarnecido com os abusos do Fábio Santos. Mais interessante seria se, com os mesmos jogadores, o esquema fosse um 4-1-4-1 com Ramiro mais adiantado perto de Cazares e Luan no segundo tempo jogando como falso 9. O time seria muito mais móvel e os laterais voltariam à tempo.

Devo acrescentar que a falha semelhante foi visto no jogo contra o Palmeiras, aonde o mesmo esquema tático foi usado e os laterais abusavam em ir ao ataque, desguarnecendo principalmente o nosso lado esquerdo (Fábio Santos). Mateus Vital, assim como Luan, é um meia-atacante, e na verdade ele joga bem melhor quando recua defensivamente pelo meio para fazer a transição pelos lados e não apenas recuando pela lateral esquerda para apoiar o lateral, pois ele não tem velocidade pra isso. E desse jeito sempre deu certo pra ele porque dá tempo pra recuar com tranquilidade enquanto pensa em um ataque.

CONCLUSÃO

Mancini errou feio na estratégia, disso todos concordam. Mas Luan, proporcionalmente, foi um dos melhores em campo dentro do que o técnico pediu, o que não foi nem de longe o ideal. Se buscava agudeza de ataque no segundo tempo, o mais interessante seria colocar Everaldo como meia-direita, com Xavier como único volante e Luan como falso 9 trocando de posição com Vital.

Desconsiderar um time que faz o básico de maneira incisiva é uma péssima abordagem. É assim que subestimaram o Santos por muito tempo. No próximo jogo estaremos muito desfalcados, mas acredito que seria a chance ideal para Angelo Araos, desde que o coloquem como meia-esquerda e não façam com que Fábio Santos desça demais, e coloquem o Luan na posição correta. E para o segundo tempo, colocar Everaldo ou até mesmo Jonathan Jesus para o lado direito e freiando o ímpeto do Fagner. Uma coisa eu digo, pra sugestão: é preciso tirar o senso comum de que os laterais devem correr até a área, pois eles podem ser muito úteis no meio-campo armando o jogo com o volante e um dos zagueiros.

VAI CORINTHIANS!

4.385 visualizações e 83 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Renan Costa

Renan

@renan.costa6 em 28/01/2021 às 06:14

Cara, o Luan quando joga tem que vir buscar a bola dos volantes. Se fosse algo planejado como o Renato Augusto em 2015 tudo bem, mas não é. O cara desce pra buscar o jogo justamente por não receber a bola lá na frente. Se ele fosse morto como dizem, nem.isso faria. Luan tem que atuar mais perto do gol, pra isso a bola tem que chegar.

Foto do perfil de Miguel Oliveira

Miguel

@mitintn em 28/01/2021 às 08:16

Time que jogar com Luan e Cazares sempre, nem testou os dois juntos

Últimas respostas

Foto do perfil de Jack Tadeu Bahde

Jack

@tadeu54 em 28/01/2021 às 18:16

Mano, gostei da sua análise, espero que o Mancini aprenda com os erros e corrija-os nos próximos jogos, ainda temos chances de G-6 sim senhor!

Publicidade

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Luiz

@luiz.fernando.balest em 28/01/2021 às 17:49

Luan não dá mais...o cara não quer mesmo jogar no Timão, parece morto!

Foto do perfil de Felipe Atumseco

Felipe

@timao.loco.sanguibao em 28/01/2021 às 17:18

Queria ter forças pra ler :(

Foto do perfil de Ricardo Fumio Ohsaka

Ricardo

@fumio em 28/01/2021 às 16:49

Pra mim, o gol no início da partida, acabou com a estrategia inicial do Mancini, até acho que o técnico tivesse um plano B para ser usado no segundo tempo, ai tomamos o segundo gol, e complicou muito já que o fraco do Corinthians é o plantel que tem poucas opções para mudar uma partida, poucas mesmos, além nunca entender a teimosia de usar o Everaldo, claramente é um jogador para contra-ataque, acho que perdemos pelos erros de todos, afinal muito jogadores estavam abaixo do que vinham jogando, e do técnico.

Foto do perfil de Patrick Monteiro

Patrick

@patrick.monteiro1 em 28/01/2021 às 16:13

Boa resenha, já da pra pegar a vaga do marco belo

Foto do perfil de Mario Carranza

Mario

@carrfam em 28/01/2021 às 16:03

O anlise e perfeito.mas minha opiniao continua a mesma de antes do macinni chegar:treinador de time pequeno, no máximo auxiliar(alias depois do Tite, só auxiliar)fez até mais do que esperava, ótimo trabalho, mas para a próxima etapa, precisa de treinador de verdade.mas antes, o duilio precisa mostrar que e um dirigente de verdade.nada acontece por acaso, da cima do mundo, viramos isso que esta ai:o ídolo cone, luan e craque incomprendido, vamos trazer o Pablo, só pé de rato contratado, everaldo 300 paus...primeiro seriedade na diretoria, limpa todo a imundice que há dentro clube, que e muita!o você limpa o você faz perte dela! A escolha e do duilio

Foto do perfil de Carmen Sandiego

Carmen

@carmen.sandiego em 28/01/2021 às 15:30

Pelo amor de deus defendendo o Ramiro,

Por isso que temos um time de merda

Foto do perfil de Carlos Pereira Do Nascimento Junior

Carlos

@shogun em 28/01/2021 às 15:06

Eu imagino jogando junto luan e cantillo, não ganha de ninguém

Foto do perfil de Absolon Soares Da Silva

Absolon

@absolonsoares em 28/01/2021 às 14:59

Vi examente o mesmo perdemos no meio campo tanto em número quanto em aproximações dos atletas. Quanto ao Luan eu o colocaria no lugar do Jô. Pra ver como o time procede!

Foto do perfil de Alberto Silva

Alberto

@beto.malloqueiro em 28/01/2021 às 14:55

Félix, você fez uma ótima análise. Parabéns!

Durante o jogo, eu e o meu irmão, falávamos sobre tudo o que você pontuou.

x