Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A não insistência em Luan

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Faysall

Faysall 80 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/02/2021 às 09:53
Por Faysall Santana Farhat (@faysall)

Bom dia, Fiel.

Gostaria de falar um pouco sobre o Luan e a forma como o Brasil, especialmente o Corinthians, trata alguns jogadores.

Não é novidade pra ninguém que, mesmo sendo dois grandes clubes do futebol brasileiro, jogar no Grêmio é muito diferente de jogar no Corinthians. A nossa torcida é muito maior, o clube está situado na maior e mais importante cidade do país e raça é o que mais exigimos de qualquer um que vista a nossa camisa. Esses dois fatores contribuem para que a pressão, do lado de cá, seja muito maior. Há jogadores que facilmente se adaptam, há aqueles que precisam de um tempo a mais, e há aqueles que, fatalmente, nunca vão conseguir. É a vida, as pessoas são diferentes umas das outras.

Fora isso, há também algumas outras questões. Ao sair de um time com um modelo de jogo e ir para outro que joga de forma diferente, o jogador vai precisar de tempo para entender alguns conceitos. Ainda, o jogador pode simplesmente passar por uma má fase. Coisa que acontece com todos os jogadores. Tem má fase que dura 1 mês, tem má fase que dura 1 ano. É difícil prever.

A grande questão é que todos esses pontos têm uma característica em comum: exigem tempo. Tempo de jogo, tempo de clube. O Brasil está se especializando em queimar atletas com muito pouco tempo de análise. O Luan está no Corinthians há um ano, e faz alguns bons meses que não é titular, jogando apenas cerca de 20 minutos em um jogo (quando joga). Como que esse jogador vai se adaptar? Como que esse jogador vai se reencontrar?

Me lembro do Danilo. Quantos não exigiram a saída do meia com apenas 6 meses de clube? E o Rodriguinho? Saiu, foi xingado, voltou... Nós não tivemos paciência com o Éverton Ribeiro, com o Willian Arão.

Fato é que o Luan precisa jogar. Ele precisa ter mais tempo em jogo. E ele precisa jogar com um time consideravelmente melhor do que aquele do primeiro semestre. Tem um lateral esquerdo melhor, tem um excelente meia do seu lado auxiliando na criação das jogadas, tem um ponta direita em boa fase... O Everaldo não pode ter jogado mais do que ele. Não tem lógica.

Foi investido muito dinheiro nele. Agora, precisamos investir tempo!

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Dhiego Ribeiro

Ranking: 3.944º

Dhiego 726 posts

@dhiego.ribeiro1 em 22/02/2021 às 17:19

O Corinthians é o tipo de time que pra contratar tem que ser igual empresa, tem que ter uma entrevista séria com crivos fortes e avaliação psicológica.

Vai fazer uma entrevista para ser alguém em posição de destaque em qualquer Big Four pra vocês verem se eles deixam entrar qualquer um só por Skill técnico, tem que ter psicológico para assumir grandes responsabilidades, o Corinthians tem que ter alguns conceitos básicos de empresa.

Foto do perfil de Thaíza Bandeira

Ranking: 25º

Thaíza 3.191 posts

@thaiza em 22/02/2021 às 17:08

Ninguém tem paciência com jogador que se arrasta em campo

[não aqui no Corinthians!]

Raça e dedicação independem de adaptação,

Nenhum e nem outro se vê no Luan!

3 trocas de técnicos e mesma conclusão.

Será mesmo que o problema é a impaciência da torcida?

Foto do perfil de Felipe Silva

Ranking: 28º

Felipe 28.669 posts

@felipe.silva218 em 22/02/2021 às 16:59

A cobrança e outra no Luan porque gerou expectativa é foi um investimento alto mas e ele tem vontade de jogar? Porque até pra comemorar um gol não tem entusiasmo a sensação que da e que ele só está no futebol por causa do salário se não num estaria mas há acomodação no grêmio com Renato ele chegou a fica encostado também antes de vim pra cá alguém no clube precisa t uma conversa com ele porque mas jogador do que Otero Vital Natel ele é

Foto do perfil de Rafael Morais

Ranking: 1.153º

Rafael 2.734 posts

@rafael.morais10 em 22/02/2021 às 16:58

Suas premissas são válidas, mas há casos nos quais a contratação em si já é equivocada.

Em clubes bem estruturados o trabalho de adaptação do atleta tem início já no processo de seleção. As características do jogador casam com o esquema que será adotado pelo time? O histórico do atleta demonstra que ele tem capacidade de produzir por um longo período (é muito suscetível à lesões)? O atleta é capaz de render e auxiliar na formação adequada de eventuais companheiros oriundos da base? Respostas afirmativas a esse tipo de questionamento já atestam que são altas as possibilidades do profissional em questão conseguir apresentar utilidade para o contratante, já encurtando o período necessário de adaptação.

A contratação do Luan teve esse tipo de análise, ou será que foi um capricho do sujeito que chamaram para apagar o incêndio da temporada anterior (Thiago Nunes), que também era uma aposta do clube?

Publicidade

Foto do perfil de Davi De Oliveira

Ranking: 3.804º

Davi 766 posts

@davi.de.oliveira1 em 22/02/2021 às 16:49

Concordo bastante. Eu acho que com o Luan também rolou uma certa preservação nessa reta final. Talvez uma preservação que o nosso momento não permitia, mas pode ter sido algo interno. Antes de tentar forçar o Luan a ser o salvador e vê-lo se queimar mais, a comissão resolveu tirar dele essa pressão e não colocá-lo, gerando uma cobrança só por ele não estar e não de não estar desempenhando o esperado - e isso é ruim também, porque mostra que ele não está bem. Claro que isso é só um achismo, porque é uma justificativa que vejo para que um jogador não seja nada mais utilizado de uma hora para outra.

Foto do perfil de Fausto Cabral

Fausto 167 posts

@cabrales em 22/02/2021 às 16:44

Acho que o exemplo do Danilo não se aplica. Ele tinha uma velocidade que era só dele, é verdade, mas mesmo no começo ele já fazia gol em clássico, era decisivo etc.

Mas o caso do Rodriguinho se encaixa bem, você foi cirúrgico. Ele foi e voltou (acho que duas vezes, não?) e em 2017/2018 esteve entre os melhores jogadores do país, o que fez de gol não foi brincadeira.

Uma outra questão é que não vemos os treinamentos. Porque não é possível que nem no jogo em que precisávamos de criatividade (pra quê Ramiro e Gabriel juntos?) entrou o garoto e não o Rei da América de 2017.

Foto do perfil de Vinícius Magima

Ranking: 350º

Vinícius 6.756 posts

@vinicius.magima em 22/02/2021 às 16:42

Acho que vale arriscar o Luan ali de falso 9.

Natel corre mas não pensa, Jô não corre nem pensa. Luan pode ser que pelo menos pense um pouco.

Foto do perfil de Wellington

Ranking: 1.660º

Wellington 1.957 posts

@wellington.souza.fer em 22/02/2021 às 16:39

Luan consegue fazer mais raiva do que o Alexandre Pato