Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A hipócrisia do covid no fórum (by Jô e Otero)

Foto do perfil de Murilo

Ranking: 736º

Murilo 4.022 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/03/2021 às 18:45
Por Murilo Kataoka (@muri.lhp)

Se existe uma coisa que a pandemia da Covid-19 escancarou foi a hipocrisia do ser humano. Hipocrisia refere-se ao ato de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, crenças, virtudes e ideias. É a arte de exigir dos outros aquilo que não se pratica. Por isso a pandemia mostrou que somos seres hipócritas.

Claro que ela trouxe muitas lições também, e não são todos que foram ou estão sendo hipócritas. Não estou generalizando a hipocrisia, porém estou chamando a atenção para algo que fingimos que não existe, mas que está aí, todos os dias na nossa frente em boa parte das atitudes tomadas.

É hipócrita quem pediu o auxílio emergencial não se adequando às suas exigências. É hipócrita quem sabia que não precisava dele e mesmo assim continua até hoje recebendo. Ou quem usou CPF alheio para pedir o benefício em seu nome, roubando o dinheiro de quem realmente precisava.

É hipócrita aquele empreendedor que demitiu sem necessidade, porque continuou com seu faturamento normal e não foi verdadeiramente afetado pela pandemia. Mais hipócrita ainda foi quem suspendeu contratos de trabalho ou salários sem precisar, para que o governo arcasse com parte dos pagamentos.

A hipocrisia está presente na forma como vem sendo feita a reabertura do comércio em geral e na não liberação do reinício das aulas. Como se o vírus pudesse escolher quem e quando vai infectar, e assim as escolas seriam o local preferido dele. Ou abre tudo respeitando as regras de distanciamento social, ou só funciona o que é estritamente necessário, de verdade. Diferente disso é hipocrisia.

A hipocrisia foi vista também naqueles casos de pessoas que pegaram Covid-19 e disseram que foi devido a seu trabalho, mas que todo final de semana fazia questão de postar nas redes sociais as festas (proibidas) que frequentavam.

Igualmente hipócritas foram aqueles que disseram estar cumprindo fielmente a quarentena, e que ajudaram a disseminar o pânico e o terror desta doença, mas que, na prática, já foram viajar, passear, curtir a família e os amigos. Pior ainda é mandar todos ficarem em casa, quando se tem dinheiro no banco e uma vida controlada, mas que não abre mão de estar com o funcionário todos os dias, com ou sem COVID.

A sensação que tenho é que nas ruas está acontecendo um tipo de “encontro de hipócritas”. Parece que foi combinado escancarar a hipocrisia em todo o lugar, porque já não é possível fingir um comportamento que não existe mais. Ninguém aguenta mais a quarentena, o distanciamento social, usar máscaras e se proteger o tempo todo.

Eu acho que a economia não pode parar. Perdemos um tempo precioso e agora precisamos correr atrás da recuperação. Mas o respeito a vida vem acima de qualquer outra coisa. Além disso, já temos problemas demais trazido pela pandemia e por isso não cabe a hipocrisia em nossas atitudes. Devemos parar de fingimento e agir conforme aquilo que defendemos.

E como não ser um hipócrita? Por exemplo, existem milhares de trabalhadores sendo obrigados a sair de casa, se aglomerar em transportes públicos lotados e colocar sua vida em risco durante toda essa pandemia.

Não está sendo fácil, mas tudo vai passar. E em vez de exercer a hipocrisia, deveríamos estar trabalhando a nossa resiliência. Essa sim tão necessária para superar essa fase.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Airdrop Ojala

Ranking: 5.121º

Airdrop 513 posts

@airdrop.ojala em 08/03/2021 às 18:55

Acho que você está colocando todos na mesma balança, o Brasil é o país de mais falta de empatia do mundo, só dói quando é algum familiar, quando é neles mesmo, falo isso porque estou a 1 semana acompanhando o sofrimento do meu sogro a espera de uma UTI, e não só ele no Ceará são 240 a espera. E quer saber? O importante é a economia né, porque supostamente todos vão morrer de fome quando na verdade ninguém pode abidicar um pouquinho pelo próximo. Eu graças a Deus estou com minha consciência tranquila, mas nem todos estão por não ter empatia ao próximo, e até quando viveremos em um país onde a prioridade é supostamente a economia, essa mesma que privilegia privilegiados de menos de 5% da população, enfim...não generalizemos, há quem ainda tem o mínimo de amor pelo outro, mas há uma parcela e grande da população vou falar a palavra imatura...para não dizer irresponsável.

Foto do perfil de Coringa Da Fiel

Ranking: 988º

Coringa 3.138 posts

@lucas.de.sousa.silv2 em 08/03/2021 às 18:54

Sem contar as campanhas políticas... Na época não se ouvia falar em COVID... Quanto ao Jô e o Otero, não é hipocrisia cobrar deles o isolamento porque o time está passando por um surto de covid e eles podem estar infectados e levar pras pessoas do resort, ou até mesmo trazer do resort para o CT...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Manoel Muniz

Ranking: 1.149º

Manoel 2.753 posts

@manoel.muniz em 08/03/2021 às 20:00

Kataoka, bom texto cara.

Sobre uma pergunta que você fez ao amigo aqui, se aglomerou em algum momento... Você não me perguntou, mas eu posso responder: perdi um membro da família, doeu demais, e não participo de aglomerações. Tenho a sorte de poder trabalhar de casa.

Sobre comportamento da população, recomendo você observar como as coisas aconteceram em Taiwan, vizinha da China, e não reconhecida como estado soberano pela China.

A nossa indisciplina, falta de liderança, pouca educação (e de baixa qualidade) ajuda a explicado que estamos vivendo.

Nota: a Austrália já está voltando ao normal, inclusive com shows em estádios em breve.

Foto do perfil de Murilo Kataoka

Ranking: 736º

Murilo 4.022 posts

@muri.lhp em 08/03/2021 às 18:50

Quem negativou, acha que estou mentindo?