Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Sacrifícios são necessários para que o Corinthians tenha as finanças controladas!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Carlos

Ranking: 1.734º

Carlos 1.883 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/04/2021 às 09:32
Por Carlos Roberto Nunes Guimaraes (@carlosrobertonunes)

A torcida corintiana sabe que o nosso elenco não brigará pelas cabeças esse ano. Nem no ano que vem. Mas como um profissional da área das finanças que sou, preciso salientar alguns aspectos encontrados no relatório do Itaú BBA de 2020.

Na primeira página, é dito sobre o que deu certo e o que deu errado.

O que deu certo?

- Aumento das receitas recorrentes (provenientes da venda de direitos de transmissão);

- Aumento das receitas com publicidade.

O que deu errado?

- Custos crescendo acima das Receitas (problemas de vários clubes, não só do Corinthians)
- Investimentos acima da capacidade financeira (algumas aquisições como a do Luan e de outros jogadores para competir nos campeonatos);

- Dívidas cresceram substancialmente (Ao passo que o Corinthians fatura menos com premiações e os investimentos acima da capacidade financeira, simplesmente a conta não fecha);

- Deficit da Área Social (quem acompanha o dia a dia do Timão sabe que esse é um velho problema).

No final do relatório o Itaú BBA descreveu a situação do Corinthians como um 'desastre à vista'.

O que vai sustentar o Corinthians em 2021?

- Direitos de transmissão e receitas com publicidade.

Cabe aqui um elogio: o acordo com a Neo Química dos famigerados 'naming rights' da arena. O valor será abatido na dívida com a Caixa pela arena. Um problema a menos.

Agora, uma crítica: a folha salarial do Corinthians ano passado fechou em 14 milhões por mês, atrás apenas de Flamengo e Palmeiras. E nosso time terminou na 12° colocação do Br.

Estava na cara a necessidade de enxugar gastos. Se nosso time deve uma quantia absurda, por que manter uma folha salarial alta, sabendo que não dá para brigar por títulos, dada a qualidade técnica do elenco?

O segredo do cofre é cortar (e muito) os gastos com futebol, apostar na base pra vender bem depois e demonstrar compromisso com a saúde financeira do clube.

Como um bom exemplo, pegaremos o Flamengo. Um time que andou mal das pernas financeiramente, e teve elencos muito fracos tecnicamente. Foi o tempo para arrumar a casa e hoje ser o que é: um time a ser batido.

O Duílio sabe que a situação não é fácil, mas sacrifícios são necessários.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Ivan Pereira

Ranking: 312º

Ivan 7.382 posts

@ivanzzin em 22/04/2021 às 20:52

Verdade precisa fechar as torneiras, mais se cair com a receita da série b estamos num buraco sem fundo! Libera cazares foi um grande erro!

Foto do perfil de Sérgio Corintimão

Ranking: 587º

Sérgio 4.781 posts

@sergio.saeto em 22/04/2021 às 20:51

As contas não fecham e as ideias não batem.A famigerada vaquinha não seria necessária pois falaram em 5000000 X 100 mas ao invés disso abram 5 milhões de contas no BMG, comprem 2M de camisas que o dinheiro chega, comprem produtos licenciados e cortem as mordomias das organizadas quando tudo voltar ao normal.

Foto do perfil de Aparecido Caetano De Souza

Aparecido 3 posts

@aparecido.caetano.d3 em 22/04/2021 às 19:50

Acho que durante uns dois mandatos iremos lutar pra não cair, mais é nessessario saldar as dividas, encerrar com os processos que o Timão tem na justiça, depois de a casa em ordem, propor a Lei de Responsabilidade Financeira, se gastar mais do que arrecada, paga do próprio bolso

Foto do perfil de Jefferson Nunes

Ranking: 80º

Jefferson 16.235 posts

@jefferson.nunes.rib1 em 22/04/2021 às 19:39

'Como um bom exemplo, pegaremos o Flamengo. Um time que andou mal das pernas financeiramente, e teve elencos muito fracos tecnicamente. Foi o tempo para arrumar a casa e hoje ser o que é: um time a ser batido'

Acho que a nossa diferença para os mulambo, esta nas vendas, enquanto aqui já se fala em vender Mendes e Vital na próxima janela, ainda que der certo de chegar aos valores que foi falado de 70 milhões nos 2... Enquanto isso os mulambo vaa la vende qualquer jogador deles por isso ou até mais..

Conseguiram se reerguer muito em função disso, até outro dia se falava que o goleiro deles teria clubes interessados, olha que ele falhou alguns jogos.

Enquanto Corinthians continuar devendo tudo, vai aceitar qualquer oferta e vender seus jogadores, não teve como falar não para 1 milhão pra PH por exemplo não seja super craque, mas isso hoje em dia pra futebol é muito pouco.

Publicidade

Foto do perfil de Daniel Dias Rodrigues

Daniel 137 posts

@daniel.dias.rodrigue em 22/04/2021 às 19:13

E a vaquinha? Vai sair?

Foto do perfil de Marcelo Gonçalves Lage

Ranking: 5.060º

Marcelo 521 posts

@marcelo.goncalves.la em 22/04/2021 às 18:57

Amigo, concordo com tudo que você disse. Só não consigo deixar de pensar o seguinte: se a gestão passada não tivesse errado tanto (Cafus; Everaldos; Davós e etc), a situação de hoje seria bem diferente! Então, aconteceu muita coisa errada, por incompetência, imprudência ou desonestidade mesmo.

Infelizmente, em todas as negociações do clube, fica aquele cheiro de p... No ar, pois falta transparência. Sempre sai alguma coisa torta, notícias equivocadas que depois são corrigidas e por aí, vai.

Hoje, o cenário é mesmo de apertar os cintos mas, mais importante do que isso, é hora de tratar o clube de forma séria e profissional. O potencial do Corinthians é monstruoso se a gestão for correta e competente!

Foto do perfil de Carlos Alberto Da Silva

Ranking: 1.710º

Carlos 1.904 posts

@carlos.alberto.da.si em 22/04/2021 às 18:51

Vai ser difícil sim! Vai ser sofrido sim! Vamos lá k tudo dará certo

Foto do perfil de Juliane Bauer

Juliane 172 posts

@juliane.bauer1 em 22/04/2021 às 18:47

Com certeza