Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O coletivo é mais forte do que qualquer craque

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Nathan

Nathan 96 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/05/2021 às 02:11
Por Nathan Oliveira (@kattegat)

O coletivo é mais forte do que qualquer craque

Resolvi criar este tópico para dividir um pensamento que eu tenho sobre futebol, que vem lá de 2012, naquela temporada fantástica que me recordo com saudades e um pouco de tristeza.

O Corinthians começou o ano com o status de campeão brasileiro, mas o Tite não convencia todo mundo ainda. Tinha o rótulo de retranqueiro e ainda não passava confiança de que seria capaz de fazer o que fez.

O que vou falar daqui pra frente, eu sei que muitos não vão concordar, e eu tenho que ter muito cuidado pra não ser mal interpretado.

O time que começa o ano, não me fazia acreditar em títulos expressivos, muito menos um título mundial. Vou falar de jogadores que são ídolos da torcida, meu ídolos, respeito tudo que fizeram pelo Corinthians e estão marcados na história para sempre.

Na minha visão, o Corinthians tinha um time regular, não era fantástico. Você para e analisa jogador por jogador e não tínhamos um jogador fenomenal, apenas bons atletas.

Vamos pela escalação que iniciou a Libertadores: J úlio César, Chicão, Leandro Cástan, Fábio Santos e Alessandro - Ralf, Paulinho e Danilo - Sheik, Liedson e J. Henrique.

Vários desses jogadores não me passavam a mínima confiança, pois eram limitados e mostraram isso depois que saíram do Corinthians também então, eu não estou louco de dizer isso.

O Chicão nunca foi um baita zagueiro; O Alessandro eu achava limitadíssimo e torcia todo jogo para bola não chegar nele. Vira e mexe fazia lambança... Eu sei que você que é fã desses caras deve estar querendo me matar, mas espera eu finalizar, ok? Rsrs

Do meio pra frente eu já gostava de alguns nomes. Danilo, Alex, Paulinho e Sheik me agradavam bastante, mas não eram inquestionáveis. Se tornaram gigantes depois da campanha que o time fez.

Não tinha aquele nome que eu esperava, um cara que fosse goleador. Um Diego Souza como tinha o Vasco ou um Neymar como tinha o Santos, por exemplo. Mas foi nesse ano que o Tite ensinou algo que eu nunca vou esquecer, mas que muita gente se esquece: o coletivo, quando é forte, é muito melhor do que qualquer craque.

Cada jogador entrava em campo sabendo exatamente o que iria fazer durante o jogo. Quem marcar, até aonde pode ir, quem não pode ter espaço pra receber e pensar no que fazer. Para mim, o jogo que o Corinthians fez na Vila Belmiro foi um espetáculo para quem gosta de estratégia. O Neymar foi apenas um jogador comum, que não teve espaço nem pra respirar.

Mas eu tive a certeza absoluta que o Corinthians seria campeão quando eliminou o Vasco. Eu sabia que só uma tragédia iria tirar o título do Corinthians. Se por um lado o Corinthians marcava poucos gols, por outro eu sabia que dificilmente seria vazado. O time tinha uma casca tão grossa, que passava uma confiança absurda de que sairia com a vitória antes de começar o jogo.

Eu disse que achava alguns jogadores limitados, certo? Mas também nesse ano eu aprendi algumas coisas que o Tite explicava nas entrevistas e muita coisa eu vi acontecendo nos jogos. Esses jogadores limitados (na minha visão), começaram a me passar confiança e agradar a todos os torcedores. Não porque eram excelentes, mas porque o time estava tão redondo, tão entrosado, que pra eles ficava fácil de jogar. Sabiam o que tinham que fazer e não inventavam.

Fomos campeões invictos com apenas 4 gols sofridos e 22 gols marcados. O Corinthians foi exemplo de futebol coletivo.

O ano de 2015 foi diferente. Eu via potencial em muitos jogadores daquele time. Alguns não renderam tanto e outros foram render mais pra frente como o Rodriguinho. Mas o elenco era muito bom. Não tinha um nome que me desagradasse no time titular. Esse time de 2015, para mim, foi o melhor que o Tite montou. Se não viesse a China pegar nossos jogadores, fatalmente seríamos campeões da Libertadores novamente. Não tinha time nenhum no continente capaz de enfrentar o nosso coletivo de igual pra igual.

Em 2017, nosso elenco não estava entre os oito melhores do Brasil. Tinha comentaristas (com s mesmo) colocando o Corinthians na Série B. Aí, o discípulo do Tite montou um coletivo que passou um turno inteiro sem perder e levamos mais uma taça pra galeria.

Comecei falando do passado, para poder defender o Corinthians atual.

Eu não sei se o Mancini é capaz de formar um elenco tão cascudo, mas quando ele chegou, eu vi algumas coisas interessantes acontecendo. Um time sendo competitivo e melhorando jogo após jogo. O 5x0 no Fluminense me iludiu demais... O Fluminense fez um bom campeonato, não era um time de Z4 e mesmo assim o Corinthians amassou.

Veio o jogo contra o Palmeiras, e eu não sei o que aconteceu com o time, que desandou...

Pra terminar, na minha opinião, temos bons jogadores em todas as posições. Novamente não temos nenhum craque. Talvez o Luan volte a ser, ou talvez algum outro jogador deslanche, mas no momento não temos um craque. Mas se o Mancini for capaz, da pra formar um coletivo muito forte e surpreender novamente.

Eu acredito no Mancini até não dar mais pra acreditar. Estava quase desistindo, mas ele mostrou que pode se reinventar e botar o time nos eixos novamente, mas vamos ver.

Vou aguardar as cenas dos próximos episódios para saber se continuo acreditando.

Deixem seus comentários. Concordando ou não, tamo junto!

Abraço!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Atila Guerreiro

Ranking: 1.307º

Atila 2.449 posts

@atila.guerreiro em 08/05/2021 às 21:57

Parabéns pelo post, #FORAMANCINI.

Foto do perfil de Alexandre Fernandes Pissarra

Ranking: 4.144º

Alexandre 682 posts

@alefepa em 08/05/2021 às 21:49

O Liedson não era titular, o Alex é que era o titular.

Foto do perfil de Andre  Bianchi

Ranking: 894º

Andre 3.410 posts

@andre.bianchi1 em 08/05/2021 às 21:43

Muita abobrinha

Foto do perfil de Emerson Costa

Ranking: 159º

Emerson 10.938 posts

@emerson.costa9 em 08/05/2021 às 21:19

Discordo o Corinthians tinha jogadores que fazia a diferença

Alex, Danilo, liedson e Paulinho

E o Chicão que nunca foi um baita zagueiro kkk fazia gols de falta e pênalti e na zaga chegava a bota kkk

Publicidade

Foto do perfil de Pedro Grané Lopes Leite

Ranking: 6.460º

Pedro 361 posts

@pedro.grane.lopes.l1 em 08/05/2021 às 20:31

A ideia do seu texto é boa, mas você falou muita besteira.

Chicão foi sim um baita zagueiro. Alessandro sempre foi um lateral bem regular e pra posição isso é ótimo. Fábio Santos sempre foi técnico e bem regular também. Ralf nessa época já era um belo volante. Paulinho, Danilo, Alex e Sheik sempre foram craques.

Concordo com relação ao coletivo ser o mais importante, mas esse time também individualmente era excelente. Caso contrário não teria ganho do Chelsea!

Foto do perfil de Everton Silva

Ranking: 4.223º

Everton 666 posts

@everton.silva39 em 08/05/2021 às 19:02

Discordo que o time era limitado até porque fica parecendo que o Tite é o responsável por tudo e nos sabemos que não é. Mas de uma forma geral concordo com a sua análise não eram supercraques mas era muito bom jogadores principalmente taticamente. E quanto ao Chicão essa análise serve pra maioria dos zagueiros que passaram aqui nos últimos anos, a maioria foram zagueiros dispensáveis fora do Corinthians que jogava com um esquema que os protegia

Foto do perfil de André Martinez

Ranking: 6.795º

André 331 posts

@deco71 em 08/05/2021 às 18:47

O time tem potencial para crescer, já o Mancini...

Foto do perfil de Carlos Eduardo Eugenio Dos Santos

Ranking: 852º

Carlos 3.565 posts

@carlaofiel em 08/05/2021 às 18:39

Li do começo ao fim e discordo que Chicao, Ralf, Paulinho, Danilo e Sheik não eram unanimidades. Nenhum ali era recem chegado, Sheik chegou em 2011 com 2 Brasileiros na bagagem por Flamengo e Fluminense, Liedson chegou fazendo muito gol, só caiu de produção depois da cirurgia no joelho, Paulinho, Ralf e Danilo já tinham em media 1 ano de casa e o time era bem confiável.