Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise fria do jogo entre Corinthians e Red Bull Bragantino

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Victor

Ranking: 341º

Victor 6.871 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 16/06/2021 às 22:37
Por Victor Gomes (@victor.gomes3)

Vou avisar na primeira linha porque quem não quiser ler, já sai: se você culpa o Sylvinho por esse jogo de hoje, você não está vendo o jogo racionalmente. ALERTA DE TEXTO LONGO!

Eu vou deixar o Cássio para o final. Há dois jogadores que foram os principais responsáveis pelos erros: Luan e Cantillo.

Qual a função do chamado 'falso 9'? Respondo: ele joga entre as linhas adversárias, abrindo espaços na defesa quando atrai o defensor pra fora da zona de marcação. Tite gostava de fazer isso. Danilo, Luciano, Willian... Utilizou vários jogadores dessa forma. E aí tem um detalhe em que defendo o Sylvinho: Adenor trabalhou com Paulinho, Jucilei e Elias. Três volantes que pisavam na área adversária como ninguém. O Sylvinho... Bom, vocês já sabem.

'Tá, mas e aí? '

Luan, responsável por essa função, foi muito mal hoje. Até no lance do gol, o Luan errou. A nossa sorte é que graças a esse erro, o Fábio Santos consegue achar o Mosquito na direita.

Em vários lances errou um básico domínio. Facilitou o trabalho adversário. Sylvinho, que já tinha se irritado com o camisa 7 no primeiro tempo, percebeu e o tirou.

O problema é o tal do elenco: ele olha para o banco... É, vai ter que ser mesmo o Léo Natel.

'Ok, mas e o Cantillo? '

Este, responsável pela armação do time, mesmo que de trás, errou demais o jogo inteiro, forneceu contra-ataques, demorou nas tomadas de decisões... Facilmente anulado. Cantillo errou passes simples que normalmente não erra.

'E o que você quer dizer com isso? '

Quando o jogador responsável por abrir espaços vai mal, já é um problema. E quando o jogador responsável por ver esses espaços e encontrar os companheiros também vai mal, teu jogo vai pelo ralo.

O Corinthians tentou fazer uma marcação 'média'. Do mesmo modo que começou o jogo contra o Palmeiras. Deixa o adversário ter a bola na linha defensiva mas assim que chega no segundo terço, pressiona o jogador com a bola.

Mais um defeito: quem assistiu o jogo, como eu, talvez tenha visto (e talvez tenha se irritado como eu) que Cantillo e Gabriel cercavam mas nada de bote. Além, claro, dos vários erros de passe devolvendo a bola para o adversário. Aí, amigos, não é tática. Aí é erro técnico.

Na defesa, a principal vilã do Corinthians há muitos anos: a bola aérea. Coisa treinada durante a semana. Quem gosta de ler sobre os treinos como eu, sabe que há duas semanas, Sylvinho tem separado o grupo e vai treinar bola aérea defensiva só com a linha de defesa. Hoje, deu tudo errado.

Quando ao João Victor: erro individual. Lance básico que se aprende na base. Acontece? É, acontece. Mas não deixa de ser um erro primário.

Quanto ao Cássio: não tem desculpa! Não pode tomar um gol desses! Contra o Palmeiras, eu defendi, porque a visão estava encoberta. Não teve tanta culpa. Mas hoje, não dá. Não foi só uma falha. Foi um frango. Tem crédito? Tem. Mas não é por isso que está acima das críticas.

Caros, se tem algo que eu procuro ser, é justo. Eu poderia dizer que o Sylvinho é ruim, que é um 'treineiro', que é um estagiário... E demais termos que vocês usam aqui. Seria mais fácil pra mim, porque todo mundo concordaria. Mas não é o que enxergo quando 'leio' o jogo.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de João Lincoln

Ranking: 952º

João 3.271 posts

@lombardi em 16/06/2021 às 23:00

Li tudo o que você escreveu. O Silvinho é (um dos) culpados pelo jogo de hoje.

Foto do perfil de Hadames Muller

Ranking: 6.488º

Hadames 359 posts

@hadanoliveira em 16/06/2021 às 22:57

Primeiramente, parabéns pelo texto, ótima avaliação.

Discordo no que se refere ao técnico, porquanto, está mais que comprovado que ele não domina a linha de 4, que esse meio-campo com 03 volantes não está rendendo.

Colocar o Luan de falso 9 é uma covardia, o que ele espera do Luan? Um deslocamento em velocidade entre as linhas? Uma movimentação rápida para puxar a marcação?

Qual Luan estamos falando?

Corinthians era refém das jogadas do Fagner, agora virou refém das jogadas do Mosquito, corre para o fundo e cruza para o meio da área.
Tem alguém treinando as jogadas de escanteio? Nosso escanteio vai quase na risca da grande área, sempre oferecendo o contra-ataque ao adversário.

O elenco é um dos piores que eu já vi nos meus pouco mais de 20 anos acompanhando o Corinthians, mas o técnico ajuda e muito a piorar a situação.

Forte abraço!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Renê Saba E Silva

Ranking: 3.875º

Renê 749 posts

@rsaba em 17/06/2021 às 20:50

Opinião minha: quem escala um time e define uma estratégia com jogadores que não tem o perfil para cumprir as funções designadas é tão culpado quanto aos jogadores tecnicamente abaixo do que queremos.

Foto do perfil de Pedro Teixeira

Ranking: 334º

Pedro 7.006 posts

@pedro.teixeira em 17/06/2021 às 19:28

Burrynho queria ganhar esse jogo jogando com 4 volantes, qual o sentido disso? !

Foto do perfil de Lucas Fogo

Ranking: 1.332º

Lucas 2.392 posts

@zampi em 17/06/2021 às 15:50

Kkkkk

Era mais fácil defender o Mancini que ele, 5 jogos e nada, opa está igualando ao Cueio.

Mesmos erros:

- 500 cruzamentos e sem atacante

- volantes burucutus para armar o time

- um esquema que matou o futebol dos que vinham evoluindo e 'salvando' o time

- defesa peneira

- ataque inoperante

Qualquer time com um pouco de organização consegue se sobrepor ao Corinthians, mesmo com elencos horriveis.

Foto do perfil de Erik Garibi

Ranking: 6.978º

Erik 316 posts

@erik.garibi em 17/06/2021 às 15:26

O Sylvinho mudou o esquema do time que estava jogando melhor com 3 zagueiros, era só não inventar e treinar mais nesse esquema que libera os 02 laterais que são nossa melhor arma de ataque.

Publicidade

Foto do perfil de Deivid Lopes

Ranking: 1.009º

Deivid 3.096 posts

@deivid.lopes em 17/06/2021 às 15:12

Esse esquema com Luan de falso nove não da em nada, Luan não rende de falso 9 e fora da sua posição ele fica muito perdido.

Foto do perfil de Gustavo De Oliveira Da Silva

Ranking: 101º

Gustavo 14.225 posts

@gustavo10timao em 17/06/2021 às 15:06

O time é horrível mas o Burrynho se esforça pra deixar ainda pior.

Foto do perfil de Roberto Dias

Ranking: 23º

Roberto 31.580 posts

@roberto.dias4 em 17/06/2021 às 14:54

Tds tiveram suas parcelas de culpa, mas na minha humilde opinião Sylvinho tem a maior parte da culpa, ele que escala os jogadores, ele que os mantem e ele que substitui, aliás, substituir Natel pelo Ramiro foi a coisa mais bizarra que ele fez nesses últimos tempos.

Foto do perfil de Bruno Teofilo Alves

Ranking: 4.114º

Bruno 687 posts

@teofilobruno em 17/06/2021 às 14:52

O time fez um gol com 20 toques na bola passando por todo mundo é do nada para de criar jogadas não consegue dominar a bola goleiro que falha de novo tá osso não tem como culpar o técnico o elenco é fraco demais mentalmente é tecnicamente também