Fórum do Corinthians

O Corinthians sabe se defender, mas não sabe sofrer

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Érik Januário da Silva

Ranking: 1.598º

érik 1736 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/07/2021 às 05:26
Por Érik Januário da Silva (@erik.januario.da.sil)

Os números mostram a eficiente defesa que o Corinthians tem hoje, sendo uma das melhores defesas do campeonato.

Mas esse time não sabe sofrer, como dizia o Tite.

Esse time não consegue se manter frio com a pressão do adversário quando tem que segurar o resultado.

Outro ponto é a menor concentração que esse elenco tem perto dos nossos times anteriores, que jogavam com essa proposta.

Sempre tem um erro de posicionamento, ou quem entra vindo do banco entra desligado tanto no ataque quanto na marcação.

Então não adianta só ter o sistema montado, os jogadores precisam dar um pouco a mais para conseguir manter os placares.

O time de 2017, quando saia na frente logo no começo do jogo, a gente já sabia que ia ser o resto do jogo de sofrimento. Mas para os caras dentro de campo aquilo era normal, fazia parte da estratégia. Você não via ninguém fora de posição, afobado, preocupado com a pressão do adversário. Nada disso.

Tudo estava normal. O time de 2012 era mais frio ainda que o de 2017.

Então falta pra esse time essa frieza pra jogar recuado, sofrer pressão dos adversários mas conseguir segurar o placar.

Porque do jeito que está, não adianta reforços do meio pra frente não. Se continuar a sair na frente e tentar segurar o resultado, como vem fazendo, vai ter dificuldade mesmo com as contratações.

Saber sofrer é diferente de só saber se defender. É dar sempre um algo a mais pelo time e estar os 90 minutos focado no jogo.

Não pode errar como vem fazendo.

2.655 visualizações e 61 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Tiago Da Silva Reis

Ranking: 1.999º

Tiago 1408 posts

@tiago.da.silva.reis em 28/07/2021 às 09:28

Sabendo defender o adversário finaliza muito, imagine se não soubesse...

O Corinthians de 2017 sim defendia muito bem, o adversário ficava com uns 70% de posse de bola e finalizavam umas 5 vezes, o Corinthians finalizavam mais sendo reativo, lembro ter vencido o Atlético MG com 5 finalizações no Mineirão, hoje não vejo isso pois nem reativo o time é!

Foto do perfil de Rodrigo Bivar

Ranking: 181º

Rodrigo 8995 posts

@rodrigo.bivar em 28/07/2021 às 09:20

Lá vamos nós outra vez.

Números por si só não significam nada.

Para refletirem um quadro preciso tem que serem comparados a outros números e principalmente analisados.

Só não tomarmos gols em 4 dia 13 jogos.

São Paulo, América MG. Chapecoense e Bahia. Não por acaso estando 3 desses 4 entre os piores ataques do campeonato. Aí cabe a pergunta: Por mérito de nosso sistema defensivo ou demérito dos sistemas ofensivos desses times?

Nos outros 9 jogos tomamos gols.

Então esse discurso de que o time sabe se defender fica já menos consistente, aí se soma outra estátistica que é a de que nosso goleiro é um dos que mais participa do jogo com defesas, e o resto do discurso se enfraquece ainda mais.

Saber sofrer foi um eufemismo criado na época de Carille pra dizer que o time não se importava em não ter a bola. Mas não propiciava oportunidades de gol aos adversários. Hoje isso não existe, vira e mexe tem alguém na cara do nosso gol.

Ah! Mas na estatística tem uma das defesas menos vazadas. Tem! Os números estão aí, não dá pra negar, mas não ter tomado mais gols é só em razão de não ter dado oportunidades aos adversários ou por eles terem tido e faltado qualidade para concluírem.

Analisar números assim, seria o mesmo que dizer que fazemos poucos gols, porque perdermos muitos gols, e não porquê criamos poucas chances de gol por jogos, ou então creditar isso a qualidade das defesas adversárias e não vá deficiência de nossa criação e conclusão de jogadas.

Infelizmente os números não são uma forma confiável de se analisar futebol sozinhos.

Últimas respostas

Foto do perfil de Diego R.

Ranking: 1.418º

Diego 1935 posts

@diegorocha em 30/07/2021 às 13:31

Tomar gol em 9 de 13 jogos agora é ser considerado boa defesa?

Publicidade

Foto do perfil de Akuma Da Fiel

Ranking: 7.938º

Akuma 211 posts

@akumadafiel em 29/07/2021 às 08:38

Grande tópico irmão, você passou uma baita visão pra galera... É essa caminhada aí mesmo

Foto do perfil de Bruno De Oliveira Jordao

Ranking: 3.664º

Bruno 692 posts

@bjordao em 29/07/2021 às 08:22

O que faz nossa defesa tomar menos gols atualmente é a posse de bola inútil que aumentou, a bola estando mais tempo conosco, menos chances possíveis para o adversário criar.

Nosso time quando sai a frente no placar, não consegue se manter na defesa para buscar um contra-ataque. É atacada facilmente, seja pelo meio, seja pelos lados. Nosso meio de campo corre igual barata tonta, finalizam de fora, cabeceiam dentro da área.

A evolução defensiva é uma enganação. Em números? Ok, mas reflete muito mais o tempo de bola inútil que passamos a ter, sob pretexto de se propor o jogo, do que a capacidade de organização e marcação, principalmente quando estamos a frente e 'precisamos' segurar o resultado. O inofensivo Cuiabá deu sufoco, contra o América-MG foi difícil.

Olha, o trabalho é muito ruim, muito mesmo! Indefensável, em minha opinião. Quero que ele consiga dar certo, mas ando sem esperanças.

Foto do perfil de José Zafra

Ranking: 1.420º

José 1932 posts

@jose.zafra em 29/07/2021 às 01:00

Não posso afirmar o que acontece, mas é incrível como o time despenca de rendimento nos últimos 20 minutos do jogo. Chega a ser bizarro.

Foto do perfil de Luidger Gomes Gonzaga

Ranking: 9.283º

Luidger 156 posts

@luidger.gomes.gonza1 em 29/07/2021 às 00:17

O time só é eficiente defensivamente porque o Cássio é o segundo goleiro com mais defesas realizadas no campeonato. Porque a liberdade que os adversários tem pra chegar da intermediária e chutar é ABSURDA, isso porque jogamos com 3 volantes no meio campo.

Foto do perfil de ZÉ Souza Silva

Ranking: 9.771º

141 posts

@nenhum.da.silva em 28/07/2021 às 23:40

Este lance da '' defesa menos vazada '' é uma p falácia. Até o momento teve muita sorte. Contra o Fortaleza era p ter virado 3 x 0 no primeiro não fosse a falta de pontaria dos atacantes do Fortaleza. A grande goleada está próxima.

Foto do perfil de Ricardo Augusto

Ranking: 1.205º

Ricardo 2211 posts

@ricardo.augusto2 em 28/07/2021 às 21:58

O time de 2012 era uma geladeira. Não tremeu no estádio mais temido da América do Sul, lá Bombonera. Contra o Chelsea parecia que estava jogando campeonato paulista, com Danilo jogando de terno e tocando a bola do campo de defesa. Hoje o time parece time imaturo, mesmo com Jô, Fábio Santos, Fagner, Gil, Gabriel e Cássio que tem experiência de sobra. Isso passa muito pelo comando técnico herdado do Tite pelo Carille. Os times do Mano não eram tão frios assim.

Foto do perfil de Márcio José Rodrigues

Ranking: 377º

Márcio 5562 posts

@marcio.rodrigues19 em 28/07/2021 às 21:37

Corinthians tem time pequeno hoje em dia

Foto do perfil de Valdomiro Mantovani

Ranking: 855º

Valdomiro 2961 posts

@valdomiro.mantovani em 28/07/2021 às 20:30

Com mais qualidade no meio campo com a chegada de Giuliano e RA8 e também se RG vier, o poder ofensivo melhorará e a equipe terá mais posse de Bola e, em consequência disso, segurará mais o adversário e controlará muito bem a partida!

Foto do perfil de Ricardo Camilo

Ranking: 3.050º

Ricardo 877 posts

@ricamilo em 28/07/2021 às 18:46

#forasylvinho

x