Fórum do Corinthians

Não dá para discutir com esse levantamento!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Tom

Ranking: 5.976º

Tom 341 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/09/2021 às 15:38
Por Tom Morello (@ton.morello1)

Primeiro, para deixar claro: eu não critico o Sylvinho porque gosto. O sucesso dele é o sucesso do Corinthians . Critico pois vejo coisas para serem criticadas.

Agora olhem os números:

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/391403/corinthians-e-o-terceiro-time-com-a-menor-media-de-finalizacoes-no-campeonato-brasileiro Corinthians é o terceiro time com a menor média de finalizações no Campeonato Brasileiro Corinthians é o terceiro time com a menor média de finalizações no Campeonato Brasileiro O Corinthians tem a terceira menor média de finalizações do Campeonato Brasileiro. O Timão contabiliza, até aqui, 188 em 20 jogos. meutimao.com.br meutimao.com.br

Somos a TERCEIRA equipe com MENOR média de finalizações no Brasileirão. Estamos atrás de Juventude, Ceará, o lanterna Chapecoense, o Cuiabá do ataque Clayson, Cafú e Elton. É um vexame.

É notório o quanto somos robóticos. Cada jogador na sua posição. Não existe movimentações, troca de posições.

Os laterais presos na defesa é absurdo. Não existe isso no futebol atual em alto nível.

Pega o Arana do tão contestado por muitos Carille. Era uma peça ofensiva importantíssima, fosse chegando ao fundo ou mesmo pisando na área. Na vitória por 3 a 1 diante do Sport em 2017, o Fagner vai até a linha de fundo, faz a jogada e cruza para o Arana finalizar na entrada da área e anotar o primeiro gol. Participação ativa dos dois laterais.

Tem que atualizar, liberar o Fagner e Fábio ou Piton! É uma arma de criação a mais. Descer, infiltrar. Não podem ficar presos lá atrás.

Nosso sistema ofensivo atualmente se resume em rodar a bola para chegar nos pontas e cruzarem. Não existe criação pelo meio. No empate contra o Juventude, havia marcação dupla, até tripla no Giuliano e Renato. Consequentemente, se tinha dois ou três adversários em cima de um atleta nosso, havia espaços na defesa deles, e aí está o problema. Como os laterais ficam presos, eles voltam a bola para eles lá atrás, dando tempo do oponente recompor. Tem que avançar para aproveitar as brechas. O time fica rodando a bola para chegar no Mosquito e no outro ponta para irem no fundo cruzar.

Eu não estou dizendo que não é para fazer isso. Claro que é. Só não pode existir essa jogada. Tem que criar, atacar pelo meio também.

Quem lembra do segundo gol contra o Atlético-MG em 2015. Rodriguinho para o Jadson, servindo o Love, que botou na frente e marcou. Jogada construída pelo meio. Naquele 2 a 1 contra o Avaí. Luciano recebe na entrada da área, limpa e manda no ângulo. Também pelo meio. 'Ah, mas era o Tite'. Vamos pegar o Carille então. 3 a 1 no Coritiba. Jadson de calcanhar para o Jô partir e anotar o gol. 1 a 1 diante da Chapecoense. Rodriguinho servindo o Jô, que tocou na saída do goleiro. Rodriguinho avançando e chutando na gaveta no 3 a 1 contra o Sport. Todos os lances trabalhados pela faixa central.

Nós parecemos um time de pebolim. Todos engessados, estáticos, esperando a bola no pé. Girando para lá e para cá, tentando ir na ponta cruzar. Não tem troca de posições, a movimentação para confundir o adversário, infiltrações do volante e/ou descidas dos laterais. Nada disso. Somos monotemáticos. Uma única jogada ofensiva. Temos até espaço para finalizar de fora da área ou enfiar uma bola, mas mesmo com toda a liberdade possível, acaba sempre dando toques para trás ou para a ponta na busca obsessiva de cruzar com o Mosquito e o outro ponta, sem os laterais, que ficam na intermediária.

Era a mesmíssima coisa no Lyon. Sylvinho queimou as estrelas do time, como o Depay, com essa idêntica formação, a única que ele conhece. 'Mas vamos esperar todos os reforços estarem prontos'. Não vai mudar nada! Ele vai podar o talento deles em detrimento desse esquema engessado. Será igualzinho como foi no clube francês.

O próprio Sylvinho já admitiu em entrevista que essa será a formação e não vai mudar, que não considera arremates de fora como um método de imposição. É uma visão extremamente limitada, tacanha.

Temos um grande time em mãos agora, para almejar G4, um bom futebol. Não dá para ficarmos nessa canção de uma nota só que é todo mundo parado, girando a bola da direita para a esquerda, da esquerda para a direita, até ir ao fundo com os pontas e cruzar, parecendo uma equipe de pebolim. Tem que ter essa jogada, mas também trabalhar pelo meio, que hoje é um deserto, subir os laterais para atacarem, o volante infiltrar com eles, movimentar os atletas, ter troca de posições, chutar de longe se tiver espaço, tabelas, triangular pelos lados e pela faixa central, TER REPERTÓRIO!

Sermos a terceira equipe que MENOS finaliza no Brasileirão é inadmissível, mesmo sem estar com os reforços. Estar atrás da Chapecoense, lanterna, do Juventude, do Cuiabá é inaceitável.

São 22 jogos, mais de 100 dias, várias semanas livres para treinos e não existe NENHUM sinal de evolução, de progresso.

Repito: não critico com gosto. Eu não concordei com a contratação do Sylvinho, mas torci para dar certo. Já vi Paulo Nunes vestir nosso manto e apoiei em campo, mesmo furioso com sua chegada. Eu sempre vou torcer para, quem vir, dar certo. Mas é inquestionável o péssimo trabalho até aqui. Cássio é um dos goleiros que mais trabalham no campeonato, ou seja, o sistema defensivo têm (muitos) buracos, e agora esse índice ridículo ofensivo. Nada está bom, defesa e ataque.

Não tem como não criticar e não querer mudanças urgentemente, seja trocando de técnico, ou com o próprio Sylvinho mudando e abrindo sua mente, coisa que ele demonstra não ter capacidade de fazer.

17.790 visualizações e 211 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Maior Do Br

Ranking: 1.050º

Maior 2523 posts

@maiordobr em 14/09/2021 às 15:48

Mas passaram 2 dias. Os fãs do Sylvinho esperaram a poeira abaixar pra poder fazer a cabeça de gente que não enxergam futebol.

Fora Sylvinho!

Foto do perfil de Frase Dia

Ranking: 1.877º

Frase 1493 posts

@frase.dia em 14/09/2021 às 15:48

O cara é fraco. Não tem experiencia como treinador..Aplica o que aprendeu nos cursos, que é totalmente diferente do dia a dia, jogo a jogo..mas é amigo da diretoria, do tempo de Tite, etc..Diretoria do Lyon é tão fraca assim, para mandar embora depois de 11 jogos, e o time começar e engrenar logo em seguida?

Últimas respostas

Foto do perfil de Nicolas Rebouças

Nicolas 47 posts

@nicolas.reboucas em 16/09/2021 às 01:11

Ele é engessado taticamente... É o que você falou, parece jogo de pimbolim

Publicidade

Foto do perfil de Danilo Salermo

Danilo 7 posts

@danilo.salermo em 16/09/2021 às 00:58

Falou e disse tudo, concordo plenamente...

Foto do perfil de Alex Sobreira

Ranking: 2.543º

Alex 1070 posts

@alex.sobreira em 15/09/2021 às 23:42

Nossa melhor jogada ainda é quando o Fagner corre até o final para mandar na área. Essa jogada é clássica. Antes era com o mosquito também que agora parou de aparecer

Foto do perfil de Gabriel Assis

Gabriel 2 posts

@gabriel.assis5 em 15/09/2021 às 22:40

Esse negócio da diretoria contratar um 'parça' para técnico não da certo. O Duilio quer o que? Perder a vaga da Libertadores?

Foto do perfil de Caos "the Joker"

Ranking: 5.807º

Caos 360 posts

@leonardo.mendes23 em 15/09/2021 às 21:14

Vi o Renato Gaúcho falando sobre o Michel, que tenta dar a tranquilidade necessária para ele fazer a jogada, ou seja tirar proveito do potencial e da característica de cada um.

Eu queira uma mentalidade diferente, queria jogos com formações aleatórias mediante ao adversário, hora jogar com 3-5-2,4-3-4,4-4-2 e etc

Usar o banco de reservas para mudar em campo o modo operante de jogar.

Foto do perfil de Jair Tadeu Mathias

Jair 10 posts

@jair.tadeu em 15/09/2021 às 19:21

Já sabemos o que irá acontecer.

Só irão trocar de técnico quando a situação estiver insustentável.

Aí poderá ser tarde para corrermos atrás do G4.

Foto do perfil de Guilbert Rodrigues

Ranking: 420º

Guilbert 5191 posts

@guilbert.rodrigues em 15/09/2021 às 18:36

Queria muito que o Sylvinho desse certo, imagina como seria legal para a história ter trabalhos de sucesso dos dois assistentes do Tite, sylvinho e carille; mas não da, hoje ele ainda não é técnico e não tem visão nenhuma de jogo.

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.526º

Luiz 1805 posts

@luiz.fernando.balest em 15/09/2021 às 18:04

Vamos que vamos Timão!

Foto do perfil de Rodrigo Rd

Rodrigo 8 posts

@rodrigo.rd em 15/09/2021 às 17:24

Calma estamos no g6 a 6 jogos sem perder a 3 sem tomar mais de 3 gol tá lindo próxima rodada se perder ou empate cai pra 12 e no Derby já era

Foto do perfil de Thiago Relvas Salvadeu

Thiago 16 posts

@thiago.relvas.salvad em 15/09/2021 às 16:21

Estão dando uma Ferrari nas mãos de uma velha de 90 anos...

Técnico de time pequeno...

x