Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Vamos discutir o caso do Avelar com seriedade?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Thélio

Ranking: 5.170º

Thélio 508 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/09/2021 às 14:13
Por Thélio Caudinski (@thelio.caudinski1)

Esquecendo o que ele é no campo. Vamos tratar apenas do que ele fez.

Em primeiro lugar: não foram tomadas medidas judiciais porque a vítima não quis, ou não poderia. Ponto. Não teve esse problema. Tivesse, é algo extra-clube.

Segundo ponto, se falamos que existe um erro, falamos que existem punições. E se aceitamos que para cada erro existe uma punição, também falamos que existem tipos de erros e tipos de punições.

A atitude do Avelar, dentro do que se considera racismo, podemos dizer que foi um xingamento racista. Ele discriminou alguém por isso? Ele cerceou o direito de alguém em virtude de raça? Em resumo: qual foi precisamente o erro do Avelar?

Avelar ofendeu alguém com termos racistas. Eu não sei se o ofendido é alguém preto, o que diretamente faria Avelar ter cometido um crime de injúria ou discriminação. Esse é o ponto, a diferença. Se usou um termo racista, é muito diferente de ter cometido um crime contra alguém.

Feito isso. Diante de tal ato, qual seria uma medida adequada? O afastamento como tomou? Ações sociais? Um pedido público de desculpas? O desligamento do clube?

As medidas a serem tomadas precisam ser corretas para que se busque JUSTIÇA e não punição a todo custo. Uma vez que, por exemplo, caso algum outro jogador faça algo PIOR, qual seria a medida tomada? Cada ação precisa ter uma consequência adequada.

No meu entender, o Corinthians, até então, conseguiu impor consequências adequadas ao Avelar. Ele fez trabalho social, passou por uma exposição pública, ficou afastado de suas atividades profissionais e está pedindo a oportunidade de recomeço profissional. O clube tem todo o direito de achar que Avelar não deve participar mais de suas atividades. Mas o Clube também tem a oportunidade de demonstrar que o combate ao racismo também deve ser feito através da construção de boas práticas.

Ainda acho que o Avelar deveria pagar mais pelas suas consequências. O Clube tem um histórico de luta contra a discriminação, e pode avançar nisso.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Fabio Francisco Barbosa Dos Prazeres Das Chagas

Ranking: 7º

Fabio 57.627 posts

@caachorrodoido em 23/09/2021 às 23:23

Cara é racista... Já tem seus 30 anos... Vocês acham mesmo que ele vai deixar de ser racista agora nessa altura da vida... Vocês acreditam em Papai Noel então...

Fora pereba

Foto do perfil de Hugo Leonardo

Ranking: 1.877º

Hugo 1.742 posts

@hugo.leonardo26 em 23/09/2021 às 23:17

Cara, eu só quero ele longe do Corinthians, só isso.

Foto do perfil de Sammuel Ramos

Ranking: 4.292º

Sammuel 656 posts

@sammuel.ramos1 em 23/09/2021 às 23:13

O ato foi rascista, ele deve arcar com as consequências disso. Deveria ser emprestado a outro clube.

Foto do perfil de All Colatra

Ranking: 39º

All 23.746 posts

@all.colatra em 23/09/2021 às 20:39

Vou repetir algo que já disse outro dia, se ao invés do Avelar fosse o craque do time poucos torcedores estariam pedindo para mandar o cara embora, ou seja, muitos não sabem separar as atitudes de alguém de seu nível técnico dentro de campo, o que é ridículo e torna o julgamento injusto

Publicidade

Foto do perfil de Gustavo De Oliveira Da Silva

Ranking: 101º

Gustavo 14.258 posts

@gustavo10timao em 23/09/2021 às 20:38

Fora Avelar, além de racista ainda é ruim de bola.

Foto do perfil de Rodrigo N

Ranking: 75º

Rodrigo 16.781 posts

@rodrigon em 23/09/2021 às 20:38

Não acho que ele é racista, mas cometeu um ato extremamente infeliz.

Jogador não ganha uma fortuna à toa. Na hora de assinar um contrato milionário é só sorrisos, mas tem muita responsabilidade por trás dos milhões.

Além do futebol em campo, ele representa um clube que precisa de patrocinadores. E todos sabem que os tais 'direitos de imagem' é a maior parte do salário de um jogador de futebol.

Foi dito que a legislação obriga o clube a dar suporte durante a recuperação da lesão, mas estamos falando de uma situação diferente. Será que em uma situação que um jogador coloca a imagem do clube em risco perante mídia e patrocinadores não permite uma rescisão?

Nesses 3 meses o clube já pagou mais de R$ 1 milhão para ele.

Não deve ser execrado mas deve sair do clube, até mesmo por ser um jogador limitado.

Foto do perfil de Jhoy Douglas

Ranking: 2.599º

Jhoy 1.219 posts

@jhoy.douglas em 23/09/2021 às 20:01

Verdade meu brodê

Foto do perfil de Ricardo Poulmann

Ranking: 2.394º

Ricardo 1.327 posts

@rpuma em 23/09/2021 às 19:26

Se fosse o Fagner?
Como você faria?