Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Vamos discutir o caso do Avelar com seriedade?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Thélio

Ranking: 5.171º

Thélio 508 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/09/2021 às 14:13
Por Thélio Caudinski (@thelio.caudinski1)

Esquecendo o que ele é no campo. Vamos tratar apenas do que ele fez.

Em primeiro lugar: não foram tomadas medidas judiciais porque a vítima não quis, ou não poderia. Ponto. Não teve esse problema. Tivesse, é algo extra-clube.

Segundo ponto, se falamos que existe um erro, falamos que existem punições. E se aceitamos que para cada erro existe uma punição, também falamos que existem tipos de erros e tipos de punições.

A atitude do Avelar, dentro do que se considera racismo, podemos dizer que foi um xingamento racista. Ele discriminou alguém por isso? Ele cerceou o direito de alguém em virtude de raça? Em resumo: qual foi precisamente o erro do Avelar?

Avelar ofendeu alguém com termos racistas. Eu não sei se o ofendido é alguém preto, o que diretamente faria Avelar ter cometido um crime de injúria ou discriminação. Esse é o ponto, a diferença. Se usou um termo racista, é muito diferente de ter cometido um crime contra alguém.

Feito isso. Diante de tal ato, qual seria uma medida adequada? O afastamento como tomou? Ações sociais? Um pedido público de desculpas? O desligamento do clube?

As medidas a serem tomadas precisam ser corretas para que se busque JUSTIÇA e não punição a todo custo. Uma vez que, por exemplo, caso algum outro jogador faça algo PIOR, qual seria a medida tomada? Cada ação precisa ter uma consequência adequada.

No meu entender, o Corinthians, até então, conseguiu impor consequências adequadas ao Avelar. Ele fez trabalho social, passou por uma exposição pública, ficou afastado de suas atividades profissionais e está pedindo a oportunidade de recomeço profissional. O clube tem todo o direito de achar que Avelar não deve participar mais de suas atividades. Mas o Clube também tem a oportunidade de demonstrar que o combate ao racismo também deve ser feito através da construção de boas práticas.

Ainda acho que o Avelar deveria pagar mais pelas suas consequências. O Clube tem um histórico de luta contra a discriminação, e pode avançar nisso.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Corinthians Minha Vida

Ranking: 117º

Corinthians 13.310 posts

@alyssonnunes em 23/09/2021 às 18:31

Ele foi racista contra todos os negros. No momento que você fala: 'fi de rapariga preta', ele quer dizer que além da mãe dele ser uma rapariga ainda é 'preta', o que segundo a mentalidade dele, seria pior ainda.

Tem milhões de termos pra se ofender alguém sem precisar atacar cor de ninguém.

Dito isso, mesmo se ele não fosse racista, merecia ser dispensado por deficiência técnica.

Foto do perfil de Roger Timão

Ranking: 45º

Roger 21.717 posts

@rogerlozada em 23/09/2021 às 17:42

O Corinthians deveria logo de cara ter colocado um período de punição, obrigatoriedade desse curso que ele fez e exigir desculpas públicas, após isso, reintegrar o atleta. Só que o clube não fez nada, simplesmente afastou, agora mesmo ele tendo sido punido, estar arrependido e ter ido estudar sobre o assunto, fica muito difícil reintegra-lo ao elenco novamente.

Foto do perfil de Augusto Junior

Ranking: 6.690º

Augusto 342 posts

@oaugustojunior em 23/09/2021 às 16:32

Ele ainda tem uns bons anos pra jogar em qualquer time que não seja o Corinthians

Foto do perfil de Ronaldo 09

Ranking: 905º

Ronaldo 3.387 posts

@ribeiro.higor em 23/09/2021 às 16:26

Errou e vai pagar a consequência disso, que convenhamos, é bem tranquilo!

Parece ser um cara gente boa, pode ter aprendido com o erro, se arrependido e tals.

Não vai ficar desempregado, não vai passar fome, não vai ser processado, etc? Só não vai jogar no Corinthians.

E não vou nem entrar no mérito de que ele não tem futebol nem pra jogar série b

Publicidade

Foto do perfil de Felipe Silva

Ranking: 27º

Felipe 28.669 posts

@felipe.silva218 em 23/09/2021 às 16:25

Que ele tenha a segunda chance mas não precisa ser no Corinthians o clube tem uma imagem a zelar patrocinadores que na época apoiaram pode querer sai por causa disso

Foto do perfil de Ysmael Ribeiro Mendes Neto

Ranking: 3.709º

Ysmael 799 posts

@ysmael.ribeiro.mende em 23/09/2021 às 16:15

Convenhamos, essa mesma torcida aqui ficava chamando Rogério Ceni de #$!@% no estádio e agora querem pagar de moralistas? O preconceito é diferente aqui? Tem seletividade de preconceito? A torcida quer #$!@% o cara porque ele é ruim de bola isso sim, não pelo ato de racismo...porque se fosse por isso essa torcida deveria ficar calada e parar de pagar de moralista.

Foto do perfil de Lester Kassai

Ranking: 167º

Lester 10.683 posts

@ricardo.goshima.lest em 23/09/2021 às 16:04

Boas práticas seria poder jogar em outro clube, mas no clube como o nosso gigante precisa sempre dar o exemplo a sociedade. Não podemos der flexiveis a esse tipo de ato. Temos de preservar uma imagem, ideologia do que é correto. Isso atrai patrocinadores, credibilidade. Estamos tentando limpar nossa imagem de caloteiro, mal pagador, clube com dirigentes não profissionais, corruptos. Você quer ainda mais nessa hora ter imagem de racista?

Foto do perfil de Marcos Gomes

Ranking: 83º

Marcos 16.002 posts

@marcaotimao em 23/09/2021 às 15:12

O cara errou, não estava com a camisa do Corinthians e nem era horário de jogo, foi punido e afastado até por causa da lesão, fez cursos sócio-culturais sobre o tema da injúria, a vítima não fez BO ou denúncia, então juridicamente está ok para ele voltar ao time.

Parece injusto, até que certo ponto sim, mas é assim que as coisas funcionam e sempre funcionaram. Injusto é destruir eternamente uma pessoa que a justiça ou uma autoridade já puniu para refrescar ego.