Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Vaias ao hino chileno: Reflexo da nossa educação! Comente!

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Cristiano

Ranking: 1.141º

Cristiano 2.760 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/06/2014 às 17:09
Por Cristiano Pacheco (@cristianojf)

Salve nação,

Gostaria de debater com vocês um fato que entristeceu-me consideravelmente ontem durante o jogo do Brasil.

Em campo empatamos. Nos pênaltis, como sempre ocorreu na carreira de Felipão, triunfamos! Estamos classificados... Mas para mim ontem o Brasil perdeu o jogo. Explico...

A torcida brasileira que inúmeras vezes encheu-nos de orgulho e apresentou ao mundo o amor que sentimos pela nossa pátria(a minha segunda pátria, porque a 1ª é o Corinthians), desta vez envergonhou-me profundamente ao VAIAR O HINO CHILENO! Um vergonhoso ato XENOFÓBICO!

Só para deixar bem claro, sou mineiro e tenho orgulho de ter nascido aqui. É uma forma de mostrar ao mundo que Corinthiano não escolhe torcer pelo Timão, ele simplesmente NASCE CORINTHIANO! Sei que em sua maioria os mineiros são educados, mas infelizmente não é a 1ª vez que isso acontece no Mineirão e também não é peculiar aos mineiros...(Não se pode generalizar) É um problema DO BRASILEIRO EM SI.

Vaiar o hino de uma nação não é tão somente falta de educação, trata-se de uma absoluta IGNORÂNCIA! E PIOR... XENOFOBIA! Para quem duvida, entendamos o significado da palavra; Xenofobia significa aversão a pessoas ou coisas estrangeiras. Pior foi observar a não repercussão negativa deste ato entre os veículos de comunicação do nosso país... Porque será? !

DO QUE ADIANTA TER A 7ª ECONOMIA DO MUNDO(em vias de retomar o 6º posto ocupado pela Rússia), SE A EDUCAÇÃO É UMA DAS MAIS PRECÁRIAS DO PLANETA? Não por acaso o Brasil(país que amo) ocupa uma vergonhosa 85ª colocação no IDH(Índice de Desenvolvimento Humano).

As pessoas que vaiaram a Dilma em SP são da mesma 'espécie' das que recepcionaram 'xenofobicamente' os chilenos no Mineirão. (digo, em sua maioria; SALVO EXCEÇÕES ok?) mas são as mesmas que não RESPEITAM OS PRÓPRIOS FILHOS, PAIS, ESPOSA(O), NAMORADA(O), AMIGOS e até mesmo o CORINTHIANS! E sabe porquê? Porque são pessoas que não tem valores morais e princípios definidos em suas vidas! Não sabem o verdadeiro significado de palavras essenciais a nossa vida a saber: a honra, dignidade, respeito, direitos, justiça, liberdade, DEVERES, PÁTRIA...

OBS: Eu JAMAIS votei nessa referida senhora que ocupa o principal cargo do poder executivo do nosso país, porém se estou INDIGNADO com alguma coisa, eu não fico esperando acontecer ou 'apenas' vaio... EU FAÇO! Não gosta da presidente? Simples, NÃO A RELEJA! APRENDA A VOTAR! O MUNDO NÃO PRECISA SABER QUE SOMOS AINDA MAIS IGNORANTES DO QUE ELES JÁ IMAGINAM QUE SOMOS...

Será que NÃO BASTA ser um país corrupto governado pela impunidade e pela violência que nos assola todos os dias? ! É preciso ser desprovido de CIVILIZAÇÃO, CIDADANIA? ! SER XENOFÓBICO? !

Para finalizar, eu AMO O Brasil(não tanto quanto ao Corinthians, mas...) eu só gostaria que o nosso futuro espelhasse de fato a grandeza dessa mãe(PÁTRIA) que nem sempre tem sido gentil conosco, mas que sabemos que é SIM GIGANTE PELA SUA PRÓPRIA NATUREZA! Não a natureza de XENOFÓBICOS, IGNORANTES e que não respeitam os filhos de outras pátrias e sim um povo humilde, batalhador(em sua maioria) e que entende que o futebol é a coisa mais importante DENTRE AS MENOS IMPORTANTES DE NOSSAS VIDAS!

Perdoem-me pela extensa narrativa e pelo desabafo em si! Quero ler/saber a opinião dos meus amigo(a)s! Um forte à todos abraço, #VaiCorinthians! #VaiBrasil!

Cristiano.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Fabio Shibuya Watanabe Chiappim

Ranking: 5.307º

Fabio 488 posts

@fabiochiappim em 30/06/2014 às 05:25

Respeito é bom e todo mundo gosta. Quando se vaia um hino nacional, junto vaia-se também tudo o que ele representa: o país, os cidadãos, a cultura...

O hino nacional representa o sentimento de patriotismo de um povo, aquilo que o une, e uma vaia equivale a uma ofensa. Quem aqui gostaria de ver seu próprio hino nacional vaiado? Como se sentiria?

Não tem desculpa: não se vaia o hino nacional, a bandeira nacional ou o que quer que seja que represente outro país. Apenas se respeita, ou do contrário, demonstra-se uma completa falta de educação.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Cristiano Pacheco

Ranking: 1.141º

Cristiano 2.760 posts

@cristianojf em 30/06/2014 às 13:13

@patriciafalcao, não sou político, embora tenha estudado um ano de ciência política. Não sou Petista ou tucano para sua informação. Não entendi a sua colocação! Se acha que teve algum cunho político está completamente enganada. Faltou interpretar melhor o que escrevi, inclusive disse que achei um absurdo ofenderem a Dilma. Engraçado, mas percebo que muitos aqui defendem com 'unhas e dentes' seus candidatos/partidos! Não integro essa classe...

Aqui é um espaço para debatermos prioritariamente assuntos ligados ao Timão, mas como estamos acompanhando a copa achei que seria pertinente debater um assunto tão importante e que está pedindo socorro no país que é a educação(ou falta dela).

'Tamanha campanha eleitoral que o cara não vê que esse tipo de educação vem de casa. Tamanho é a desinformação que não sabia que antes de Lula estava proibido aqui no Brasil de fazer escola técnica e faculdade. E quem foi presidente antes do Lula mesmo?'

Em momento algum eu atribuí exclusivamente ao atual governo os problemas do Brasil, disse em um comentário anterior que TODOS SÃO CO-RESPONSÁVEIS! Inclusive você e eu, TODOS NÓS temos uma parcela de culpa.

Prefiro acreditar que você(assim como o Danilo admitiu anteriormente em seu comentário) por PREGUIÇA não quis ler na íntegra meu texto do que acreditar que não conseguiu ou quis interpretar o que escrevi! Um beijo e tenha um ótimo dia!

Foto do perfil de Edmilson Felix De Araujo

Ranking: 3.321º

Edmilson 914 posts

@edyfera em 30/06/2014 às 12:36

Isso não é questão de educação amigo...em condições normais os brasileiros não vaiariam, mais se trata de uma copa do mundo, rivalidade emoções afloradas e os chilenos barbarizando no nosso país, invadindo, quebrando...isso também é legal?

Foto do perfil de Fernanda Amorim

Fernanda 94 posts

@fernandinhabela em 30/06/2014 às 12:22

Também achei um absurdo o que fizeram no sábado! Me senti envergonhada também. Meus avós são alemães, já morei 3 anos na Europa e posso garantir que isso nunca aconteceu com o hino brasileiro por lá. Em alguns países como a Espanha, existe um comportamento xenofóbico como você comentou, eles não gostam de brasileiros, o que é também um absurdo! Somos seres humanos iguais em direitos e deveres. É muito triste ver que muitos estão concordando com os idiotas que vaiaram o hino chileno, que ofenderam a Presidente Dilma(não votei nela mas e daí?) Se tivesse vaiado eu até 'aceitaria' mas ofenderam para o mundo todo ouvir e ver.

Entendi perfeitamente o que você propôs, como um rapaz aqui falou Cristiano, você é uma pessoa inteligente, que escreve muito bem, demonstra ter cultura, é sempre respeitoso nas ponderações que faz e tem uma coisa também que incomoda alguns: Você é BONITO! Sim, não deveria ter nada a ver, mas têm infelizmente. Algumas pessoas tem inveja e acabam pegando no seu pé mesmo. Se negativassem e apresentassem argumentos sólidos, mas não é isso que temos lido. Daí você deve observar as besteiras que alguns falam. Não se entristeça com esse tipo de crítica, aliás, com pessoas que acham que amar o Corinthians mais do que o Brasil é uma estupidez ou meras réplicas e tréplicas carregadas de despeito. Continue escrevendo com coragem e de forma inteligente porque te garanto que a maioria aqui curte! ^^ Beijos lindinho.

Foto do perfil de Jéssica Sccp

Ranking: 43º

Jéssica 1.589 posts

@jessica.matias em 30/06/2014 às 12:12

Engraçado a torcidinha da seleção não sabe animar a torcida, mais vaiar o hino do País...

Publicidade

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 62º

Edgard 18.150 posts

@edgard.alan.souza em 30/06/2014 às 12:01

Segundo pesquisa Datafolha mais de 60% do público do Mineirão ganha mais de 10 salários mínimo
Foto do perfil de Flávio I.

Ranking: 144º

Flávio 11.374 posts

@issao em 30/06/2014 às 11:01

Não concordo com as vaias ao hino. Penso que isso foi desrespeitoso, sim.

Poderiam focar apenas nas vaias durante o jogo e nos pênaltis, o que aí sim, é algo totalmente natural de uma disputa no futebol.

Foto do perfil de Tadeu Marcel David

Ranking: 4.261º

Tadeu 660 posts

@tmdavid1978 em 30/06/2014 às 10:58

É Cristiano e o que entristece mais ainda é que a grande maioria dos presentes são denominados classe A do país, afinal assistir um jogo de Copa é extramente caro, ou seja, na teoria tiveram mais oportunidade no que tange Educação! Procuro não misturar futebol, politica e religião, são temos complexos que envolvem paixão e geram muito conflito... Agora estão jogando na conta da Copa do Mundo uma insatisfação de anos sem dúvidas, o direito ao protesto é legitimo, mas muitos são direcionados por interesses políticos... Enfim... Realmente é de envergonhar

Foto do perfil de André Emerson De Oliveira Oshikawa

Ranking: 99º

André 14.593 posts

@deco1910 em 30/06/2014 às 10:47

Realmente, uma falta de educação absurda...se fosse ao contrário, estariam todos soltando fogos pela boca..