Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Esquema com dois atacantes. (AVISO, TÓPICO GRANDE)

Foto do perfil de JONAS

Jonas 72 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/10/2021 às 15:34
Por JONAS LOPES ARAUJO (@jonas.lopes.araujo)

Estava analisando o elenco e me ocorreu que temos peças pra encaixar um esquema com 2 atacantes de boa, variando taticamente pra um 4-3-3 / 4-1-4-1 / 4 - 3 - 1 - 2

Todos os casos, são 2 atacantes, e vou explicar o porquê.

Em termos de elenco, nosso time não é recheado de bons centroavantes, aliás, não temos realmente UM bom centroavante, as opções que temos não suprem (Jô lento, sentindo já o desgaste da falta de cuidados com a idade, Felipe Augusto ainda muito jovem, precisando de rodagem e minutagem, que ele não recebeu ainda no profissional). Nas nossas condições, as melhores apostas seriam com dois PONTAS que afunilam e viram dois ATACANTES, não CENTROAVANTES, que atacam o espaço nas costas ou entre as linhas do time adversário, como Liverpool faz, e MUITO BEM, permitindo que o 9, que na verdade é um meia, fique mais atrás armando e recompondo o meio campo, permitindo superioridade numérica no meio-campo ofensivo e defensivo também.

Mas futebol é GOL, e pensando na parte ofensiva, a superioridade numérica no meio-campo ajudaria a pressionar mais o adversário, como faz o Liverpool, e isso facilitaria a marcação pressão. Nesse sentido não precisaria nem mudar o estilo de M.P que o Sylvinho faz, mesmo que extremamente rara e na maioria das vezes que faz inofensiva até, sendo essa, num 4-2-4, com os pontas encaixando nos laterais, e o 9 com o 10 encaixando nos dois zagueiros. A parte dessa marcação pressão é que precisamos que os meio campistas que encaixam no meio do campo defensivo adversário durante a marcação pressão sejam muito prestativos taticamente e tenham bom passe, pra quando recuperar a bola já consigam acionar os dois meias ou os dois pontas/atacantes, até mesmo os laterais que na marcação pressão tem que subir pra encaixar perto dos laterais adversários pra não permitir que a bola seja rodada dos laterais pros PONTAS adversários, na roubada de bola, podem ser acionados pra avançar na linha de fundo pra cruzamento, ou passes pra trás pra enganar a marcação e o meia vir de trás pra finalizar.

Como dito, os meias tem que ter qualidade no passe, prestatividade tática e leitura de jogo pra encaixar essa marcação pressão, e nesse sentido temos peças.

Du Queiroz se mostrou excelente opção para o meio campo do Corinthians, muito versátil, podendo tanto atacar quanto defender bem, se bem usado, pode encaixar bem como um motorzinho para o nosso meio campo, se encaixando na característica de meio-campista que precisa ser bom taticamente e ter inteligência pra ajudar na construção de jogadas, sendo esse, o primeiro do trio de meio campo. O segundo meio campista viria a ser Giuliano, que já se firmou na posição, e se encaixa no perfil: Tática, Técnica. Aqui entra a opção mais interessante do meio campo, sendo essa talvez a mudança mais interessante pra tal: G.P como terceiro homem de MEIO-CAMPO. G.P apesar de muito bem na ponta direita, é um meia de origem, podendo ser também um meia-direita, ponta, pela qualidade do drible, e usá-lo como terceiro homem de meio campo vai potencializar mais outras capacidades que ele tem, como o passe refinado, vide assistência que ele deu para o Giuliano, o próprio drible, porque conduzindo a bola de frente pra marcação, é mais fácil quebrar as linhas, vide como ele fez, novamente, na assistência para o gol do Giuliano, ou também no gol contra o Atlt. GO.

Continuando a parte ofensiva, o trio de ataque, seguindo a lógica, tem que ser composto por dois bons atacantes, no sentido ataque mesmo, que vão pra cima do corpo do zagueiro sem medo pra proteger a bola, que pressionam, que tenham velocidade pra correr nas costas do zagueiro, o famoso facão, e que sejam bons finalizadores. Nesse momento do tópico, é onde talvez fique mais claro o que vou dizer, e meio que já disse que é, nossas peças induzem a um sistema de dois atacantes, nossas peças são excelentes pra isso, e mais especificamente ainda, nossas peças são excelentes pra um esquema base 4-3-3 com um falso 9, estilo Liverpool, Roger G, Willian e Mosquito são as peças fundamentais pra isso (tem o Marquinhos pra quarta opção, só que precisa ser mais trabalhado. Sendo assim, pra opção dois dois atacantes de frente, optaria por trabalhar Roger e Willian como titulares, sendo Mosquito o substituto principal pra qualquer um dos dois.

Faltando apenas o falso-9, a reflexão é que é um posição complexa nessa maneira de praticar o futebol. O jogador tem que ter uma inteligência acima da média pra equilibrar bem entre: inteligência tática / técnica / força física pra realizar bem a essência do 9, o pivô / além de ser prestativo taticamente. No Liverpool, esse jogador vem a ser o Firmino por muito tempo, e de certa maneira até sendo difícil de substituí-lo, porque ele consegue ter bem tudo aquilo que citei acima, vai para o ataque, volta pra defesa, ajuda na organização de jogadas, segura bem a bola pra passagem dos atacantes, além de saber ler bem o jogo. Por esses motivos, o 9 tem que ser menos centroavante, e mais MEIA-ATACANTE, alguém que seja forte fisicamente, bom tecnicamente, e inteligente taticamente. Pra função, nada mais óbvio que o R. Augusto que, no último jogo, se mostrou a peça perfeita pra fazer essa função, conseguindo nas jogadas ofensivas seguras bem a bola pra aproximação dos companheiros de equipe, alguém muito participativo taticamente, ajudando na marcação, e também muito inteligente pra ler o jogo, tanto que é ele que comanda as ações dentro de campo do time, dando o gás que o time precisa muitas vezes durante o jogo.

Concluindo, no papel, a parte ofensiva do time ficaria:

R. G-----R.A-----Willian

Giuliano-----Du Queiroz-----G.P

Variando em:

R.G-----Willian

R.A

Giuliano-----G.P

Du Queiroz

Com o G.P colando com o R.A pra marcação pressão e o Giuliano com o Du Queiroz fechando o meio:

R.G-----R. A-----G.P-----Willian

Du Queiroz-----Giuliano

Caso ocorra do adversário adicionar mais um homem no meio campo pra aumentar a vantagem numérica, recuamos o G.P na marcação pressão, com somente o R.A encaixando nós zagueiros, fazendo pressão com o esquema original:

R.G-----R.A-----Willian

Giuliano-----Du Queiroz-----G.P

Enfim, percepção de jogo a parte, sabemos que o Sylvinho ainda não pensa futebol assim, mesmo que um dia mude, no próximo jogo, não veremos algo assim no Corinthians, sendo esse um dos motivos de achar válida a saída de Sylvinho e sua comissão técnica ao término do campeonato. E mesmo que não vejamos algo assim agora no time, acho valida essa discussão dentro deste fórum, como fonte de enriquecer os conteúdos e qualidades das postagens do mesmo.

Mas e para quem leu até aqui, o que pensam sobre o time titular, mudaria algo nessa ideia, o que pensa para e sobre o futebol profissional masculino do Corinthians? Comenta aí Fiel, tmj.

Obs: Mosquito na do Willian já que o mesmo está machucado.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de antonio carlos Batista

    Substitui o Cássio pelo mão de pau, vai mudar o quê?

    Criado em 4 minutos por antonio carlos Batista

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Haaland Corinthiano

    Cássio visualmente abalado

    Última resposta há 5 segundos por Ricardo Gomes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Gava Siqueira

    Cássio, esse tópico é para você ler!

    Última resposta há 6 segundos por Altaneiro O

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Atrako Null

    Tudo culpa do Felix e Wesley

    Última resposta há 7 segundos por Luis soung ju kim

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Sandra Lima

    Achamos um substituto a altura

    Última resposta há 7 segundos por Vinicius Paula

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Xavier

    Segundo análises, Cássio é o segundo pior goleiro na temporada

    Última resposta há 8 segundos por Felipe Xavier

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lima Leal

    No futebol de hoje não cabe goleiro que não saiba jogar com os pés

    Última resposta há 10 segundos por Marcos Araujo

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Jalin  Rabei Forte Rabei

    Jogando a real! Tá preparada New Fiel?

    Última resposta há 19 segundos por Jackson Nobre

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Pinto Mayrink Magalhaes

    Chega de 4-3-3 e chega de Cássio!

    Criado em 20 segundos por Matheus Pinto Mayrink Magalhaes

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jefferson Silva

    Todo dia: Postar que é gigante e tem que ganhar mais que Flamengo

    Criado em 35 segundos por Jefferson Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Heitor Felipe Paiva Mendes

    Alguém percebeu isso, ou foi só loucura da minha cabeça?

    Última resposta há 37 segundos por Jp Azevedo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Impopular: Acho que não vai dar para o Tonhão se o Presidente não for homem

    Última resposta há 38 segundos por Elso Filho

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Doutor Corinthians

    O Toninho tem medo dos jogadores... Treinador menor que o elenco dá nisso...

    Última resposta há 40 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de D Crash

    E o Arthur Sousa?

    Última resposta há 41 segundos por Juan Sebastian veron

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Cássio larga a mão de ser egocêntrico

    Criado em 53 segundos por Matheus Assumpção

    0respostas

    acessar o tópico