Você também acha imoral os recursos da Arena Corinthians?

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Eduardo #938 @doutordu em 09/07/2013 às 02:25

Uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro são os recursos financeiros que viabilizaram a construção da Arena Corinthians.

Jornalistas, comentaristas, torcedores e contribuintes em geral, criticam a arena corintiana, por afirmarem que na obra há dinheiro público desviado de outros setores fundamentais para a sociedade, ou seja, recursos públicos foram injetados corruptamente em uma obra privada.

Está denuncia realmente procede?

3 canais foram acionados para gerar recursos para Arena Corinthians:

  1. Isenção do ISS;
  2. Concessão de CIDs:
  3. Empréstimo do BNDES.

A isenção do ISS é um acordo entre a FIFA e todas as prefeituras das cidades sedes da Copa, que consiste em isentar este imposto de todos os serviços de construção ou de reforma dos estádios.

Já os CIDs, são certificados emitidos pela prefeitura de SP que beneficiam investidores que queiram investir em certas áreas da cidade. A Zona Leste é uma destas áreas, por ser a região menos desenvolvida e a mais populosa da cidade, com 4 milhões de pessoas. Esta lei de incentivos foi criada em 2005.

Os empréstimos do BNDES são concedidos para qualquer empresa que ofereça garantias de pegar o dinheiro e pagar as parcelas do empréstimo com juros.

Por se tratar de isenção de impostos, incentivo financeiro pela prefeitura e empréstimo de um banco público, para os maus informados e maus intencionados, as sensações de ilegalidade, injustiça e imoralidade, acendem uma luz vermelha alarmante de desconfiança.

Mas vamos por partes.

A Copa foi um trato entre o governo brasileiro e a FIFA. A isenção do ISS abrangeu não só a obra da Arena Corinthians, mas todos os estádios em construção para a Copa. O Corinthians foi beneficiado por participar da Copa, não por armação política ou privilégios.

Em relação aos CIDs, primeiro temos que contextualizar. Leis como está de CIDs, são comuns em quase todos os países do mundo. Para uma região carente se desenvolver são necessários investimentos públicos e privados. O governo tenta atrair a iniciativa privada a investir nestas regiões, concedendo benefícios, com o seguinte raciocínio: o investidor recebi benefícios quando investi na região; a área se desenvolve gerando empregos, oportunidades, outros investimentos, e principalmente maior arrecadação de impostos; esta arrecadação vai superar e muito os benefícios concedidos inicialmente.

Portanto, a obra da Arena vai gerar empregos, oportunidades, outros investimentos e uma grande arrecadação de impostos, trazendo grandes benefícios para a região. E o Corinthians não é o único que pode se valer destes benefícios, outros investidores com certeza vão investir na ZL.

Sobre o BNDES é claro. Um banco vive de empréstimos. Até banco público. O BNDES financiou todos os estádios da Copa e também o novo Chiqueirão. O SPFC também tentou empréstimos para reformar seu estádio, mas não conseguiu as garantias.

O BNDES financia até obras em Cuba e na Venezuela.

Ou seja, banco é banco.

Está análise simples, explica a engenharia financeira da obra da Arena. Tudo está dentro da lei, e a lógica usual não foi em nenhum momento ferida, preservando a ética, quebrando assim as acusações de imoralidade.

Imoral é o que acontece nas arenas públicas. Dinheiro desviado da saúde, educação, segurança, etc., foram injetados em estádios que não são autossuficientes e exigem que o estado continue investindo para cobrir os prejuízos da manutenção, ou pior, o governo chega a conceder a administração dos estádios para iniciativa privada, que pega um estádio novo, lucra, mas não traz o retorno financeiro para os caixas públicos.

Veja o exemplo do Maracanã: 'A privatização do Maracanã deverá dar um lucro de R$ 1,4 bilhão à empresa que assumir o controle do estádio pelos próximos 35 anos. Durante esse período, porém, o governo do Rio de Janeiro, dono do complexo esportivo, amargará uma perda de R$ 111 milhões por ceder o espaço à iniciativa privada.' http://www.folhadoes.com/site/pagina_interna.asp?nid=23509

Sem contar é claro, os mais de 1,2 bilhões de reais que custaram a última reforma do estádio, que será dado de mão beijada para um consórcio apenas lucrar e lucrar muito.

Outro exemplo é do Estádio Nacional em Brasília. Não existe futebol local na cidade que justifique um estádio para 70 mil pessoas. Brasília queria sediar a abertura, por isto idealizou um projeto de estádio para 70 mil. O plano B, em caso de perder a abertura para cidade de SP, era um projeto de 40 mil. Resultado, Brasília perdeu a abertura e o projeto de 70 mil permaneceu.

Foram gastos 1,5 bilhões de reais no Mané Guarrincha, a previsão inicial era de 700 milhões.

Só para enfatizar, dinheiro em estádio público é dinheiro desviado da educação, segurança, saúde, transporte, etc. E não volta para a população.

Dinheiro de empréstimo ou de incentivos volta para o governo e para a população.

Nesta nova fase em que a população brasileira está tomando consciência de cidadania, é importante que a verdade seja colocada e os alvos de protestos e denuncias sejam direcionados corretamente com justiça e imparcialidade. Doa a quem doer.

O que você acha deste assunto?

É injusto como foram gerados os recursos da Arena Corinthians?

Vamos nos manifestar.

Cidadania sem clubismo.

Obs.: Em outros países, como o EUA, é comum dinheiro público financiar estádios privados. Veja: http://www.pewstates.org/projects/stateline/headlines/nfl-plays-offense-to-get-public-money-for-stadiums-85899470010

5.561 visualizações e 132 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Marcelo Franco #64 @marcelo.franco em 24/07/2013 às 12:30

Na sua opinião já foi justificado, na minha é injustificável.

Publicidade

Eduardo Costa #938 @doutordu em 24/07/2013 às 12:16

Você acha a Globo séria?

Alex, informar não é pecado.

Postei um assunto importante e pertinente.

Se você não quer se informar beleza, é um direito seu.

Mas deixa quem quer defender o Corinthians se informar.

alex #990 @turcao em 24/07/2013 às 12:05

" "

Maninho Edu, eu sei que existem, o que eu quero dizer é, ORGÃOS SÉRIOS, GLOBO, Bandeirantes, Veja, Ai SIM...abs ao maninho

Vitor Hugo Castilho #308 @vitor.hugo.castilho em 24/07/2013 às 12:13

Quem ressucitou o tópico? Bom #[email protected]% vou comentar, eu acho imoral sim mas já que existe e já foi usado por outras empresas e times de futebol eu acho que tem que ser usado sim!

Alex Sam #990 @turcao em 24/07/2013 às 12:05

Maninho Edu, eu sei que existem, o que eu quero dizer é, ORGÃOS SÉRIOS, GLOBO, Bandeirantes, Veja, Ai SIM...abs ao maninho

Eduardo #938 @doutordu em 24/07/2013 às 11:51

" "

Alex francamente você mora no Brasil?

Vou te enviar apenas um, de centenas de comentários e acusações que a nossa arena sofre todos os dias.

http://m.youtube.com/watch?v=x5GF0uDF5fM

Eduardo Costa #938 @doutordu em 24/07/2013 às 11:51

Alex francamente você mora no Brasil?

Vou te enviar apenas um, de centenas de comentários e acusações que a nossa arena sofre todos os dias.

http://m.youtube.com/watch?v=x5GF0uDF5fM

alex #990 @turcao em 24/07/2013 às 11:25

" "

Quem acha imoral?, não li e nem ouvi de nehum orgão de imprensa (responsável), essa questão...Sinceramente, não entendo esse tipo de Post, mas, cada um cada um...abs.

Eduardo Costa #938 @doutordu em 24/07/2013 às 11:47

Castiga, respeito a sua opinião mas discordo dela.

Se acusam você injustamente, você vai ficar quieto e fingir que nada está acontecendo?

Quando você disse que não gostou do termo polêmico, mostra que você não está acompanhado nada das injúrias sobre a nossa arena, porque o assunto é muito mais que polêmico.

Quando você disse que não quis ler o meu texto, mostra que você não tem interesse em se informar sobre o assunto, e não se preocupando em se preparar para defender o Corinthians.

E o pior de tudo, foi quando você escreve um comentário incentivando as pessoas não lerem o texto, porque você não gostou de uma palavra, que se você pesquisasse um pouco, veria que ela foi muito bem colocada para a ocasião.

Desculpe-me a franqueza. Respeito você, mas discordo enfaticamente da sua postura neste assunto.

Maloca #287 @evandrex em 24/07/2013 às 11:29

" "

Eduardo, da mesma forma que entendi seu lado e apoio! Gostaria que respeitasse a minha opinião, tudo que disse é verdade é isso mesmo! Porem só me encomoda é o fato de nós estarmos ajudando a deixar mais polemico ainda, deixamos as criticas pra quem queira e curtimos o nosso estádio, deixa os ANTI chorarem afinal, o choro é livre! Eduardo nada contra ti, é nois Corinthians! Foi só uma expressão que usei e você não achou legal assim com eu não achei legal esse teu termo... é nois!

Eduardo Costa #938 @doutordu em 24/07/2013 às 11:33

Tiago, se você acompanhar as opiniões e conversar com qualquer um sobre futebol, verá que o tema não está cicatrizado e a polêmica vai aumentar mais, quando a arena estiver pronta.

A torcida do Corinthians não pode fugir de um assunto porque está sendo injustiçada e fingir que não está acontecendo nada.

Fugir nunca foi o comportamento da Fiel.

Maloca Da Fiel #287 @evandrex em 24/07/2013 às 11:29

Eduardo, da mesma forma que entendi seu lado e apoio! Gostaria que respeitasse a minha opinião, tudo que disse é verdade é isso mesmo! Porem só me encomoda é o fato de nós estarmos ajudando a deixar mais polemico ainda, deixamos as criticas pra quem queira e curtimos o nosso estádio, deixa os ANTI chorarem afinal, o choro é livre! Eduardo nada contra ti, é nois Corinthians! Foi só uma expressão que usei e você não achou legal assim com eu não achei legal esse teu termo... é nois!

Eduardo #938 @doutordu em 24/07/2013 às 11:17

" "

Castiga, você achou forte eu dizer polêmico?

Você não acompanha então o que a mídia e os Antis dizem por aí.

É uma pena você deixar de se aprofundar em um tema tão importante para o Corinthians, porque você não quer encarar o fato que fora do universo Corinthians, as criticas são pesadas e injustas contra a nossa arena.

Não tem como nós corintianos tentarmos viver num mundo fechado, em quem só quem é corintiano entra e só quem concorda com a gente fala, opina, etc.

Corintiano não pode ser altista Castiga.

Tente se informar um pouco e verá que o termo polêmico, foi bem leve para esta questão.

Alex Sam #990 @turcao em 24/07/2013 às 11:25

Quem acha imoral?, não li e nem ouvi de nehum orgão de imprensa (responsável), essa questão...Sinceramente, não entendo esse tipo de Post, mas, cada um cada um...abs.

Eduardo Costa #938 @doutordu em 24/07/2013 às 11:23

Salve Adenir

O que você quis dizer com a opinião não está boa?

O título eu tirei de uma conversa que eu tive com um Anti.

Ele debateu comigo dizendo que a nossa arena era roubalheira ilegal. Provei pra ele o contrário. Ai ele veio que esta de imoral.

Procurei na net e vi que muitos usam este termo também para criticar a nossa arena.

Por isto eu usei.