Você também acha imoral os recursos da Arena Corinthians?

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Eduardo #907 @doutordu em 09/07/2013 às 02:25

Uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro são os recursos financeiros que viabilizaram a construção da Arena Corinthians.

Jornalistas, comentaristas, torcedores e contribuintes em geral, criticam a arena corintiana, por afirmarem que na obra há dinheiro público desviado de outros setores fundamentais para a sociedade, ou seja, recursos públicos foram injetados corruptamente em uma obra privada.

Está denuncia realmente procede?

3 canais foram acionados para gerar recursos para Arena Corinthians:

  1. Isenção do ISS;
  2. Concessão de CIDs:
  3. Empréstimo do BNDES.

A isenção do ISS é um acordo entre a FIFA e todas as prefeituras das cidades sedes da Copa, que consiste em isentar este imposto de todos os serviços de construção ou de reforma dos estádios.

Já os CIDs, são certificados emitidos pela prefeitura de SP que beneficiam investidores que queiram investir em certas áreas da cidade. A Zona Leste é uma destas áreas, por ser a região menos desenvolvida e a mais populosa da cidade, com 4 milhões de pessoas. Esta lei de incentivos foi criada em 2005.

Os empréstimos do BNDES são concedidos para qualquer empresa que ofereça garantias de pegar o dinheiro e pagar as parcelas do empréstimo com juros.

Por se tratar de isenção de impostos, incentivo financeiro pela prefeitura e empréstimo de um banco público, para os maus informados e maus intencionados, as sensações de ilegalidade, injustiça e imoralidade, acendem uma luz vermelha alarmante de desconfiança.

Mas vamos por partes.

A Copa foi um trato entre o governo brasileiro e a FIFA. A isenção do ISS abrangeu não só a obra da Arena Corinthians, mas todos os estádios em construção para a Copa. O Corinthians foi beneficiado por participar da Copa, não por armação política ou privilégios.

Em relação aos CIDs, primeiro temos que contextualizar. Leis como está de CIDs, são comuns em quase todos os países do mundo. Para uma região carente se desenvolver são necessários investimentos públicos e privados. O governo tenta atrair a iniciativa privada a investir nestas regiões, concedendo benefícios, com o seguinte raciocínio: o investidor recebi benefícios quando investi na região; a área se desenvolve gerando empregos, oportunidades, outros investimentos, e principalmente maior arrecadação de impostos; esta arrecadação vai superar e muito os benefícios concedidos inicialmente.

Portanto, a obra da Arena vai gerar empregos, oportunidades, outros investimentos e uma grande arrecadação de impostos, trazendo grandes benefícios para a região. E o Corinthians não é o único que pode se valer destes benefícios, outros investidores com certeza vão investir na ZL.

Sobre o BNDES é claro. Um banco vive de empréstimos. Até banco público. O BNDES financiou todos os estádios da Copa e também o novo Chiqueirão. O SPFC também tentou empréstimos para reformar seu estádio, mas não conseguiu as garantias.

O BNDES financia até obras em Cuba e na Venezuela.

Ou seja, banco é banco.

Está análise simples, explica a engenharia financeira da obra da Arena. Tudo está dentro da lei, e a lógica usual não foi em nenhum momento ferida, preservando a ética, quebrando assim as acusações de imoralidade.

Imoral é o que acontece nas arenas públicas. Dinheiro desviado da saúde, educação, segurança, etc., foram injetados em estádios que não são autossuficientes e exigem que o estado continue investindo para cobrir os prejuízos da manutenção, ou pior, o governo chega a conceder a administração dos estádios para iniciativa privada, que pega um estádio novo, lucra, mas não traz o retorno financeiro para os caixas públicos.

Veja o exemplo do Maracanã: 'A privatização do Maracanã deverá dar um lucro de R$ 1,4 bilhão à empresa que assumir o controle do estádio pelos próximos 35 anos. Durante esse período, porém, o governo do Rio de Janeiro, dono do complexo esportivo, amargará uma perda de R$ 111 milhões por ceder o espaço à iniciativa privada.' http://www.folhadoes.com/site/pagina_interna.asp?nid=23509

Sem contar é claro, os mais de 1,2 bilhões de reais que custaram a última reforma do estádio, que será dado de mão beijada para um consórcio apenas lucrar e lucrar muito.

Outro exemplo é do Estádio Nacional em Brasília. Não existe futebol local na cidade que justifique um estádio para 70 mil pessoas. Brasília queria sediar a abertura, por isto idealizou um projeto de estádio para 70 mil. O plano B, em caso de perder a abertura para cidade de SP, era um projeto de 40 mil. Resultado, Brasília perdeu a abertura e o projeto de 70 mil permaneceu.

Foram gastos 1,5 bilhões de reais no Mané Guarrincha, a previsão inicial era de 700 milhões.

Só para enfatizar, dinheiro em estádio público é dinheiro desviado da educação, segurança, saúde, transporte, etc. E não volta para a população.

Dinheiro de empréstimo ou de incentivos volta para o governo e para a população.

Nesta nova fase em que a população brasileira está tomando consciência de cidadania, é importante que a verdade seja colocada e os alvos de protestos e denuncias sejam direcionados corretamente com justiça e imparcialidade. Doa a quem doer.

O que você acha deste assunto?

É injusto como foram gerados os recursos da Arena Corinthians?

Vamos nos manifestar.

Cidadania sem clubismo.

Obs.: Em outros países, como o EUA, é comum dinheiro público financiar estádios privados. Veja: http://www.pewstates.org/projects/stateline/headlines/nfl-plays-offense-to-get-public-money-for-stadiums-85899470010

5.561 visualizações e 132 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Julio M F M #114 @julio.mfm em 24/07/2013 às 07:39

Aqueles que dizem que nosso estádio é imoral, desculpe, mas são ignorantes no assunto.Não vou ficar aqui especificando detalhadamente, mas o fato é que as condições de isenções são para todos aqueles investidores que construirem empresas de qualuqer porte na região.Esses incentivos são baseados em Leis de anos atrás, e esse tipo de incentivo fiscal é usado no mundo todo.

Publicidade

Julio M F M #114 @julio.mfm em 24/07/2013 às 07:37

Aqueles que dizem que nosso estádio é imoral, desculpe, mas são ignorantes no assunto.

Maloca Da Fiel #274 @evandrex em 24/07/2013 às 07:30

Parei de ler meu filho logo depois que você disse que era uma das mais polemicas do futebol brasileiro... Achei meio forte isso. E tenho uma opinião todos os estádios do Brasil foram feitos dessa forma, o estádio dos bambis dos porcos, da inter e por ai vai... Todos tiveram de um certo modo uma ajuda do governo da prefeitura local, deu esse falatorio por ser CORINTHIANS... E na verdade estou cagando para os ANTI que estão falando [email protected] é pura inveja! Um abraço a toda nação!

Vinicius Freire Da Silva #68 @grd13 em 24/07/2013 às 07:23

Pqp... Vamo troca o disco! Chega desse papinho.

G.LUIZ #478 @luiztimao em 09/07/2013 às 09:57

" "

Esse assunto já deu o que tinha que dar e me desculpe, já encheu o saco. A Arena Corinthians é uma realidade e estará em junho/2014 abrindo a Copa do Mundo e quem for contra que se P.H.O.D.A...VAI CORINTHIANS rumo ao título inédito da RECOPA/2013

Paulo Oliveira @corinthiano.gaucho em 24/07/2013 às 05:15

Concordo mas mesmo que o Corinthians não oferecesse seu estádio para a abertura da Copa seria elegível para as mesmas isenções de impostos pois a obra gera milhares de empregos e aquece a economia. As pessoas esquecem que futebol é um negócio.

Marcelo Franco #62 @marcelo.franco em 13/07/2013 às 07:29

De fato isso acontece muito. Pela grandeza do Corinthians pagamos esse preço da superexposição. Tem muita coisa errada no nosso país que merece mais nossa indignação que o gasto no estádio do Corinthians.

Não quer dizer, porém que está tudo bem. Não é porque tem muita coisa pior que devemos deixar passar as menores.

Se algum torcedor rival vem fazer gracinha por causa do estádio eu já vou dizendo pra ele pagar as dívidas do clube dele e depois voltar a falar comigo.

Todos clubes tem o quintal sujo e lesam a população porque não pagam impostos, juntos devem quase 3 bilhões de reais.

Mas o Sheik tem 10 carros importados, o Luís Fabiano tem 5 prédios comerciais, o Neymar comprou a cidade de Santos..

Não sou contra o jogador receber alto, a culpa não é deles, mas deu pra pescar a ideia..

Walkíria #28 @valbentoinne em 13/07/2013 às 05:13

" "

Eu respeito você Marcelo, embora não concorde plenamente em algumas coisas que li ai no seu post, obras grandiosas irão sempre dividir opniões e que bom, porque isso faz com que 'nós' possamos está policiados com o que vemos, seja contra ou a nosso favor.Ao meu ver quando se trata de Corinthians tudo toma uma proporção maior, e isso acaba nos indignando, pois dar a entender que somos os únicos 'culpados' até quando não somos, e então deixa-se de ser ver situações piores até...vlw, abç e fica na paz, Fiel bjus.

Vitor Ferreira Braga #839 @timaoch em 13/07/2013 às 05:13

Sim, Walkiria. Mas é que é de arder os olhos. Certas coisas são intoleráveis.

Walkíria #28 @valbentoinne em 13/07/2013 às 04:54

" "

Não Vitor não fala assim não, por favor, ele tem a opnião dele e a defende, todos nós podemos não concordar com ele, mais isso não nos dar o direito de chama-lo de nada que possa ofendê-lo, defenda sua ideia sem desfazer dele, em nenhum momento vi ele apelidando ninguém, só deu uma opnião que inclusive eu também sou contrária a ele mais o respeito, porque respeitar não significa aceitar.

Walkíria Corinthianscarioca #28 @valbentoinne em 13/07/2013 às 05:13

Eu respeito você Marcelo, embora não concorde plenamente em algumas coisas que li ai no seu post, obras grandiosas irão sempre dividir opniões e que bom, porque isso faz com que 'nós' possamos está policiados com o que vemos, seja contra ou a nosso favor.Ao meu ver quando se trata de Corinthians tudo toma uma proporção maior, e isso acaba nos indignando, pois dar a entender que somos os únicos 'culpados' até quando não somos, e então deixa-se de ser ver situações piores até...vlw, abç e fica na paz, Fiel bjus.

Marcelo #62 @marcelo.franco em 12/07/2013 às 19:46

" "

Não há nenhum desrespeito em dizer que pra mim muita gente inventa desculpa para justificar o uso de dinheiro público.

E no último parágrafo eu disse que sou contra uso de dinheiro público para estádio público... As prioridades são outras.

E como disse, melhor uso do dinheiro seria construir na região escolas, oficinas profissionalizantes, creche, hospital. Isso seria seria bom uso do dinheiro e atingiria a população geral na sua necessidade.

Mas não quero te convencer de nada, só estou dando minha opinião e refutando a de que estádio gera desenvolvimento que justifique aporte público financeiro na casa de quase meio bilhão de reais.

Entendi todos seus argumentos, não são diferentes de todos que defendem essa mesma tese.

Só que não concordo mesmo. Ambos já demos nossa opinião e como você disse, é melhor deixar de lado.

Abraços.

Walkíria Corinthianscarioca #28 @valbentoinne em 13/07/2013 às 05:01

Concordo contigo, eu outro dia soube defender minha opnião sobre esse papo de CIds e BNDS só porque li esse fórum aqui, foi muito válido para mim, sobre o BNDS eu até sabia os moldes, mais sobre CIDs eu estava por fora, mais os Antis tão enchendo tanto nossas ideias que eu tratei de vasculhar em tudo que pude para saber se realmente estavam certos ou não e assim poder ter uma opnião própria, tudo que for esclarecedor é válido.

VITOR #839 @timaoch em 13/07/2013 às 00:28

" "

Este é um tópico que sempre tem que estar no topo. E não encheu não. É bom sempre ter alguém que entenda bem sobre o assunto, pois a mídia não tá nem aí de explicar para o povão a verdade.

A maioria da imprensa - E digo praticamente quase que 99% dela - não tem compromisso com a verdade. Eles fazem de tudo pra enfiar merda na cabeça do telespector. E têm muitos que, por odiarem o CORINTHIANS, não querem nem saber. Querem meter o pau mesmo, por mais que explique.

Este tópico é muito importante. Pois assim, muitos corinthianos poderem explicar direitinho.

Outro dia, eu mesmo disse para um são paulino sobre o BNDES e me disse que é dinheiro público. Confesso que nessa parte eu não soube explicar direito. Agora, eu já sei melhor.

Walkíria Corinthianscarioca #28 @valbentoinne em 13/07/2013 às 04:54

Não Vitor não fala assim não, por favor, ele tem a opnião dele e a defende, todos nós podemos não concordar com ele, mais isso não nos dar o direito de chama-lo de nada que possa ofendê-lo, defenda sua ideia sem desfazer dele, em nenhum momento vi ele apelidando ninguém, só deu uma opnião que inclusive eu também sou contrária a ele mais o respeito, porque respeitar não significa aceitar.

VITOR #839 @timaoch em 13/07/2013 às 03:08

" "

Eu fico me perguntando:

Como um débil mental como esse Marcelo não toma uma suspensão depois de postar tanta asneira?

Enquanto isso, eu que sou a favor do CORINTHIANS já tomei várias suspensões por dizer a verdade.