Últimos respondidos
-
Bate-Papo da Torcida
Ainda bem que certos atletas viraram jogadores de futebol
respondido por Rafa há 8 segundos
ver topico -
Bate-Papo da Torcida
Segundo jornalista, técnico europeu é favorito para assumir o Corinthians caso Antônio caia
respondido por Edson há 19 segundos
ver topico -
Bate-Papo da Torcida
Vocês já cairam na real e perceberam que o gugusto melo enganou vocês?
criado por Ancora há 24 segundos
ver topico -
Bate-Papo da Torcida
Ernst & Young recomenda contratar CEO. Augusto resiste
respondido por RODRIGO há 47 segundos
ver topico
Ação de Marketing ao estilo Rosenberg
Publicado no Fórum do Meu Timão em 06/03/2017 às 07:25
Por Pulga Julio Maciel
(@pjuliomaciel)
Comecei a redigir o texto como um comentário em um tópico sobre marketing, mas como ficou detalhado demais e longo, achei melhor abrir um novo tópico.
P.s.: Corinthians, se você usar esse modelo de marketing, eu espero pelo menos reconhecimento, me leve para alguns jogos, para conhecer o time, sei lá hahah
Trabalhei para uma empresa de estacionamento que controla a maioria dos estacionamentos em estádios do Brasil e fiz um projeto interessante para os estádios do Rio Grande do Sul.
Como a galera sabe, o churrasco é uma tradição muito forte por lá, e a Tramontina procurou a empresa que trabalhei para anunciar a linha Churrasco deles nos estacionamentos.
A nossa ideia foi de fazer esse anúncio como uma ação para os torcedores. O modelo de negócio foi dividido em dois tipos:
Tipo 1:
O torcedor alugava espaços para fazer um churrasco com os amigos e família antes do jogo.
Esse espaço era uma tenda toda tematizada com a marca da Tramontina e possuía apenas produtos da mesma marca, todos da linha churrasco. (Garfos, facas, churrasqueira móvel, mini geladeira, etc.)
Tipo 2:
Fiz o projeto de um foodtruck da tramontina também para vender churrasco para o público geral. Ali o foodtruck também serviria como expositor do material vendido pela marca.
Este modelo podia trazer dinheiro de 3 maneiras a ser divididos entre o clube, o estacionamento e a marca anunciante (Soa estranho ouvir tantas divisões, mas é assim que são os negócios. Infelizmente todo o dinheiro que os times ganham, independentemente da fonte, é repartido com despesas e 'parceiros').
As 3 maneiras eram:
1 - o pagamento do anunciante ao Time e a empresa gestora do estacionamento (ou do estádio);
2 - aluguel dos espaços aos torcedores;
3 - venda de alimentos para o público que não fizesse o aluguel.
Além do envolvimento dessas três entidades, poderiam se somar ainda outras duas ou três marcas. Marcas de produtos alimentícios e bebidas podem se tornar parceiros e anunciar seus produtos juntamente a marca de produtos para churrasco.
IMPLICAÇÕES:
Não sei dizer se é lei, afinal minha expertise é Design*, mas com certeza é um impeditivo contratual. A venda de alimentos em estádios do Brasil está atrelada a pagamento de royalties feitos por franquias. As vezes vemos notícias aqui no Meu Timão sobre troca de lanchonetes ou fornecedores de bebidas na Arena Corinthians, por exemplo.
Assim o Timão teria que estudar direitinho, se não haveria quebra de contrato com os outros fornecedores.
Tratando-se de materiais cortantes, praticamente armas brancas, a segurança na revista precisaria se grande. Em caso de compra dos produtos, esses deveriam ser comercializados como uma compra pela internet. A venda seria feita ali no Stand mas não seria pronta entrega, esse produto deveria ser enviado para a casa do cliente.
*Participei fortemente do projeto de marketing, mas minha profissão mesmo é Designer Gráfico/Ilustrador.
Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão
Tópicos recém criados no Fórum do Meu Timão
|Se o piloto do avião, depois de cometer diversas falhas, te dissesse que está indo ao psicólogo...3
|Corinthians virou time pequeno mesmo, virou refém do Cássio8
|Ainda bem que certos atletas viraram jogadores de futebol17
|É sério que tem gente que acha que o sucesso dos porcos é só pelo Abel?24
|Cassio e Safagner não está nem aí pro clube e sim pra eles próprios entra no c* um do outro rala1
|Olhar o Rival Perder do por 2x0 na altitude e virar o jogo é deixar nós mais pra baixo!12