Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Leia este tópico somente se tiver disposto a entender

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Lucas

Ranking: 2.090º

Lucas 1.557 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/08/2017 às 12:03
Por Lucas SS (@lucas.sales.da.silva)

Fala nação

Surgiu uma notícia que o Corinthians estaria negociando com a Caixa o refinanciamento da dívida da Arena e que o Corinthians deveria dar como garantia a renda do Fiel Torcedor. Começaram a chover comentários dizendo que a torcida vai ajudar a pagar o estádio. Eu, como técnico contábil formado e estudante de ciências contábeis (tá, estudante, mas, já estou terminando) me sinto no dever de frear esse âmbito de alguns torcedores, antes que acabem gastando seu suado dinheiro pensando que estão pagando a Arena.

Primeiro, sobre a foto do documento. Aquilo não era um contrato, não tem nada acertado. Era apenas uma convocação para a análise do conselho do Corinthians sobre o contrato. Aquilo que vocês leram naquele papel era um 'teaser do trailer' da reunião.

Segundo, como não tinha o contrato, não podemos saber se vai ser bom negócio para o Corinthians. Vai ser só uma transferência de títulos? Vai ser um financiamento? Não dá pra saber.

Terceiro, não confundam garantia com pagamento! Eu não sei como funcionam esses contratos com esses valores astronômicos, mas, com os que eu já tive experiência, o banco (nesse caso, a Caixa) pede essa garantia caso o Corinthians não consiga quitar a dívida com os recursos próprios. É como um depósito caução. É uma antecipação de um valor referente a uma parte das parcelas que fica depositada em um fundo (geralmente poupança) que fica rendendo até o final do contrato. A Caixa não pode pegar esse dinheiro enquanto o Corinthians estiver pagando. Quando chegar ao número de parcelas restantes no final do contrato, o Corinthians decide se continua pagando até o fim e resgata a garantia com os rendimentos, ou deixa a Caixa ficar com a garantia e os rendimentos pra quitar o contrato de vez.

Quarto, não se iluda, você colocar toda a sua família no FT (coisa que eu já vi aqui nos comentários) não fará o prazo da dívida diminuir, pois, como eu disse no parágrafo acima, esse dinheiro estaria indo para um fundo de garantia e só seria usado no final do contrato. Depois vai ficar falando que o dinheiro foi parar no bolso do Roberto, do Andrés ou de quem lá seja.

Quinto (essa parte eu não falo com certeza absoluta porque as fontes sobre contabilidade e tributação esportiva na internet são horríveis, quando eu tiver mais informações, eu faço outro post), não se iluda fazendo contas do tipo 'se o FT é R$ x e tem y torcedores, logo a renda vai ser de R$ xy e nós vamos pagar a Arena em 2 anos!' Você nem viu o contrato, como vai ser feita essa conta? A Caixa vai reter uma porcentagem ou o total? Vai ser do faturamento, da receita líquida, do lucro bruto ou do lucro líquido (Se você não sabe o que são esses termos, pergunta nos comentários).

Então nação, eu também não gosto dessa diretoria, mas, antes de sair xingando ou apoiando, vamos atrás das informações! Afinal, o prejudicado pode ser você.

Abraços

Se eu falei alguma besteira, pode me corrigir, mas, com educação, senão eu nem olho.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico