Precisamos falar sobre a Arena

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Igor #2.940 @igor.rykovski em 03/01/2018 às 23:25

Apesar da nossa torcida ser formada por muito Pachecos, que preferem fechar os olhos para coisas erradas, acredito que precisamos falar sobre a Arena.

Sou um corintiano que teve uma chuteira Firula autografada pelo Neto e a camisa 10 da Kalunga com 10 anos de idade. Quando não tinha nem TV por assinatura, ouvia o Silvério narrando os jogos no Pacaembu ou Morumbi. Fui a muitos jogos. Já fui a pé do Morumbi até a Av. Santo Amaro porque não tinha dinheiro pra pegar dois ônibus depois de ver um ataque formado por Alcindo e Alex Rossi. Já apanhei no Canindé, já apanhei no ônibus. Já chorei, já passei mal, já fui muito feliz.

Mas em 2013, eu tive a primeira grande decepção como corintiano. A tragédia de Oruru me marcou demais e fez eu perder um pedacinho do coração preto e branco que sempre tive. Não é aceitável o presidente do clube defender marginais que assassinaram uma criança. Nem o rebaixamento me marcou tanto. Mas isso é outra história.

A segunda grande decepção foi a forma como o financiamento do projeto da Arena foi concebido. Gastou-se 1,2 bilhões de reais na sua construção. Pra fazer um comparativo, uma das arenas mais modernas do mundo, o Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid, com capacidade para mais de 73 mil pessoas, custou 240 milhões de euros. Houve mais 66 milhões de euros em gastos com obras no entorno exigidas pela prefeitura de Madrid.

Quando você fala em mercado interno, não pode fazer conversão de moeda pela cotação de hoje. A conta é um pouco mais complicada, mas em relação ao preço do metro quadrado em Madrid e em São Paulo fica quase um pra um. Segundo o site Global Property Guide o preço médio em Madrid é de €4382,00 por metro quadrado enquanto em São Paulo é em torno de R$4000,00. Ou seja, o Atlético de Madrid construiu um estádio com quase o dobro da capacidade da Arena Corinthians, com tudo que há de mais moderno e gastou 1/4 do preço da Arena se seguirmos essa lógica. Mas se você Pacheco, quiser converter, ainda dá menos de 1 bilhão de reais sem as obras do entorno.

Mas por que a Arena Corinthians saiu tão cara?

Bom, não precisa ser nenhum gênio pra supor que houve superfaturamento na obra. Afinal, o presidente da construtora estava preso até alguns dias atrás por conta de propina e suborno. De onde ele tirava dinheiro pra isso? De obras superfaturadas é claro. Isso foi comprovado.

E há também as pessoas envolvidas no projeto 'arena da abertura da copa', que são acusadas de receber propina, vide Jerome Valcke, Joseph Blatter, Ricardo Teixeira, Marcopolo Del Nero, José Maria Marin. Não vou nem falar dos políticos envolvidos.

O nosso presidente na época, Andrés Sanchez, calculou direitinho e viu que todo mundo ia se dar bem. Com os CIDs da prefeitura+dinheiro do governo do estado para a copa+naming rights a conta estava fechada e o estádio ia sair de graça para o Corinthians. Ou seja, todo mundo sairia feliz. Ele parece até que conseguiu um agrado da Odebrecht de 2,5 milhões de reais pra sua campanha pra deputado de lambuja.

Só que nada disso deu certo. E aí que entra o grande problema.

O Corinthians vai ter que pagar a conta, de um estádio superfaturado. Uma conta alta demais.

Se o Andrés fez tudo isso pra dar um estádio pra torcida, se as acusações contra ele são falsas, se ele foi apenas seduzido por um sonho megalomaníaco não temos como saber. A questão é que ele é um dos pivôs disso tudo, junto com o Lula.

E todo mundo diz que ele já está eleito para o seu segundo mandato como presidente, todo mundo menos opositores. Um cara que fez a grande virada, deu início a esse tsunami de títulos, e de dívidas impossíveis de se pagar. Alguém que tem no fim a justificativa do meio. Alguém que não se importa em usar dinheiro público em benefício do clube ou dele talvez.

Eu como corintiano, não melhor tão pouco pior do que ninguém aqui, tenho muita vergonha. Menos mal que a conta ficou só pra nós. Seria pior ouvir de um palmeirense ou de um são paulino que eles ajudaram a pagar nosso estádio.

Por isso, é necessário refletir se esse fim justificou o meio. É necessária muita reflexão de todos nós.

É uma conta muito alta, pesada por demais pra quem tanto sofreu e que viveu um sonho nos últimos 10 anos. É a nossa casa, mas é um palácio grande demais pra quem acostumou com nossa saudosa maloca. Eu preferiria morrer no Pacaembú.

9.540 visualizações e 195 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Sandra Lima #1 @sandra.lima4 em 05/01/2018 às 08:43

Infelizmente.

Marcelo #24 @timao.sc em 04/01/2018 às 16:35

" " Só a parte de. Cada, p clube, a torcida que se vire pra pagar a conta deles, como é no nosso pais..

Publicidade

Eltinho Viana @eltinhobatera em 05/01/2018 às 08:38

Só li verdades!

Antonio Carlos Menegussi #2.413 @menega em 05/01/2018 às 05:14

O que eu não entendo é como um clube igual ao Corinthians não consegue um patrocínio como foi a Parmalat e hoje é a Crefisa. O Corinthians é muito maior e da mais audiência e mesmo assim não consegue, será por que?

João Fields #4.914 @joao.fields em 05/01/2018 às 02:47

Mt gente mete a mão no dinheiro, não só da construção do estádio... Venda de jogadores, garotos da base, etc...

E nós, apaixonados e loucos, pagamos tudo isso...

Igor Rykovski #2.940 @igor.rykovski em 05/01/2018 às 00:45

Eu também

Zec #437 @zec.miranda em 04/01/2018 às 19:29

" "

Pra mim a coisa é bem simples, entrega o estádio para caixa e deixa o governo se virar.

O Corinthians joga no Pacaembu como sempre jogou e foi feliz.

As vezes é preciso ações radiciais para enfrentar ladrões. Eu entregaria o estádio já.

Francisco Jr. Silva #101 @francisco.jr.silva em 05/01/2018 às 00:40

O que está errado são as pessoas que deveriam estar presas, agora a arena é maravilhosa, está começando a nos trazer os títulos, adoro o paca, vivi grandes momentos ali desde 70, mas hoje é ultrapassado e nem pensar em voltar, agora é descobrir como paga a arena e fim, começando prendendo a maioria dos dirigentes desonestos do clube, já será um grande passo.

Deivid Lopes #1.118 @deivid.lopes em 05/01/2018 às 00:17

Eitas poras nem li tudo.

@nder&on Roberto #528 @boltimao em 04/01/2018 às 21:52

Só vou dizer uma coisa.

Como um clube que mais ganha títulos, tem a maior renda de estádio por ano, tem a maior receita, tinha o maior patrocínio, vende jogadores a baciada, todo ano é considerado o clube mais rico das Américas!

Não consegue pagar as parcelas do estádio.

Não pagou essa porcaria do Kazim.

Não pagou o Giovanni Augusto.

Não pagou as premiações dos títulos.

E tem gente que acha que chapa renovação e transparência e bom para o clube.

Não consigo entender isso!

Marcio Gomes #10.589 @marcio.gomes12 em 04/01/2018 às 21:34

Eu também queria entender isso...

Robson Heleno #13014 @robson.heleno.de.oli em 04/01/2018 às 20:22

" "

Só não entendo uma coisa como um clube que arrecada 500milhões.não consegue pagar parcelas mensais de 5 milhões isso daria 60 milhões anos sem contar a bilheteria do estádio ou o dinheiro está sumindo na mão desses ladrões ou alguma coisa está estranha..

Deco 20 #91 @deco20 em 04/01/2018 às 20:50

Vou mais além. A conta, agora, já está na mesa e nada poderá ser feito para eliminá-la, a não ser correr atrás do prejuízo.

O que me entristece mais ainda é que mesmo com tudo isso, o clube segue sendo pessimamente gerido. Nossa torcida teria força tranquilamente para quitar essa fatura.

OMNI, venda de jogadores, contratos de patrocínio e marketing, etc.

É dinheiro a entrar de rodo no clube e ninguém sabe pra onde vai. Fomos enganados na construção do estádio e continuamos sendo roubados por essa corja.