Precisamos falar sobre a Arena

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Igor #2.940 @igor.rykovski em 03/01/2018 às 23:25

Apesar da nossa torcida ser formada por muito Pachecos, que preferem fechar os olhos para coisas erradas, acredito que precisamos falar sobre a Arena.

Sou um corintiano que teve uma chuteira Firula autografada pelo Neto e a camisa 10 da Kalunga com 10 anos de idade. Quando não tinha nem TV por assinatura, ouvia o Silvério narrando os jogos no Pacaembu ou Morumbi. Fui a muitos jogos. Já fui a pé do Morumbi até a Av. Santo Amaro porque não tinha dinheiro pra pegar dois ônibus depois de ver um ataque formado por Alcindo e Alex Rossi. Já apanhei no Canindé, já apanhei no ônibus. Já chorei, já passei mal, já fui muito feliz.

Mas em 2013, eu tive a primeira grande decepção como corintiano. A tragédia de Oruru me marcou demais e fez eu perder um pedacinho do coração preto e branco que sempre tive. Não é aceitável o presidente do clube defender marginais que assassinaram uma criança. Nem o rebaixamento me marcou tanto. Mas isso é outra história.

A segunda grande decepção foi a forma como o financiamento do projeto da Arena foi concebido. Gastou-se 1,2 bilhões de reais na sua construção. Pra fazer um comparativo, uma das arenas mais modernas do mundo, o Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid, com capacidade para mais de 73 mil pessoas, custou 240 milhões de euros. Houve mais 66 milhões de euros em gastos com obras no entorno exigidas pela prefeitura de Madrid.

Quando você fala em mercado interno, não pode fazer conversão de moeda pela cotação de hoje. A conta é um pouco mais complicada, mas em relação ao preço do metro quadrado em Madrid e em São Paulo fica quase um pra um. Segundo o site Global Property Guide o preço médio em Madrid é de €4382,00 por metro quadrado enquanto em São Paulo é em torno de R$4000,00. Ou seja, o Atlético de Madrid construiu um estádio com quase o dobro da capacidade da Arena Corinthians, com tudo que há de mais moderno e gastou 1/4 do preço da Arena se seguirmos essa lógica. Mas se você Pacheco, quiser converter, ainda dá menos de 1 bilhão de reais sem as obras do entorno.

Mas por que a Arena Corinthians saiu tão cara?

Bom, não precisa ser nenhum gênio pra supor que houve superfaturamento na obra. Afinal, o presidente da construtora estava preso até alguns dias atrás por conta de propina e suborno. De onde ele tirava dinheiro pra isso? De obras superfaturadas é claro. Isso foi comprovado.

E há também as pessoas envolvidas no projeto 'arena da abertura da copa', que são acusadas de receber propina, vide Jerome Valcke, Joseph Blatter, Ricardo Teixeira, Marcopolo Del Nero, José Maria Marin. Não vou nem falar dos políticos envolvidos.

O nosso presidente na época, Andrés Sanchez, calculou direitinho e viu que todo mundo ia se dar bem. Com os CIDs da prefeitura+dinheiro do governo do estado para a copa+naming rights a conta estava fechada e o estádio ia sair de graça para o Corinthians. Ou seja, todo mundo sairia feliz. Ele parece até que conseguiu um agrado da Odebrecht de 2,5 milhões de reais pra sua campanha pra deputado de lambuja.

Só que nada disso deu certo. E aí que entra o grande problema.

O Corinthians vai ter que pagar a conta, de um estádio superfaturado. Uma conta alta demais.

Se o Andrés fez tudo isso pra dar um estádio pra torcida, se as acusações contra ele são falsas, se ele foi apenas seduzido por um sonho megalomaníaco não temos como saber. A questão é que ele é um dos pivôs disso tudo, junto com o Lula.

E todo mundo diz que ele já está eleito para o seu segundo mandato como presidente, todo mundo menos opositores. Um cara que fez a grande virada, deu início a esse tsunami de títulos, e de dívidas impossíveis de se pagar. Alguém que tem no fim a justificativa do meio. Alguém que não se importa em usar dinheiro público em benefício do clube ou dele talvez.

Eu como corintiano, não melhor tão pouco pior do que ninguém aqui, tenho muita vergonha. Menos mal que a conta ficou só pra nós. Seria pior ouvir de um palmeirense ou de um são paulino que eles ajudaram a pagar nosso estádio.

Por isso, é necessário refletir se esse fim justificou o meio. É necessária muita reflexão de todos nós.

É uma conta muito alta, pesada por demais pra quem tanto sofreu e que viveu um sonho nos últimos 10 anos. É a nossa casa, mas é um palácio grande demais pra quem acostumou com nossa saudosa maloca. Eu preferiria morrer no Pacaembú.

9.540 visualizações e 195 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Zec Miranda #432 @zec.miranda em 04/01/2018 às 19:29

Pra mim a coisa é bem simples, entrega o estádio para caixa e deixa o governo se virar.

O Corinthians joga no Pacaembu como sempre jogou e foi feliz.

As vezes é preciso ações radiciais para enfrentar ladrões. Eu entregaria o estádio já.

Publicidade

Lauro Oshiro #546 @lauro.oshiro em 04/01/2018 às 19:20

Muito bom o tópico, só não concordo em voltar ao Pacaembu, mesmo que parte das nossas glórias estejam ligadas ao estádio e somos infinitamente gratos, não podemos parar no tempo, nossa verdadeira casa é essa, a Arena Corinthians em Itaquera, é um sonho de muitos anos que se concretizou...como vamos pagá-la? Nao tenho a mínima ideia, isso fica por conta dos futuros Presidentes, que tem que acharem uma alternativa viável e renegociarem a dívida num valor que se possa pagar, mas que tem que ser paga, isso que o verdadeiro Corinthiano sonha, ter a casa quitada, aí, é só alegria...

Rodiney Rodrigues Da Cruz #12.932 @rodisccp em 04/01/2018 às 19:18

Igor estava lendo seu post, só discordo do valor do estádio do Atlético de Madrid.

Porque o estádio começou a ser construído pela prefeitura de Madri, para a

Olimpíadas que não ouve, certo então se gastou muito e depois de muita

Critica da população, resolveram parar com a obra e passar para quem

Quisesse arcar com restante da obra. E também o Vicent Calderon entrou

Na conta por isso que o valor não é só este.

Junior Oliveira #4.802 @junior.oliveira90 em 04/01/2018 às 18:58

Igor, muito bom o tópico

Infelizmente, tem gente aqui que torce para o partido X e acabou

Na boa galera, não existe partido bom, todos são lixos

Lula, Alckmin, Garotinho, Aécio... Tudo lixo

Larguem a mão de serem estúpidos falando ``parei de ler quando falou do Lula``

Pau #[email protected]% do Lula, colocou o triplex nas costas da falecida esposa

E vem falar de geração YouTube kkkkk

Fuderam o Corinthians, mas concordo com outro comentário daqui, o Corinthians só deve pagar pra Caixa... Dane se a Odebrecht

O que me preocupa é que até agora não falaram do dinheiro do Arana, o valor da venda do Jô

Cadê?

Igor #2940 @igor.rykovski em 04/01/2018 às 15:55

" "

A palavra Lula parece bingo né? É só falar que nego começa a gritar.

Releia o texto pra entender o contexto. Se quiser eu desenho e coloco aqui. Foi ele que pediu para o Emílio Odebrecht entrar na parada. O Marcelo não queria, segundo seu próprio depoimento para o Moro.

Eu votei nesse bosta e me arrependo piamente. Eu voto no capeta mas não voto mais em PT, PSDB, PMDB. São uns piores do que os outros.

Geração youtuber? Você leu mesmo o texto?

Agora, se você é daquelas mulas empacadas que só veem o que a tapadeira permite ver, que acha que é tudo mentira, que acredita, aí você não critique meu texto. Vá ler Carta Capital, vá no MST, sei lá. Exatamente o mesmo conselho que dou pros cavalos que vem na sua contramão. Vão ler Veja, Olavo de Carvalho, Sherazade, etc.

Marcos A.c. Marques #2.873 @garanha em 04/01/2018 às 18:57

Se você provar alguma coisa beleza. Atacar sem provas não é coisa de corinthiano.

MARIO #453 @carpegiani em 04/01/2018 às 18:14

" "

Estou plenamente de acordo, sou Corintiano há um pouco mais de tempo que você na minha época não havia nem patrocínio na camisa.

Bom falar de Andrés Sanchez e Lula não precisa dizer mais nada, a honestidade fica muito longe desses que iludem e enganan o povo é nossa torcida.

Leandro Oliveira #6.064 @leandr0 em 04/01/2018 às 18:49

Concordo com o texto referindo aos roubos e políticos, mas não prefiro o Pacaembu

Jonathan M. Da Silva #2.807 @jonsccp82 em 04/01/2018 às 18:48

Achei o tópico excelente, mas há um detalhe que precisa ser abordado sobre o Andrés: por incrível que pareça, ele divide nossa torcida assim como o Eurico divide a do Vasco.

Basta um dirigente estar associado a grandes conquistas dentro e fora do campo para que se torne alguém que desperta paixões, independente se aplicar métodos nada éticos em sua gestão.

O Andrés é um sujeito que precisa ser contido, mas o argumento do 'ele nos deu...' deverá prevalecer.

Ocorrendo isto, nosso clube permanecerá sangrando financeiramente até chegar no limite da insustentabilidade.

Arnaldo Costa #147 @arnaldo.costa em 04/01/2018 às 18:23

Com todo respeito ao Pacaembu... Aquilo ali é pequeno demais para o tamanho do Corinthians...

Mario Hermetti Carpegiani #453 @carpegiani em 04/01/2018 às 18:14

Estou plenamente de acordo, sou Corintiano há um pouco mais de tempo que você na minha época não havia nem patrocínio na camisa.

Bom falar de Andrés Sanchez e Lula não precisa dizer mais nada, a honestidade fica muito longe desses que iludem e enganan o povo é nossa torcida.

Samuel Soler #5.891 @samucasoler em 04/01/2018 às 18:11

Parabéns, falou exatamente tudo que penso à respeito da arena, (menos em relação ao formato, que acho de extremo mal gosto, mas não vem ao caso), mas o que vejo hoje é torcedor batendo palma pra tudo que o Andrés fez...e ele que arruinou a situação financeira do Timão...na verdade, a única coisa boa que ele realmente fez para o Corinthians, que isso eu aplaudo de pé, foi a contratação do Ronaldo Fenômeno...de resto...só prejudicou nosso time, e além disso td que você sitou, tem mais algumas aqui que a maioria dos torcedores não sabem:

1) A Wtorres, que fez o estádio do Palmeiras, se ofereceu para construir o nosso nos mesmos moldes, só que ao invés de explora-lo por 30 anos, como o das Pepas, seria por 20 anos...se isso tivesse sido aceito, hoje teríamos as rendas dos jogos para nós, nos mesmos moldes que tem o Palmeiras;

Não foi aceito pelo Andrés pois, já estava combinado com a odebretch e com o Lula, pra poder faze-lo com superfaturamento e consequente desvio de verbas que todos nós sabemos à respeito.

2) A empresa que vendeu o Naming Rights do Allianz, por 350 milhões, e que também é a mesma que vendeu do Allianz Arena da Alemanha, também se ofereceu pra vender o nosso, mas o Andrés não aceitou, pois queria a comissão de intermediário pra ele, de aproximadamente 50 milhões...por isso ele fez várias viagens pra Dubai tentando fechar o Naming rights, mas não obteve sucesso...

3) Uma boa parte da dívida administrativa do Corinthians hoje, de 450 milhões aproximadamente, fora a dívida do estádio, que está em mais de 1,2 bilhões, se refere à financiamentos que o Corinthians teve que fazer de urgência, pois o Andrés deixou de recolher vários impostos, e para não ser preso, o Corinthians pegou muito dinheiro emprestado pra empresário e bancos, pagando muito juros, inclusive uma boa parte das despesas da gestão do Mario Gobbi foi prejudicada por isso...

4) Vários jogadores o Corinthians paga uma super luva, mas dizem que é para ser repartida com alguns dirigentes...um exemplo, o Cristian custou ao Corinthians 500 paus por mês, e 7,5 milhões em luvas...pra um jogador que eles falaram que veio de graça...André balada, por exemplo, foram 4 milhões de luva...

Vejam a diferença entre um Paulo Nobre, que ajuda o time do coração colocando dinheiro próprio, e os nossos dirigentes, se aproveitando da grandeza do nosso time e da cegueira da torcida pra tiratem dinheiro do time...

E mesmo assim, ainda conseguimos nos sair bem no campo...imagine se tivessemos uma administração competente e honesta?