Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Bomba! Toda a verdade sobre a Arena Corinthians! Surpreendente!

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Renato

Ranking: 2.129º

Renato 1.522 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/12/2013 às 09:40
Por Renato Rodrigues da Cunha Neto (@natoneto)

A Arena Corinthians há muito se tornou o centro das atenções da mídia quando o assunto é dinheiro público na copa do mundo. Mas será que é pra tudo isso mesmo? Vamos analisar.

O obra do estádio do Corinthians está sendo paga de duas maneiras(ou deveria não fossem os atrasos devido à burocracia). Uma é o financiamento no valor de 400 Milhões que será obtido junto ao BNDES por meio de um empréstimo ponte da Caixa(antes seria o Banco do Brasil). Porque foi feito um empréstimo ponte? Simplesmente porque é proibido para o BNDES o financiamento a clubes de futebol, no entanto está prevista uma linha de crédito no valor máximo de 400 Milhões para os estádios que serão utilizados na copa do mundo. O programa se chama BNDES ProCopa Arenas. Outros estádios PRIVADOS foram beneficiados pelo programa e já tiveram inclusive suas verbas liberadas. Esse é o caso do Beira-Rio(Internacional - http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Noticias/2012/todas/20121219_Beira_Rio.html ) e da Arena da Baixada(Atlético-PR - http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Noticias/2012/todas/20120809_baixada.html ).

O curioso no caso desses dois estádios citados é que para o Beira-Rio foi feito um financiamento direto para a SPE(sociedade de propósito específico) da qual o clube de futebol Internacional de Porto Alegre faz parte do quadro social. No caso do Corinthians isso não foi possível. Essa impossibilidade aliás gerou atrasos devido à burocracia de se envolver mais um banco para a liberação da verba do financiamento. Esse atraso, por sua vez, custou muito caro para o Corinthians que se viu obrigado a pagar juros exorbitantes à construtora da arena. Esta bancou boa parte da obra com dinheiro do seu próprio caixa e também através de empréstimos bancárias a juros altos. Além disso a simples intermediação de mais um banco na operação já acarreta custos mais altos, já que cada instituição assume um risco e espera uma determinada margem de lucro no negócio.

Mais curioso ainda foi o empréstimo do BNDES para a Arena da Baixada, feito diretamente para o ESTADO do Paraná. Este por sua vez repassou toda essa verba pública(afinal foi concedida ao estado) para o estádio privado do Atlético-PR. Será que o clube pagará o estado? O estado prestará contas disso ao povo? Cobrarão juros? Extremamente excuso esse trâmite. Na melhor das hipóteses é um empréstimo entre estado e clube de futebol. Algo que não existe. Na pior das hipóteses é uma doação de dinheiro público a um clube de futebol.

Portanto tudo indica a existência de dois pesos e duas medidas nessa história do financiamento do BNDES às obras das arenas privadas. A regra de não se financiar um clube de futebol foi ignorado na operação do Beira-Rio. Agora imaginem a repercussão se, tal qual ocorreu com a Arena da Baixada no Paraná, a prefeitura ou o estado de São Paulo contratasse o financiamento em seu nome e bancasse a obra da Arena Corinthians? Acho que a obra estaria paralisada se não por determinação da justiça, então devido aos protestos do povo de São Paulo(ou do Brasil inteiro, quem sabe).

Esclarecida a primeira forma de pagamento da Arena Corinthians, vamos à segunda. Boa parte da verba destinada à Arena Corinthians será levantada com a venda dos CIDs(certificados de incentivo ao desenvolvimento) concedidos pela prefeitura de São Paulo para a execução do estádio. Os papéis com valor de face de 420 Milhões são negociáveis e serão vendidos para qualquer empresa que tenha ou que venha a adquirir dívidas com tributos de ISS e IPTU junto à prefeitura de São Paulo. Logicamente serão vendidos com deságio para justificar a compra dos papéis ao invés do pagamento direto desses tributos junto aos órgãos competentes. Nesse cenário o fundo responsável pelo estádio espera conseguir algo em torno de 370 Milhões com a venda dos CIDs.

Dito isso percebe-se que os CIDs são na verdade uma renúncia da prefeitura a uma receita oriunda do futuro pagamento desses tributos por parte das empresas compradoras dos papéis( http://www.vereadorgoulart.com.br/site/noticias/607.html ). Não se trata, portanto, de dinheiro em caixa ou muito menos de alguma verba já empenhada para alguma outra finalidade e que seria desviada para a construção do estádio. Em outras palavras, é um valor que a prefeitura de São Paulo deixará de arrecadar no futuro.

Mas existe, é claro, uma contrapartida para a prefeitura. Existe uma lei, aprovada em 2004, muitos anos antes do Corinthians cogitar a ideia de construir um estádio que sediaria a abertura da copa do mundo de 2014. Essa lei já previa a isenção de impostos e a emissão dos CIDs para praticamente qualquer tipo de investimento na Zona Leste da cidade( http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/financas/legislacao/Lei-13833-2004.pdf ). Isso deixa claro o desejo de acelerar o desenvolvimento da região. Vê-se então que a pretensão do Corinthians de erguer um estádio encaixou como uma luva na pretensão da prefeitura de São Paulo de desenvolver a zona leste. Caso não existisse esse interesse da prefeitura, a diretoria corintiana, que na fase de planejamento analisava também outras regiões para erguer a arena, provavelmente teria optado por uma localização mais próxima.

Além dessa contrapartida que o estádio trará existem ainda várias outras que são tão significativas quanto a primeira. Listo:

&Middot; Obras de infraestrutura na região melhorando o transporte público e valorizando a região que se torna mais atrativa para os investimentos previstos em 1 Bilhão(fora o estádio);

&Middot; Empregos diretos e indiretos na obra do estádio, na arena concluída e na região como um todo(previsão de 5000 diretos e 3000 indiretos);

&Middot; Inevitável valorização do metro quadrado da região o que gera tributos maiores também para a prefeitura(IPTU/ITU – previsão de 32,4 Milhões deduzidos os incentivos fiscais ao estádio)

&Middot; Geração de receitas estratosféricas e empregos durante a copa(comércio, hotelaria, alimentação etc..). Previsão de 1,7 Bilhões.

http://www.vereadorgoulart.com.br/site/noticias/607.html

Ao invés de protestarem pelos CIDs concedidos a Arena Corinthians, a população deveria protestar pelos elefantes brancos erguidos em praças que não tem times de expressão. Cito aqui os principais. Mané Garrincha é o grande campeão de custo de construção(superfaruramento?desvios?) e de gastos pós copa por não ter times de expressão na cidade ou mesmo no estado onde se situa. Times que precisariam fazer uso dele com uma freqüência e uma taxa de ocupação elevadas para gerar lucro. Os outros são Arena Amazônia, Arena Pantanal e Estádio das Dunas. Estádios que custaram e custarão tão ou mais caro que a Arena Corinhians, feitos com o dinheiro do povo e que serão sucateados ou continuarão consumindo o dinheiro do povo devido aos altíssimos custos de manutenção, operação e um pequeno potencial de geração de receitas.

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/10/24/quatro-dos-12-estadios-da-copa-devem-ser-elefantes-brancos-apos-torneio-diz-estudo.htm

Outra análise que deveria ser feita é do desvio do dinheiro público. Será que é mais fácil desviar a verba do estádio do Corinthians, ao qual será destinado um valor fixo em CIDs e outro valor pré-determinado em financiamento bancário, ou dos próprios estádios públicos, que não contam com regras claras para serem erigidos e recebem aditivos a torto e a direito? Quantas vezes vimos o Maracanã e o Mané Garrincha terem seus orçamentos furados e consequentemente aditivados? Como pode ser possível que reformas em estádios fiquem MUITO mais caras que a construção de um estádio padrão Fifa do zero? Esse é o caso dos dois estádios supracitados em relação ao do Corinthians.

O custo da reforma desses estádios foi de 1,2 Bilhões(Maracanã - http://www.estadao.com.br/noticias/esportes, custo-do-maracana-fica-mais-caro-e-chega-a-r-1192-bi, 1056174,0.htm) e 1,7 Bilhões(Mané Garrincha - http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/06/21/custo-do-mane-garrincha-em-brasilia-chega-a-r-17-bilhao-diz-tc-df.htm ). Ambos...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de David Alcântara

Ranking: 2.561º

David 1.236 posts

@david.alcantara em 04/12/2013 às 10:37

Parabéns amigo pelo post! é disto que precisamos p aqui

Foto do perfil de Matheus Grobe

Ranking: 1.648º

Matheus 1.976 posts

@matheus.grobe em 04/12/2013 às 10:34

Rapaz. Até favoritei a página pra mostrar pra us amigos boçais

Foto do perfil de Marcelo Fernandes

Ranking: 673º

Marcelo 4.316 posts

@batman em 04/12/2013 às 10:27

Tento explicar isso pra os antis faz tempo mais acho que a falta de cultura e talves de uma conclusão do primario pelo menos deixa difícil a conversa por favor aos antis paguem suas dividas as nossas nos pagamos e não aceitamos nada dos outros viu seus banbis e seus suinos nada veio de doação do estado ou de empressas cervejeiras kkkkkkkkk

Foto do perfil de Danielves Lima

Ranking: 4.335º

Danielves 647 posts

@danielves.lima em 04/12/2013 às 10:24

Resumi isso ai, não entendi nada

Publicidade

Foto do perfil de Marcio Lopes Rinaldi

Ranking: 351º

Marcio 6.752 posts

@malori em 04/12/2013 às 10:23

Tem que esfregar isso nas 'fuças' da mídia(principalmente Folha SP e Uol) que vivem criticando o Corinthians pelo uso de dinheiro público e também aos 'antis' que não sabem de nada mas vivem criticando também!

Foto do perfil de Valdir F

Ranking: 274º

Valdir 8.012 posts

@bilzao em 04/12/2013 às 10:20

Pois é amigão, esse atraso do empréstimo ponte, segundo o Andrés, nos custou 80 milhões em juros (2 patos).

A obra da arena da baixada tem 150 milhões doado, totalmente doado pelo estado do parana.

Mas falar do Corinthians da muito mais Ibope!

Foto do perfil de Milton Soares

Ranking: 2.186º

Milton 1.476 posts

@prof.milton em 04/12/2013 às 10:04

Para o torcedor corinthiano isso é claro e perfeitamente assimilável, mas para a torcida e mídia contrária não. Convenhamos que toda verba governamental que é movimentada é preciso maestria para encaminhá-la para um objetivo de construção. No nosso caso, jogada de mestre do nosso presidente Andrés que soube conduzir o processo e aproveitar muito bem as chances para a construção do nosso velho sonho.

Foto do perfil de Odanil L

Ranking: 1.553º

Odanil 2.082 posts

@daniellima em 04/12/2013 às 10:00

Sem falar que os vereadores de São Paulo liderados pela bancada tricolete fizeram uma alteração de algum regulamento para somente liberar os CIDs se São Paulo fosse abertura da Copa do Mundo.