Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Copa do Atlântico!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Edy

Ranking: 589º

Edy 4.775 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 12/04/2014 às 17:37
Por Edy ...... (@edymartins)

Numa época em que virou lei realizar mudanças de nome de competições ocorridas décadas atrás a fim de aumentar os títulos deste e daquele clube, é interessante analisarmos essa importante conquista do Corinthians nos anos 50.

Em 1947 foi pela primeira vez organizada a “Taça do Atlântico”, reunindo os três países mais importantes do futebol sul-americano: daquele torneio, participaram Vasco e Palmeiras, representando o Brasil, Nacional e Peñarol, representando o Uruguai, e Boca Juniors e River Plate, pelo lado argentino.

O regulamento dizia que os times do mesmo país não poderiam se enfrentar, e todas as partidas aconteceram no estádio Centenário, de Montevidéu. O campeão foi o Boca Juniors, pelo saldo de gols.

Uma segunda edição desta competição aconteceria 9 anos depois, dessa vez contando com 5 representantes de cada país. O critério de escolha era o desempenho nas competições de nível nacional.

Santos e Corinthians representaram o Campeonato Paulista, o São Paulo representando o Torneio Rio-São Paulo e pelo Campeonato Carioca participaram Fluminense e América-RJ. Da Argentina vieram Boca Juniors, River Plate, Racing, Lanus e San Lorenzo. E do Uruguai se fizeram presentes Peñarol, Nacional, Defensor, Danubio e Wanderers.

Importante: tratava-se de uma competição oficial, e que foi disputada em paralelo a uma taça em que as seleções dos respectivos países disputaram, como triangular. A copa do Atlântico foi organizada por AFA, CBD e AUF, em conjunto.

O regulamento funcionava da seguinte maneira: Oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal e final. As 3 primeiras fases em partidas únicas, com eventual decisão por pênaltis, e a final a ser disputada em série melhor de 3.

A primeira partida do Corinthians aconteceu no Pacaembu no dia 23 de Junho, diante do Danúbio, do Uruguai. O jogo, bastante equilibrado, terminou empatado em 2 a 2 (para o Corinthians marcaram Cláudio e Paulo) e o Corinthians classificou-se ao bater os uruguaios nos pênaltis.

Para as quartas-de-final, o adversário seria o Santos F.C., que havia vencido o campeonato paulista daquele ano com o Corinthians como segundo colocado. A vitória corinthiana veio ao modo 'sofrido': depois de estar vencendo por 3 a 1, (com Paulo, duas vezes, e Zezé tendo marcado para o Timão) o Corinthians permitiu o empate santista. Até que, aos 40 minutos do segundo tempo, Cláudio, artilheiro do torneio, marcou de pênalti o 4º gol.

Na semifinal, o duelo seria com o rival São Paulo. Com gols de Zezé e Cláudio, sempre ele, o Corinthians bateu o time do Morumbi e credenciou-se a disputar a final com o Boca Juniors.

Diversas fontes apontam que o Corinthians teria vencido a primeira partida contra o Boca Juniors pelo placar de 3 a 2, em Buenos Aires, e que as possíveis duas partidas seguintes não ocorreram porque o clube argentino teria discordado da realização do terceiro confronto em terras brasileiras.

Essa informação, no entanto, não é oficial, e os principais historiadores apontam que não houve a finalíssima por motivo de “falta de datas”, ficando o título com o Corinthians pelo chamado W.O.

No site do IFFHS (Instituto de História e Estatística do Futebol) o título do Corinthians é creditado como tendo o mesmo valor da Copa Conmebol (torneio disputado entre 1992 e 1999) e da Supercopa (disputada em 1968 e 69 e de 1992 à 1995).

http://www.todopoderosotimao.com/p_titulos/atlantico_56.php

------------------------------------------------------------

.Todos os títulos da história de 103 anos

Nacionais e Internacionais

http://www.meutimao.com.br/titulos-do-corinthians/

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Pablyo Santos

Ranking: 479º

Pablyo 5.552 posts

@pablyo.santos em 13/04/2014 às 09:24

Interessante, parabéns!

Foto do perfil de Thiago Rodrigues

Ranking: 828º

Thiago 3.642 posts

@thiagunner em 13/04/2014 às 09:24

Parabéns, muito interessante mesmo, mas todos sabemos que o Corinthiano não tem direito de reivindicar títulos passados... Não aceitam o mundial de 2000 que foi o mais foda só pra aloprarem o Corinthians, imaginem esse que nem a final teve rsrs, melhor ficar entre a gente, e olhar só pra frente, mas repito, muito bom seu tópico...

Foto do perfil de Alan Lazari

Ranking: 3.715º

Alan 796 posts

@alanlzr em 13/04/2014 às 09:17

Creio que a maioria pensa igual a mim: Não precisamos nos rebaixar ao nível dos outros e pleitear títulos via fax. Creio também que nem foi essa a sua intenção ao criar esse post e sim nos mostrar o contrario, que abdicamos desse tipo de atitude vergonhosa que nossos rivais se sujeitam.

Em tempo, parabéns por toda essa informação levantada!

Foto do perfil de Michel Fenty

Ranking: 391º

Michel 6.372 posts

@michel.fenty em 13/04/2014 às 02:38

Isso a Globo não mostra!

Publicidade

Foto do perfil de Fernando MacÁrio

Ranking: 3.956º

Fernando 726 posts

@del.debbio em 13/04/2014 às 02:19

A partida final nunca aconteceu por que o Boca Juniros tremeu na base, sabia que ia levar sarrafo lá e aqui e simplesmente fugiu do torneio alegando não aceitar que a decisão final fosse no Brasil

Foto do perfil de Bruno Matheus F. E Silva

Ranking: 77º

Bruno 16.637 posts

@brunomatheeus em 12/04/2014 às 21:32

Marquei como favorito pra ler depois, mó preguiça kkkkk

Foto do perfil de Fabiano De Alencar Rissoli

Ranking: 13º

Fabiano 38.173 posts

@faoloco em 12/04/2014 às 21:28

Parabéns pelo levantamento.

Foto do perfil de Aguero .

Ranking: 577º

Aguero 4.847 posts

@12586 em 12/04/2014 às 20:17

Sério esse tipo de torneio no lugar do Campeonato paulista seria perfeito.