Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O lado B da Arena Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Zé

Ranking: 3.295º

928 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 06/05/2014 às 20:35
Por Zé Ninguém (@geografia)

Muito boa a postagem do Ricardo Taves, blogueiro corintiano do Globo Esporte, sobre a adaptação que os torcedores terão que fazer na Arena Corinthians. Recomendo que todos leiam.

.

.

Antes de virar coxinha, entrar para a imprensa, e frequentar o estádio trabalhando, sempre (ou quase sempre) ficava no mesmo setor em jogos realizados no Pacaembu. Arquibancada amarela, lá em cima, em pé, no corredor. Dava para sentir toda a emoção do local mais pulsante do estádio, a visão do campo era boa, e não precisava perder sequer um minuto do jogo embaixo de bandeirão ou coisa do tipo. Meu lugar preferido no estádio sequer era um lugar.

Muitas outras vezes, antes do Fiel Torcedor, ficava na Laranja. Cadeira ali no meio-campo era legal, visão privilegiada, dava para se meter a entendedor de futebol e discutir tática com o cara do lado. Nunca sequer olhei para o ingresso e verifiquei qual era de fato minha cadeira.

Já agora no final, pois também sou filho de Deus e às vezes vou só para torcer, ficava no alambrado. Mais uma vez, meu lugar sequer era um lugar.

Minha cultura é essa. A sua também é. Dos organizados, então…

No domingo, dia 18 de maio, quando o Corinthians abrir seu estádio para prováveis 50 mil pessoas, tudo será diferente. Você deverá sentar no lugar previamente marcado (já no ato da compra) e se por acaso você comprou em um lugar, e seu amigo comprou afastado, um abraço. Não vai rolar assistir o jogo junto.

Você fuma? Então faça como eu: pare. É proibido fumar na Arena Corinthians. Da mesma forma que é proibido ficar em pé nas cadeiras. É de torcida organizada? Muito cuidado na hora do poropópó! Preserve nosso patrimônio e, mesmo que seja sem querer, não quebre as cadeiras.

Fumar um cigarrinho diferente? A liberdade encontrada em outros estádios (dizem) irá acabar.

Se você é organizado, basta um pouco de paciência. Afinal, após a Copa do Mundo, as cadeiras do setor serão removidas, e aí a bagunça (a boa bagunça) poderá ser feita.

Mas me preocupo MUITO com o evento-teste do dia 18. É inauguração para nós, é evento para a Fifa.

A Arena estará repleta de stewards, esses fiscais que ficam no estádio. Na sua chegada, ele te orientará sobre a localização da sua cadeira. Caso você chegue lá e tenha alguém sentado, educadamente você terá que reivindicar seu posto. Se por acaso, você estiver fumando, será alertado e deverá apagar seu cigarro. E por aí vai.

Nos banheiros, não é mais fazer xixi e dane-se. Precisa dar a descarga, manter o local na maior limpeza possível.

Falando no popular, você não mija no chão da sua casa, mija?

A casa é nossa, realizaremos nosso sonho, mas a adaptação precisa ser pensada. E não é pensada pelo clube, é pensada por nós. O tal padrão Fifa existe, e precisamos nos encaixar.

Porque os jornalistas que vocês costumam chamar de abutres, estarão lá na Arena, prontos para encher nosso estádio de críticas. Sobre acesso, comportamento do torcedor, banheiros, lanchonetes e lugares marcados.

Resta a nós demonstrar comportamento e organização. Não será fácil.

Mas que cada um de nós faça direito a sua parte. Assim, tudo correrá bem.

Se cada um dos corinthianos que esteve no Japão explicar para três amigos que não puderam ir, está resolvido.

É claro que não é TOTALMENTE assim, não é essa rigidez militar. Mas para o que estamos acostumados, a mudança é brusca.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/sp/torcedor-corinthians/platb/2014/05/06/o-lado-b-da-arena-corinthians/

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Cesar Magalhães

Ranking: 35º

Cesar 25.656 posts

@caesar1977 em 06/05/2014 às 21:54

Olha eu nem sei se negativo ou se positivo?

Pois somos seres humanos ou macacos?

Educação cabe em qualquer lugar e tirando a questão de cadeiras perto ou não podemos nos adaptar e isso pode ser resolvido com planejamento.

Aliás na Europa, onde isso é normal muitos sentam perto de seus familiares. Ou seja se planejar comprar talvez juntos seus ingressos pode ser que dê certo sim.

Mas acho que está na hora do torcedor ser inteligente e respeitar a Arena do seu clube e respeitar não adentrar ao gramado. O que eu mais tenho medo e nesses jogos sem alambrado e da CBF já sermos punidos.

Portanto pedimos que quem ama o Corinthians aprenda a ser inteligente.

E desculpas mquem não sabe usar um banheiro não deveria estar num estádio.

Assim se constrói uma nação com educação e respeito.

Foto do perfil de Ciro Duarte Rezende

Ciro 25 posts

@ciro.duarte.rezende em 06/05/2014 às 22:15

Já estive em arenas europeias e não chega a ser nada demais. Como o Ricardo disse. Não é nada militar. Na verdade há muita liberdade e a festa é muito bonita, exatamente porque existe respeito!

Quanto ao fumo, nas arenas que fui era liberado, ou ninguém reclamou. Especialmente em jogos menos lotados nas cadeiras mais afastadas, ou mais próximo às organizadas.

Tudo é questão de tempo, paciência e ajuste pra adequar o ambiente e as normas ao que for melhor possível para o espetáculo e pros frequentadores. Basta um mínimo de bom senso e compreensão cerca da transição.

Não é porque você frequentava o Pacaembu toda semana nos últimos 20 anos que vai ter o direito de reagir com truculência, quando te chamarem a atenção ou quando sentir falta de algum hábito cultivado no estádio antigo.

Vivemos em sociedade. Não estamos sozinhos. Temos de pensar em todos os milhões de potenciais ocupantes, na instituição Corinthians e na experiência incrível pras gerações futuras que será ir ao estádio com a família e engrandecer cada vez mais a massa de corintianos.

Se a diretoria ou a gestão do estádio não estiverem fazendo um trabalho decente, basta seguir os meios civilizados de protesto e reivindicação.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Kayan Ziga

Ranking: 3.879º

Kayan 749 posts

@kayanziga em 07/05/2014 às 12:09

'Se cada um dos corinthianos que esteve no Japão explicar para três amigos que não puderam ir, está resolvido.' É mais ou menos... Mais ou menos...

Estive lá e inclusive encontrei com o Taves no trem indo pra Nagoya, ele estava no mesmo vagão que o meu. Ele que me reconheceu e teve que revelar sua identidade secreta escondida embaixo da fantasia de esquimó que usava no dia! Rssss...

No primeiro jogo, de fato, vi td mundo preocupado em encontrar o seu assento, respeitar td, ninguém fumava etc... Já no segundo jogo, váááááááárias pessoas não respeitaram os lugares! Não respeitaram sequer o setor onde estavam.

Já falei isso algumas vezes... Se querem organização, que se estruturem para isso! Se querem que respeitem os lugares, esses precisam ser devidamente escolhidos no ato da compra e não uma escolha 'randônica'. Precisam ter servidores que não caiam ou não travem no momento da compra... Me senti um autista tentando comprar ingresso dando F5 no site da Fifa, para conseguir só no dia seguinte, do setor que eu não queria e longe de tds que iam comigo.

Por conta disso, na final a galera mandou um phoda-se pros lugares! Conseguiu concentrar mais a torcida! E outra coisa... Fumaram como no Pacaembu ou em qualquer outro estádio.

Então, teoria é bonito, mas a prática é diferente. Ok, se querem plateia nesse primeiro jogo já que estarão de olho, ok... Aquele negócio pra inglês ver, mas depois...

Só espero e acredito - apesar de ter muito medo - que nenhum acéfalo invada o campo, quebre banheiro etc após à primeira derrota!

Foto do perfil de Fredy Michel

Ranking: 824º

Fredy 3.650 posts

@fredy.michel em 07/05/2014 às 09:04

Belo texto! Poderia servir de cartilha para os mal educados!
Foto do perfil de Estevan Fanton

Ranking: 1.408º

Estevan 2.254 posts

@estevan Apoiador em 07/05/2014 às 08:42

A única coisa que realmente me incomoda é o tal do lugar marcado. Porque desse jeito nunca mais poderei assistir aos jogos com meus amigos. Ora, cada um compra no seu fiel torcedor. A gente não escolhe os lugares - o sistema é que faz essa escolha. E mesmo que pudéssemos escolher as cadeiras, seria praticamente impossível comprar cadeiras lado a lado. E aí, como fica? Cada um assiste o jogo sozinho no seu canto? Chato, né? Pra mim, pode até ter lugar marcado, mas tem que mudar o esquema de vendas. Do jeito que é hoje, não faz sentido.

Foto do perfil de Jackson Sccp

Ranking: 735º

Jackson 4.016 posts

@jackson88sccp em 07/05/2014 às 08:26

Primeiramente vai mudar pra melhor a nossa cultura. Um exemplo a ser seguido, dpois até onde eu sei aqui na Europa não pode entrar com esqueiro nem na serie C mas pode fumar dentro sim, já no nosso por exigencia da fifa dia 18 não, mas dpois da copa quem sabe? Beber sem fuma pra fumante è horrível msm assim da pra controlar msm na raiva ou na ansiedade kkkkkkk...tudo em prol ao Timão...VAMOS COMPORTAR COMO SI DEVE E RESPEITAR TODAS AS EXIGENCIAS EM NAção...

Publicidade

Foto do perfil de Sidney Gabriel

Ranking: 104º

Sidney 14.029 posts

@juniorgabriel em 07/05/2014 às 08:25

É isso mesmo, e não entendo porque negativaram? Isso nem deveria estar sendo comentado, é questão de respeito com o próximo e o primário da educação.

Foto do perfil de Artur Neto

Ranking: 711º

Artur 4.113 posts

@artcorinthians em 07/05/2014 às 07:22

Sem poder fumar é cruel... O nervosismo no estádio é punk... Os fumantes sabem bem o que eu to falando...

Foto do perfil de Roberto Mitsuo Seo

Ranking: 1.043º

Roberto 3.001 posts

@roberto.s em 07/05/2014 às 05:50

Somente no primeiro jogo oficial e que saberemos como vai se comportar a torcida, acredito que estara completamente lotado e veremos os resultados (sentar no seu devido lugar, pular no piso ou sobre a cadeiras, bitucas de cigarros no chao, etc) e ver a cobrança dos que querem preservar a arena, esse será o grande teste do comportamento da torcida perante sua nova casa!

Seremos merecedores de uma arena de luxo ou um simples estádio (estilo Pacaembu no cimentão e banheiros quimicos )? !

Foto do perfil de Gustavo Lima

Ranking: 2.830º

Gustavo 1.109 posts

@annhilatesccp em 07/05/2014 às 05:20

Eu não entendi, então se eu comprar um ingresso com um amigo, eu vou ficar longe dele? Se for assim o sistema é falho, porque deveria vender dois lugares juntos. Ou estão falando de compras separadas? Por exemplo: o seu amigo comprou em um lugar e você em outro? Porque se for assim é normal que nunca irão sentar juntos.