Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Militância Política na ESPN

Foto do perfil de Gabriel

Ranking: 132º

Gabriel 12.159 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/07/2017 às 08:57
Por Gabriel Martins (@gabriel.martins6)

http://www.noangulo.com.br/a-militancia-politica-na-espn-brasil-desrespeita-o-telespectador/ A militância política na ESPN Brasil desrespeita o telespectador ? No Ângulo A militância política na ESPN Brasil desrespeita o telespectador ? No Ângulo noangulo.com.br

Antes de criticar, leia, o texto apenas diz que é um canal de esporte e não uma vitrine política sem falar mal de A ou B.

Lamentável a postura desses profissionais da ESPN

Cresci acompanhando a ESPN Brasil. Em mais de vinte anos, o canal e seus profissionais se tornaram uma espécie de companhia, de “amigos de futebol” para mim.

Entretanto, desde o acirramento da polarização política ocorrido a partir de 2014, passei a me sentir gradativamente mais e mais desrespeitado pelo canal. Pensei que as coisas fossem melhorar após a saída de José Trajano – que, em dobradinha com Juca Kfouri, até convocação para atos contra o impeachment de dilma Rousseff (medida então apoiada por cerca de 70% da população) chegou a fazer -, mas praticamente nada mudou.

E quero deixar bem claro que este texto não trata de política. A visão política não importa no caso. Mas sim do quanto um canal de esporte dá espaço para uma militância político-partidária de seus profissionais que incomoda grande parte de sua audiência.

Outro dia, Mauro Cezar Pereira (um dos meus jornalistas esportivos favoritos) falou de maneira absolutamente gratuita, em comentário sobre uma coletiva de Abel Braga, algo como “neste momento em que tantos direitos trabalhistas estão sendo retirados do trabalhador”, em claro ataque à Reforma Trabalhista recentemente aprovada. Tal afirmação é no mínimo sensacionalista, pois se há forte oposição à reforma (especialmente por parte de sindicatos com interesses econômicos diretos na questão), não é honesto ignorar que há uma enorme quantidade de especialistas que não apenas apoia a reforma, como a julga benéfica para os trabalhadores e necessária para o país.

A cada Linha de Passe, Juca Kfouri dá um jeito de fazer referência à suposta frase “não temos provas, mas temos convicção”, que a militância petista atribui aos procuradores da Lava-Jato em relação às denúncias contra o ex-presidente Lula. Independentemente do quanto se concorde ou discorde da denúncia, tal frase é absolutamente falsa, foi viralizada com o propósito de desacreditar a operação e já foi desmentida por inúmeros veículos. E esse é um papel muito triste a ser desempenhado por um profissional do quilate de Juca Kfouri, com toda sua história.

Quero reforçar novamente que não estou tratando das preferências partidárias ou ideológicas dos jornalistas. Profissionais como Milton Leite e André Rizek, do Sportv, e Flávio Gomes, da Fox Sports, parecem compartilhar da mesma visão, e têm todo o direito. Entretanto, não contaminam suas transmissões e seus programas esportivos de maneira absolutamente gratuita, agredindo telespectadores com visões divergentes.

A não ser por uma ínfima minoria de indivíduos desonestos, todos queremos o progresso e melhora do país. E é justamente nesse “ativismo político”, como o praticado na ESPN Brasil, que mora um dos fatores de polarização. Os milhões de pessoas que se mobilizaram a favor ou contra o impeachment da dilma queriam apenas o bem do país. E usar um programa de esportes para proselitismo ideológico, incluindo uma espécie de doutrinação sobre um suposto “golpe”, é tão inapropriado, inconveniente e desrespeitoso com os telespectadores quanto alguém pedir “Fora dilma!” ou “Lula na cadeia!” em meio à repercussão da última rodada do Brasileirão.

Antigamente, “ser politizado” no Brasil era sinônimo de ser de esquerda. Felizmente, já não é assim, e essa diversidade de ideias e visões para o país deveria ser comemorada por qualquer pessoa de fato democrática, incluindo os esquerdistas.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Wallace Marques

Ranking: 1.285º

Wallace 2.463 posts

@wallace.marques4 em 21/07/2017 às 10:30

Parei quando você acha 'a reforma' trabalhista legal e acha o Mauro Cesar Pereira um bom comentarista! Precisamos de uma reforma política e tributária antes de tudo! Mas é mais fácil tirar do pobre!

Foto do perfil de Carlos Cesar

Ranking: 2.625º

Carlos 1.197 posts

@carlos.1977 em 21/07/2017 às 09:48

Apoiado Gabriel, quer fazer política, vire político ou atue em fóruns adequados para isso, vai para a praça, para a rua, faz o que quiser, mas usar um canal onde os telespectadores querem ouvir notícias de esporte para ficar dando indiretas políticas é subestimar a inteligência das pessoas.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Digo Hc

Ranking: 1.766º

Digo 1.854 posts

@digohc3m em 21/07/2017 às 09:49

Cara hoje tudo é politica, olha o momento sinistro que o pais esta passando, já era.. Esta polarizado mesmo e vai piorar muito mais..

O pessoal que foi pra rua pedir fora dilma foi sim usado como massa de manobra.. Não vejo nenhuma panela batendo para as gravações de Aécio.. Juca.. Temer.. O tal 'grande acordo com o supremo e com tudo'.. Todos os políticos envolvidos em corrupção estavam la com a camisa do kaka se passando por paladinos da justiça..

Mas claro que jamais irão admitir isso, e vão apoiar qualquer tipo de coisa por mais absurda que seja.

NUNCA VOU ACREDITAR EM UM PROTESTE EM QUE ESTEJA PATRÕES E EMPREGADOS JUNTOS!

O INTERESSE DELES JAMAIS será O MESMO DOS TRABALHADORES.

Não é o simples fato de se tirar um presidente, é muito mais complexo e abriu um precedente perigoso pra nossa democracia, da mesma forma que o setor conservador se organizou e articulou a saída da Dilma, pode acontecer o mesmo em um próximo governo, a 'esquerda' também pode se articular e derrubar um presidente quando for conveniente.

Independente de que lado esteja, tem que haver o bom senso e achar um ideal, mas o ódio que vemos de ambos os lados é que esta acabando com o pais..

Enquanto o povo fica se degladiando.. ' comunista de merda' ahh ' coxinha '.. Os caras lá estão bem unidos em se manterem no poder e com todos os seus privilégios.