Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O lateral não sobe e não chega mais no fundo!

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Miguel

Miguel 52 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/03/2018 às 23:36
Por Miguel Sanchez (@miguel.junior1)

o lateral não sobe e não chega mais no fundo!

Boa Noite Nação!

Como prometido aos colegas que comentaram meu post anterior pretendo aqui fazer minha análise do esquema utilizado pelo Carille e o porquê os nossos laterais não chegam tanto ao ataque como gostaríamos.

Acredito que a grande maioria da nação já deve ter percebido tal fato em nosso time mesmo porque não é de hoje que este artifício é utilizado e bem dizer muitos técnicos assim o fazem.

Com a volta dos pontas outrora tão utilizados a faixa de campo utilizada pelos laterais 'modernos' passou a ser ocupada e fortemente marcada, aquele clichê de temos que jogar pelas laterais para abrir a zaga já não funciona tão bem com as conhecidas duas linhas de quatro marcando.

Então o que fazer com os laterais?

Hoje são duas as principais maneiras de se utilizar de maneira eficaz os laterais em um time e ambas podem ser combinadas em um mesmo jogo.
Tomando como base o esquema tático do Todo Poderoso que é treinado a exaustão por Carille e comissão técnica, o 4-2-4 e sua variação 4-1-4-1 os laterais primeiro devem defender para depois atacar.
Quando o time está com a posse de bola e consegue sair de seu campo os laterais avançam até a intermediária impondo duas linhas de quatro no campo do adversário (2-4-4) sua função principal é cuidar da segunda bola e ajudar a pressionar ainda no campo de ataque quando a bola é perdida.

Na variação tática 4-1-4-1 digamos que os laterais ganham um pouco mais de liberdade, quando o time avança no campo o laterais novamente se postam na linha intermediária do campo adversário mas agora o volante fixo formará uma linha de 3 com os zagueiros com defesa alta, os laterais então podem se aventurar mais pois a zaga tem uma maior cobertura, mas sempre respeitando a regra de que quando um lado sobe o outro desce compondo uma linha de 4 alta.

O que vejo nos jogos do Timão porém é que a laterais custam a ultrapassar, mesmo quando a formação lhes garante essa possibilidade. Principalmente pelo lado esquerdo, sobrecarregando o ponta e o meia deste lado onde a triangulação fica prejudicada.

Será que falta confiança nos laterais ou na comissão técnica para liberar mais o apoio dos laterais?

Aguardo o comentário de todos!

Boa Noite Fiel
Miguel Sanchez

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Bruno De Oliveira Jordao

Ranking: 3.974º

Bruno 720 posts

@bjordao em 21/03/2018 às 00:38

Miguel,

Acredito que o motivo dos laterais subirem pouco é falta de um centroavante somada aos erros de passes e pouco aproveitamento da posse de bola ofensiva.

As laterais são os principais pontos para um time contra-atacar, assim, a subida dos laterais devem ser cautelosas.

O que acontece é que a bola tem que chegar na frente e manter a posse para que o time saia de trás e consequentemente os laterais também cheguem.

Quando vamos atacar estamos errando muito passes e mesmo que a bola permaneça num mesmo ponto do campo, fica um perde e ganha até ser rechaçada pelo adversário.

Acredito que a formação ideal para o jogo contra o Bragantino do meio pra frente é:

Gabriel; Pedrinho; Rodriguinho; Mateus Vital; Emerson e Kazim/Matheus Matias.

Pedrinho, Rodriguinho e Emerson daria criatividade e jogadas individuais e Mateus Vital conseguiria dar ritmo ao jogo e um centroavante para dificultar a vida dos zagueiros e fazer o pivô.

Abraço!

Foto do perfil de Ehnois Smith

Ranking: 169º

Ehnois 10.665 posts

@ehnois.smith em 21/03/2018 às 00:03

O Fagner as vezes ainda representa no ataque. Agora do outro lado o lateral vai subir pra quê? O Clayson vai deixar no vácuo e puxar a jogada para dentro do campo!

Foto do perfil de Carlos Andre De Andrade

Ranking: 3.362º

Carlos 899 posts

@corinthiano90 em 20/03/2018 às 10:01

Até agora não entendi o porquê o Sidcley, não passa por trás do Clayson, só vai até o meio de campo.

Se é para o lateral fazer apenas isto, poderia colocar um zagueiro que seria a mesma coisa.

Falaram que o Sidcley, tinha como principal característica o apoio, mais parece que o treinador está segurando ele atrás.

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 62º

Edgard 18.150 posts

@edgard.alan.souza em 20/03/2018 às 09:40

Laterais não passam porque nossos pontas ficam muito presos junto a linha lateral, com isso muitas vezes o corredor fica congestionado.

Falta Romero e Clayson, ou quem quer que sejam os pontas se movimentarem mais, trocarem de posição.

Real Madrid no jogo de volta contra o PSG jogou num 4-4-2. Se observar o gol de CR7, Lucas Vasquez e Ascencio, os dois pontas naquele dia, estavam lado a lado fazendo a jogada pela esquerda, enquanto Cristiano Ronaldo aparecia livre no segundo pau.

É esse tipo de movimentação que precisa ser aperfeiçoada.

Publicidade

Foto do perfil de Luciano Puga Martins

Luciano 1 post

@puga72 em 20/03/2018 às 09:20

Belíssima Análise... Na minha opinião falta confiança do Carille... Principalmente na direita, na esquerda o Fagner faz essa função mas está sobrecarregado...

Foto do perfil de Marcio Lopes Rinaldi

Ranking: 351º

Marcio 6.751 posts

@malori em 20/03/2018 às 09:20

Sem o centroavante fica inócuo laterais chegarem a linha de fundo para cruzar bolas, pois quem irá disputar pelo alto com os zagueiros adversários?

É uma jogada que poderia resultar em gol que o Corinthians não tem mais

Foi uma besteira muito grande ter liberado o Jô, poderia ter feito um reajuste em seu salário para que permanecesse em vista da proposta recebida pelo Japão. Mas a ganância pelas comissões (essa foi a realidade) fez com que perdesse o homem gol e com isso prejudicar o time que dificilmente ganhará títulos, podem anotar isso, pois a carência de gols é notória depois da saída do Jô.

Foto do perfil de Vitor Silva

Ranking: 311º

Vitor 7.447 posts

@escrib em 20/03/2018 às 09:09

Ótima exposição

Foto do perfil de Loko Por Ti Corinthians

Ranking: 111º

Loko 13.672 posts

@sercorintianoehotimo em 20/03/2018 às 05:49

Amigo, na verdade o Carille gosta dessa linha de quatro pra não tomar contra-ataque, apesar que o Corinthians Domingo estava dando muito espaço ao Bragantino por falta de compactação.

O problema é que o lateral chegando na intermediária, às vezes despacha a bola na área mesmo com a gente sem centroavante. O correto seria a passagem em velocidade, mesmo com o ponta ali e fazendo triangulações para aparecerem os espaços.

E o problema Sábado foi só o Rodriguinho na criação, o Bragantino fecha nele e o time fica nulo, ninguém tinha esse poder no Corinthians, tanto é que o Vital e o Pedrinho são jogadores que se começassem poderiam ajudar e muito nisso.