Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Marcelinho Carioca era um meia que jogava aberto! (Texto longo).

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Tatiane

Ranking: 9º

Tatiane 10.043 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/05/2019 às 10:12
Por Tatiane Prado (@tatiane.prado1)

O sentido dessa afirmação, está relacionado a discussão muito grande existente aqui no fórum.

Porque todo meia que joga pelos lados tem sido chamado de ponta, apenas e tão somente porque não está centralizado e que isso é um erro e etc...

Isto é na minha opinião, retrógrado, e uma visão limitada das opções e oportunidades que se pode fazer com um jogador no seu posicionamento.

Pra falar do Pedrinho e do Matheus Vital, tive que fazer essa ilação sobre o Marcelinho, e vir recapitulando momentos que vários jogadores, que são meias fizeram funções pelo lado do campo.

O Marcelinho se sentia muito confortável jogando pelo lado, fazendo o movimento em diagonal, deixando o centro do campo em um primeiro momento para o Souza (1995/1997) e depois para o Ricardinho (1998/2001).

E basicamente o que diferencia um ponta de um meia, e capacidade de passar a favor do meia, e a capacidade física e profundidade do ponta (fazendo mais a linha de fundo).

Zinho e Mazinho fizeram isso na copa do mundo de 1994.

Por outro lado, que se detona fisicamente e é desumano pra um meia fazer isso também é uma verdade.(Principalmente quando o time está desequilibrado e desorganizado).

Porém foi exatamente essa função que o Jadson fez em 2015 com o Tite, deixando o Renato Augusto com maior liberdade por dentro.

E isso não necessariamente bloqueou o Jadson em sua liberdade de criação e movimentos, a não ser pela parte defensiva.

Pra que dê certo depende do equilíbrio das funções divididas para todos.

David Silva e Bernardo Silva fazem isso no Manchester city atual.

Assim como no passado Beckham jogava dessa forma, aberto pelo lado direito também.

Precisa pensar fora da caixinha abrindo mais opções.

O que acontece que ora muitos jogadores é um aprendizado, e leva tempo.

A maior disciplina é mais no sentido defensivo, porque a recomposição é necessária e fazer de maneira ordenada.

Com um meia pelo lado você não centraliza tanto o jogo (tirando a pressão da marcação por aí)... Abrindo opções pra volantes infiltradores como Paulinho, Elias e agora Júnior Urso.

Acho que até aqui o Pedrinho não se mostrou completo jogando pelo lado.(Porém caminha mesmo que lentamente pra ser o líder técnico desse time)...e daria essa 'mordomia' de jogar ele por dentro e o Vital sendo o 'sacrificado' pelo lado.

Mas o Matheus Vital tem mostrado pouco a pouco uma evolução no jogo de ontem isso se mostrou claro com sua velocidade pelo lado.

É difícil pra um jogador veloz jogar por dentro, porque bate de frente com 2 volantes, ou até 3 voltantes, alguns casos.

Então meu entendimento é que nossa melhor opção a médio prazo seria o Pedrinho por dentro e o Vital no lado oposto do Clayson ou do Everaldo.

Não entendendo da forma que muitos dizem que é um desperdício jogar com um meia pelo lado, afinal se o Marcelinho não jogasse por alí ele não teria consagrado Viola e Luizão só pra citar jogadores que aproveitavam seus cruzamentos.

Um detalhe importante é que se formos simplistas e jogarmos com 3 atacantes e 1 meia você acelera muito o jogo, e isola demais o único meia (não é certeza de dar errado, porém arriscado).

O Douglas no time do Ronaldo fenômeno, conseguiu jogar sozinho como meia, o que nos mostra uma exceção por exemplo.

Completando o time Jorge Henrique e Dentinho pelos lados.

Estar pelo lado do campo não impede descolamento e trocas com outros jogadores, Durante a partida, pra surpreender a marcação, a disciplina maior como já disse é na parte de recomposição.

Importante dizer que comparar funções não é o mesmo que comparar qualidade de atletas...que isso fique bem claro.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Páme Korinthianoús!

Ranking: 572º

Páme 4.873 posts

@oi.korinthioi em 03/06/2019 às 07:08

Todo post uma aula! Minha principal referência no meu Timão.

Foto do perfil de Frede Alves

Ranking: 122º

Frede 13.113 posts

@frede.alves1 em 27/05/2019 às 15:33

Perfeito...mas vai aparecer alguém achando que o Pedrinho, que tem dificuldade na lateral, jogará melhor sendo meia, onde a marcação é bem maior...

Foto do perfil de Andre Luiz Marinho Thiesen

Ranking: 846º

Andre 3.580 posts

@andre77 em 27/05/2019 às 14:13

Ronaldinho Gaúcho ganhou bola de ouro jogando desse jeito... Acho que o Pedrinho deveria focar nessa posição mesmo, a capacidade de drible que ele possui seria muito mais efetiva nessa posição, por pegar quase sempre um defensor, já por dentro ele teria mais dificuldade em fintar.

Publicidade

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 8º

Marcello 54.026 posts

@timao.sc em 27/05/2019 às 14:02

Pedrinho é um dos poucos jogadores diferentes do elenco e deveria ter liberdade...ele pode jogar onde quiser desde que outros jogadores contribuam na criação...se tirar a responsabilidade garoto no campo,.com outros jogadores aparecendo ele pode render mais...mas gosto dele pelo meio...o Marcelinho naquele Flamengo antológico do Sub-20 do início dos anos 90 era ponta direita com Djalminha centralizador e Paulo Nunes na esquerda...

Foto do perfil de Léo Nassar

Ranking: 7.338º

Léo 290 posts

@leo.nassar em 27/05/2019 às 11:27

Perfeito. Pedrinho tem que jogar pelo lado direto mesmo.

Foto do perfil de Pé De Anjo

Ranking: 88º

15.540 posts

@diego92 em 27/05/2019 às 10:35

Eu acredito que esse time tem mais a ver, com o de 2015 e que possa replicar msm estilo com o tempo, até porque a qualidade técnica e experiencia e inferior no time num total, o que de certa forma até facilitaria o 4-1-4-1, falta um gil na zaga p dar tranquilidade, avelar e mais defensivo do que Arana era, o que deixa um pouco menos de serviço de cobertura para o Ralf ali, Fagner de hoje e muito melhor que o de 2015 defensivamente e ofensivamente.

Os 4 do meio replicando aquele time, seria hoje pra mim clayson ou everaldo, fazendo o Malcom, sornoza a do renato, já que ele não tem característica de pisar muito na área, urso na do Elias, e Pedrinho ou vital fazendo a do Jadson.

Obs: clayson vem mal, até vital hoje seria interessante, mas mostrou em alguns jogos que pode ser titular também, foi por vários jogos melhor em campo, falta se encontrar de novo, ou abrir espaço para o everaldo.

Parabéns pelo post, ficou muito bom.

Saudades ricardinho e pé de anjo no meio campo do Timão.

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.226 posts

@reyes em 27/05/2019 às 10:12

É verdade. Conseguia ser efetivo.