Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Portuguesa: uma história que não pode ser esquecida

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Eduardo

Ranking: 3.200º

Eduardo 961 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/08/2020 às 19:59
Por Eduardo Minga (@eduardo.minga)

Para o pessoal que é mais tiozinho no fórum como eu, e já acompanhava o futebol nos anos 90, sabe que até aquela época a Portuguesa era considerada um clube grande (não gigante como Corinthians, Palmeiras ou São Paulo), mas era normal ver os programas esportivos daquela época discutindo qual era o 'quarto grande de São Paulo', se era Portuguesa ou Santos.

Com a virada do milênio, a Portuguesa começou um declínio incrível, recheado de rebaixamentos e no dia de ontem, 14/08/2020, completa 10 anos sem divisão no Brasileiro e na A2 do Paulista. Um clube que já chegou a ter mais de 100 mil associados, hoje tem pouco mais de 3 mil. Então eis a pergunta? Como é que um clube que até 20 anos atrás rivalizava com o Santos em grandeza, hoje beira a extinção?

A resposta: dirigentes incompetentes e corruptos.

Qual lição podemos tirar dessa história? Vamos abrir o olho com nossos dirigentes. Se alguém acha que esse tipo de coisa não acontece com clube grande, o Cruzeiro está aí para provar o contrário.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Drasccp Sp

Ranking: 272º

Drasccp 8.046 posts

@drasccp em 14/08/2020 às 20:51

A única coisa que me incomoda na Portuguesa é o fato deles tentarem forçar uma rivalidade com os grandes. De forma geral, os lusitanos não gostam nem um pouco do Corinthians, principalmente os torcedores organizados.

Mas vale destacar que estão com uma nova gestão desde janeiro. Estão renegociando todas as dívidas, começaram a profissionalizar todos os departamentos do clube, e já estão pensando em mudanças no estatuto pra consolidar essa transformação em breve.

Eles têm um projeto de construção de uma Arena Multiuso para 15 mil lugares no Canindé, nos mesmos moldes do projeto do Allianz Pasto. Com isso, parte do terreno será utilizado para a construção de prédios comerciais e a Portuguesa ficará com parte dos lucros obtidos por esses empreendimentos. No início, para pagar suas dívidas, mas posteriormente vão dar suporte para o crescimento do clube.

Até eles, que são muito menores do que nós, e estão na lama, já perceberam o quão importante é deixar o amadorismo de lado.

Foto do perfil de Baptista

Ranking: 8.989º

Baptista 205 posts

@baptista.ayrton em 15/08/2020 às 13:39

Bom, também sou tiozinho e digo: a Portuguesa nunca foi um grande de SP e sim um time médio. Sempre teve pouco torcedores e a grande maioria de seus sócios eram torcedores de outros times. O último ou único título de campeão obtido pela Portuguesa foi em 1973, graças a um erro de Armando Marques na contagem dos pênaltis, sendo o título dividido com o Santos. Aliás, comparar a Portuguesa com o Santos não dá, cara! E eu não tenho nenhuma simpatia pelo time das sardinhas! De lá pra cá, a Lusa teve um vice brasileiro em 1996. E só.

A grandeza de um clube se faz pela sua história e tradição. Coisas que temos de sobra e a Portuguesa não. Ficamos 23 anos na fila, com administrações horríveis que fizeram o time ser apelidado de Faz-me Rir. Mas a história e tradição do clube sempre estiveram acima disso, e aqui estamos!

Não dá pra comparar a Portuguesa com nenhum clube de tradição, seja Santos, São Paulo ou Palmeiras. Comparar com o maior de todos, então, o Corinthians, é absurdo!

Compare a Portuguesa com o Guarani, com a Ponte Preta, com o Bangu, com o América RJ, mas com o Timão jamais. E o Cruzeiro MG também vai se levantar. Já vivi mais coisas e falo por experiência!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Nightwolf 0

Ranking: 1.148º

Nightwolf 2.742 posts

@nightwolf0 em 16/08/2020 às 20:15

Portuguesa que se f0da, time de portugues fedido
Sempre odiaram o Corinthians esse timéculo portuga insignificante, que vá pra série Z

Foto do perfil de Paulo Camargo

Paulo 120 posts

@paulo.camargo9 em 16/08/2020 às 14:44

Os poucos torcedores da portuguesa não gostam do Corinthians, então que se danem...

Foto do perfil de Renan Ferreira Da Silva

Ranking: 85º

Renan 15.629 posts

@fiel.renan em 16/08/2020 às 09:06

Fluminense afundou a portuguesa kkkkkk

Foto do perfil de Sergio Geraldo Da Luz Vieira

Ranking: 854º

Sergio 3.560 posts

@fiel.datas em 15/08/2020 às 22:36

Eu quero que a luza se foda depois daquela do dener. E as safadeza de seus dirigentes se vendendo para clube carioca vai disputar desafio ao galo

Publicidade

Foto do perfil de O Exterminador

Ranking: 2.661º

O 1.184 posts

@andre.ferreira.de.qu em 15/08/2020 às 21:10

Como assim 10 anos sem divisão? Em 2013 eles estavam na primeira divisão do Brasileirão, inclusive sendo pivôs dos escândalos que salvaram o Fluminense.

Foto do perfil de Mateus Barros

Ranking: 8.073º

Mateus 248 posts

@mateus.barros em 15/08/2020 às 20:14

Portuguesa era pra se manter no nível Guarani e Ponte, mas nem isso atualmente.

Foto do perfil de Rodrigo Silva

Ranking: 6.766º

Rodrigo 334 posts

@rodrigo.silva87 em 15/08/2020 às 19:55

Sou tiozinho também e a Portuguesa era comparada ao Santos porque o elenco dela na década de 90 era melhor que odo Santos. Ela revelava muitos, muitos jogadores...quase todos chegavam a seleção e faziam sucesso na Europa. Jogadores como Denner, Zé Roberto, Rodrigo Fabri, Zé Maria, Bentinho, Emerson, Cesar, Ricardo Oliveira...O Santos vivia de contratar revelações duvidosas do Paulista e jogadores encostados ou em fim de carreira de clubes do RJ nós anos 90.

Foto do perfil de Valdomiro Donizeti Mantovani

Ranking: 1.021º

Valdomiro 3.068 posts

@valdomiro.donizeti.1 em 15/08/2020 às 18:35

A conclusão que chegamos ao analisar a nossa situação atual com a Barcelusa, como a Portuguesa chegou a ser chamada um dia, é que a nossa ilustre diretoria R&T com Andrés na direção do barco, esqueceu que o Corinthians não é deles, e que administrar é tomar decisões!

E que se você erra numa determinada decisão, é necessário consertar o tal erro.

Se você conduz um barco e sai fora da sua rota, é preciso avaliar a situação rapidamente e corrigir essa rota! Senão ia danos podem ser incalculáveis!

Mas, parece que a R&T do AS pensa que eles vivem num mundo paralelo e desta forma não tem consequências danosas para o Clube!

Lamentável, AS! Você era o cara na sua outra gestão!