Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Jogo Posicional - CounterPressing (Marcação Pressão)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Absolon

Ranking: 624º

Absolon 4.595 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/09/2020 às 21:12
Por Absolon Soares da Silva (@absolonsoares)





Conceito do jogo posicional é:

1 - Ocorre através de uma estrutura definida previamente e uma serie de movimentos/ocupações de espaço em função de algumas variáveis, como a posição da bola, dos companheiros e dos adversários.

2 - A saída de bola é um momento importantíssimo, desde ela os jogadores já são separados em diferentes alturas do campo.

3 - Fundamental se ter amplitude e profundidade no jogo, para poder ativar mais canais de passe pelo campo todo e também conseguir espalhar mais o rival em campo.

4 - Domínio do conceito de ‘Homem Livre’’ é fundamental para a construção do jogo, esse jogador pode variar dependendo da situação de jogo, ou do local onde a bola está em campo. Além dos triângulos de jogo, famosos no Barcelona de Xavi, Iniesta e Messi, que facilitam a criação e participação do ‘’Terceiro Homem’’.

Através desses vídeos e vendo a matéria hoje no fórum do treino de marcação pressão que o Coelho realizou me pergunto: não faziam isso antes?

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/358506/coelho-cobra-perde-pressiona-e-evolucao-defensiva-em-treino-do-corinthians-veja-provavel-time Coelho cobra Coelho cobra 'perde-pressiona' e evolução defensiva em treino do Corinthians; veja provável time Na manhã deste domingo, o elenco comandado pelo técnico Dyego Coelho fez uma atividade de marcação-pressão e deu atenção especial para os trabalhos de defesa meutimao.com.br meutimao.com.br Falta capacidade pulmonar aos atletas pra realizar esse tipo de marcação tão 'Vital' no processo de recuperação da bola quando perde? Os vídeos e artigo acadêmico que li diz nitidamente que independe da plataforma de jogo (4-4-2/4-2-3-1/3-4-3 etc) para se praticar o jogo posicional. Já li tópicos dizendo que com Xavier, Roni, Cantillo, Luan, Cazares e Otero é possível fazer um meio de responsa, porem ele são capazes de fazer o jogo posicional? Melhor nossa defesa é capaz de sair jogando trocando passes sem rifar a bola ao adversário? Se pra todas as perguntas a resposta for não! Então é hora sim de 2021 ser um ano de reformulação no elenco, e este ano de reconstrução na diretoria. Destaque para o vídeo de Henry onde ele diz: Desobedeci Pep e ele me tirou num jogo que fiz gol'. Como falta técnicos assim no Brasil! Em breve mais post sobre conceitos e técnicos e soluções para o time do Corinthians.

Artigo Acadêmico: Jogo Posicional por Leandro Zago

https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Jogo-de-Posi%C3%A7%C3%B5es-e-o-Counter-Pressing_Leandro-Zago.pdf https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Jogo-de-Posi%C3%A7%C3%B5es-e-o-Counter-Pressing_Leandro-Zago.pdf universidadedofutebol.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Antonio Godoy Junior

Ranking: 516º

Antonio 5.287 posts

@antonio.godoy.junior em 28/09/2020 às 16:30

No papel tudo lindo e maravilhoso porém com jogadores que temos aqui, que são anti profissionais que não aceitam banco, não concordam com horários de treinos, discordam das medidas tomadas pelo seu treinador, que não há hierarquia, que não entendem que o CT é local de trabalho, de treino, de corrigir os erros, nossos jogadores não aceitam cumprir funções dentro do campo, enfim tudo aquilo que na Europa é normal sendo assim eu acredito que o time tem que jogar para frente, não precisa ser craque para fazer uma tabela e tocar e correr para receber o passe e sempre para frente, é ridículo quando a bola está no meio campo e é recuada para trás, é ridículo a bola estar de posse do zagueiro que passa para o lateral que a devolve para o zagueiro ou seja a bola não sai do campo de defesa, é ridículo ver seu time com a saída de bola em vez de procurar o ataque fazem o contrário passam a bola para o zagueiro e volta o ciclo vicioso novamente a bola está no seu campo de defesa, não entendo pois nem na várzea jogamos assim, na saída de bola já buscamos atacar, pois caso não faça gol não irá ganhar jogo algum

Foto do perfil de Marcel Luis

Ranking: 5.480º

Marcel 465 posts

@mduarte em 28/09/2020 às 16:08

'Confie nos seus companheiros de time'

Aí o cara olha e vê o avelar na zaga e o everaldo na ponta... Lá se foi o jogo posicional

Foto do perfil de Felipe Guimarães Ferreira

Ranking: 5.208º

Felipe 501 posts

@felipe.ferreira52 em 28/09/2020 às 16:06

Mateus Vital assistindo esse vídeo já teria se olhado no espelho umas 4 vezes.

Foto do perfil de Renan #avelargênio

Ranking: 618º

Renan 4.634 posts

@clayson.x.bola em 28/09/2020 às 15:29

Coloca isso na cabeça do michel macedo, avelar, ramiro & CIA kkkkkkkk

Publicidade

Foto do perfil de Guilherme Ginjo

Ranking: 540º

Guilherme 5.111 posts

@guilherme.ginjo em 28/09/2020 às 15:29

O primeiro vídeo é chato pra cacete, o do Henri é sensacional

Foto do perfil de Jean

Ranking: 1.056º

Jean 2.970 posts

@jean.macedo3 em 28/09/2020 às 15:19

Belo tópico. Um dos melhores que já vi por aqui.

Parabéns!

Foto do perfil de Anderson Christiano De Queiroz Freire

Ranking: 6.609º

Anderson 348 posts

@andersoncqf em 28/09/2020 às 15:06

Num elenco em que os jogadores não demonstram vontade alguma, pode colocar o técnico que for e o esquema que for que não adianta.

Foto do perfil de Rod Taki

Ranking: 1.426º

Rod 2.230 posts

@john.t em 28/09/2020 às 14:42

O estilo tem que agradar a panela. Acho que a panela não curte estilo.