Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Jogo Posicional - CounterPressing (Marcação Pressão)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Absolon

Ranking: 624º

Absolon 4.595 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/09/2020 às 21:12
Por Absolon Soares da Silva (@absolonsoares)





Conceito do jogo posicional é:

1 - Ocorre através de uma estrutura definida previamente e uma serie de movimentos/ocupações de espaço em função de algumas variáveis, como a posição da bola, dos companheiros e dos adversários.

2 - A saída de bola é um momento importantíssimo, desde ela os jogadores já são separados em diferentes alturas do campo.

3 - Fundamental se ter amplitude e profundidade no jogo, para poder ativar mais canais de passe pelo campo todo e também conseguir espalhar mais o rival em campo.

4 - Domínio do conceito de ‘Homem Livre’’ é fundamental para a construção do jogo, esse jogador pode variar dependendo da situação de jogo, ou do local onde a bola está em campo. Além dos triângulos de jogo, famosos no Barcelona de Xavi, Iniesta e Messi, que facilitam a criação e participação do ‘’Terceiro Homem’’.

Através desses vídeos e vendo a matéria hoje no fórum do treino de marcação pressão que o Coelho realizou me pergunto: não faziam isso antes?

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/358506/coelho-cobra-perde-pressiona-e-evolucao-defensiva-em-treino-do-corinthians-veja-provavel-time Coelho cobra Coelho cobra 'perde-pressiona' e evolução defensiva em treino do Corinthians; veja provável time Na manhã deste domingo, o elenco comandado pelo técnico Dyego Coelho fez uma atividade de marcação-pressão e deu atenção especial para os trabalhos de defesa meutimao.com.br meutimao.com.br Falta capacidade pulmonar aos atletas pra realizar esse tipo de marcação tão 'Vital' no processo de recuperação da bola quando perde? Os vídeos e artigo acadêmico que li diz nitidamente que independe da plataforma de jogo (4-4-2/4-2-3-1/3-4-3 etc) para se praticar o jogo posicional. Já li tópicos dizendo que com Xavier, Roni, Cantillo, Luan, Cazares e Otero é possível fazer um meio de responsa, porem ele são capazes de fazer o jogo posicional? Melhor nossa defesa é capaz de sair jogando trocando passes sem rifar a bola ao adversário? Se pra todas as perguntas a resposta for não! Então é hora sim de 2021 ser um ano de reformulação no elenco, e este ano de reconstrução na diretoria. Destaque para o vídeo de Henry onde ele diz: Desobedeci Pep e ele me tirou num jogo que fiz gol'. Como falta técnicos assim no Brasil! Em breve mais post sobre conceitos e técnicos e soluções para o time do Corinthians.

Artigo Acadêmico: Jogo Posicional por Leandro Zago

https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Jogo-de-Posi%C3%A7%C3%B5es-e-o-Counter-Pressing_Leandro-Zago.pdf https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Jogo-de-Posi%C3%A7%C3%B5es-e-o-Counter-Pressing_Leandro-Zago.pdf universidadedofutebol.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Chora_porco

Ranking: 1.615º

Chora_porco 2.010 posts

@jm.corinthiano em 28/09/2020 às 13:37

Quem negativa um tópico desses?

Foto do perfil de Davi De Oliveira

Ranking: 3.811º

Davi 768 posts

@davi.de.oliveira1 em 28/09/2020 às 13:28

Esse é aquele primeiro conceito de marcação que se aprende no futsal, pelo menos era na minha época júnior. Claro que é muito diferente, mas quem foi do futsal para o campo sabe como esse conceito te marca para sempre.

Foto do perfil de Antonio Laecio Souza Silva

Ranking: 3.138º

Antonio 979 posts

@antonio.laecio.souza em 28/09/2020 às 12:54

Espero que o Corinthians pare de tomar gols.

Foto do perfil de Rodrigo De Souza

Ranking: 5.680º

Rodrigo 442 posts

@souza129 em 28/09/2020 às 12:44

Seria muito bom, porém toda r formulação passa por tempo. E tempo é inimigo da nossa torcida que quer tudo para ontem, menos cobrar quem realmente mereça ser cobrado. Resumindo no Brasil não funciona enquanto não se mudar a cultura pessoal

Publicidade

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.226 posts

@reyes em 28/09/2020 às 12:12

A melhor posição da maioria é no banco ou fora do Corinthians

Foto do perfil de Silva Silva

Ranking: 191º

Silva 9.809 posts

@hellton em 28/09/2020 às 12:11

A equipe precisa de jogadores adequados pra cumprir determinados estilos de jogo. Não é preciso ter uma equipe repleta de craques, claro que isso ajuda, mas se você tiver jogadores voluntariosos e que se encaixam dentro do padrão que procura, é possível fazer uma boa equipe.

Quantos craques tem o Dela Valle? O River Plate? Só pra citar duas maneiras de jogar consolidadas. As duas equipes são formadas por jogadores normais, mais que mantém um padrão, cada um sabe exatamente o que fazer e o treinador tem as peças necessárias que colocam as ideias em prática.

Parece que no Corinthians os jogadores não conseguem de adaptar a nenhuma modelo, é um bando solto em campo. Dificilmente com esse elenco teríamos uma equipe pra frente e com equilíbrio, tanto é que o ex treinador não conseguiu.

Foto do perfil de Samuel França

Samuel 70 posts

@samuel.franca4 em 28/09/2020 às 12:10

Ractiti

Foto do perfil de Fic Donetts

Ranking: 7.364º

Fic 288 posts

@fictional em 28/09/2020 às 11:59

Aí é que tá o negócio: é um estilo de jogo que depende até mais da vontade e da preparação física do jogador do que da própria técnica do mesmo

Fiz um tópico lá no começo do ano falando sobre as pretensões táticas do Tiago Nunes e falei disso aí. Dito e feito: o negócio deu ruim porque o elenco é cheio de pé de rato sem vontade e que não corre em campo. Como é possível aplicar counterpressing em um time que simplesmente não corre?

É uma mistura de falta de capacidade pulmonar (o que é culpa da equipe de preparação física, que não é lá grandes coisas desde que a seleção levou todo mundo junto com o Tite) com falta de vergonha na cara.

Comissão é algo que até dava pra mudar, mas a diretoria não deu respaldo para o Tiago fazer isso e até se irritou quando ele falou que existiam áreas sucateadas dentro do clube. A falta de vergonha na cara, no entanto, é algo que exige pulso firme do treinador e isso é algo que faltou no técnico anterior tanto por falta de experiência quanto por falta de respaldo (o que deu no que deu com a panelinha).

E sei lá, não sei se o Coelho tem essa experiência e esse respaldo da diretoria. Acho, inclusive, que ele tá sendo tão 'paizão' assim justamente porque sabe que se tiver o pulso firme necessário a panelinha derruba ele.