Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

China - novo Eldorado de jogadores medianos

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Cristiano

Ranking: 3.625º

Cristiano 819 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/02/2015 às 10:25
Por Cristiano Andrade (@crispity)

Equipes chinesas vieram ao Brasil e levaram os destaques de Cruzeiro (Everton Ribeiro e Ricardo Goulart), Grêmio (Barcos e Marcelo Moreno) e agora Jadson...

O que há por traz disso?

Não é novidade, assim como algum tempo atrás equipes da Ucrânia e da Rússia fizeram, e como sempre vemos jogadores indo para os mais variados países do Oriente Médio, agora há a China.

Em comum, todos estes mercados tem a dificuldade de trazer jogadores realmente de ponta, não por falta de dinheiro, mas porque os atletas de ponta não querem ir para lá). Assim apelam a jogadores brasileiros e eventualmente um ou outro africano de ponta em final de carreira (Eto, Drogba).

Por que os brasileiros entram na conta?

1 - Os salários oferecidos são muito elevados, similares a de atletas de ponta nas principais ligas europeias (de ponta, excluindo-se os 20/30 melhores do mundo). Equipes médias europeias não conseguem bater essas ofertas dos chineses.

2 - Atletas europeus não se submetem facilmente a sair de seus países (ou da organização das principais ligas e seus países) para se mudar para países em desenvolvimento como China, Índia, México ou Brasil, nem mesmo Rússia e Ucrânia), assim os chineses voltam seu canhão para os sul-americanos e africanos.

3 - Há atletas que vêem sua carreira com a ambição de fazer história no esporte, e há atletas que vêem a carreira 'apenas' com a ambição do dinheiro. Sem julgamento de valor, de dizer se está certo ou errado, mas a média do jogador brasileiro não pensa em fazer história, e pensa em fazer sua 'independência financeira 4 ou 5 vezes'. Obviamente há exceções, desde jogadores espetaculares como Neymar, até jogadores como Pato (que se recusa a jogar em ligas menores e só está no Brasil porque é brasileiro, e se recusa em jogar em equipes menores, e por isso o Timão ainda não conseguiu negociá-lo).

4 - Empresários ganham comissões mais gordas nas negociações com equipes fora do eixo europeu

5 - Jogadores brasileiros (assim como os clubes) são reféns de empresários. Muitos empresários fazem diversos empréstimos pessoais para clubes e atletas em troca de participação em contratos ou direitos econômicos (não estou afirmando que Jadson tivesse alguma situação como essa). Assim, quando surge a oportunidade de negociação, atletas vêem também como oportunidade de se livrar daquela dívida com o empresário, assim como os clubes.

No caso do Jadson some-se os seguintes aspectos:

1 - Jadson sabe de sua instabilidade e que isso pode levar a desvalorização de um próximo contrato

2 - Jadson sabe que na China ele joga até manco, sem a pressão de jogar no Timão

3 - o Corinthians nem pensou em discutir uma extensão de contrato com Jadson nesse momento, até porque se Lodeiro não tivesse saído e Tite não tivesse pedido para ele ficar, já teria sido negociado com o Flamengo

4 - Jadson tem 31 anos, improvável que tenha outra oportunidade de contrato tão vantajoso

5 - Certamente para o Corinthians é uma oportunidade de ouro de recuperar um pouco do investimento feito no Pato (Jadson veio em troca do empréstimo do Pato), ainda mais que daqui a 3 meses Jadson pode assinar um pré-contrato

6 - Em Dezembro desse ano dirigentes e torcida colocavam Jadson como jogador dispensável

7 - Jadson já passou 7 anos na Ucrânia, parece nào se incomodar com a distância da pátria amada

8 - Definitivamente Jadson não tem nenhuma ambição em servir a seleção

Resumo: negociação boa para todo mundo. Obrigado Jadson, especialmente pelo jogo memorável contra o SPFC na Libertadores. Boa sorte e fique rico. O Corinthians se virará bem sem ti, gratos pelos serviços prestados, mas em 2 anos ninguém lembrará muito de ti.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Felipe Checkmat

Ranking: 708º

Felipe 4.144 posts

@felipe.fiel em 24/02/2015 às 11:24

Perfeito. Falou tudo.

O Magic Jadshow faz bem, acho que eu faria igual (se eu fosse profissional e não corinthiano doente). Se ele ficar, e mês que vem jogar 3 partidas ruins a gente pede para tirar do time, colocar na reserva para sempre, e vamos na casa dele xingar ele de grosso, de bambi, de chinelinho...

Ai ele fica uns 2 aninhos na china jogando para o gasto, 1 milhão por mês, e se pá ainda volta com tempo de fazer mais um contrato com algum time por aqui.

Foto do perfil de Silvio Antonio  De  Souza

Ranking: 3.357º

Silvio 901 posts

@silvaosilvao em 24/02/2015 às 10:48

Boa sorte no futebol chineis