Entendam o Pivô que o Tite quer... E por que eu não consigo entender o Adenor

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

João #233 @joaovitalfn em 08/08/2015 às 09:06

O centroavante 'pivô', também conhecido como Jogador Alvo, é aquele cara de força bruta e finalização forte, também é bom pelo ar devido a possuir boa estatura. Geralmente é aquele cara que não perde em força para o zagueiro e é capaz de segurar a bola de costas para o gol por alguns segundos, esperando a aproximação de um colega ou a oportunidade de virar e chutar para o gol. Como o próprio nome diz, ele é inspirado na posição de futsal pivô, que é caracterizada por esse tipo de jogada. No Brasil nomes como Adriano, Damião, Fernandão e Aloísio, são alguns exemplos desse tipo de jogador.

Mas o Tite não quer só isso do jogador. O jogador que o Tite quer não é um pivô, pura e simplesmente. Ele quer um 'Atacante Completo', um cara que consiga jogar isolado no ataque e marque gols. Poucas vezes vemos atacantes capazes de tal proeza, jogadores que marcam gols isolados requerem um alto grau de técnica, força e determinação. Além de uma vontade de vencer enorme.

No futebol eu vi poucos jogadores que conseguiam jogar praticamente sozinhos. Sem depender dos companheiros a sua volta e que conseguia tirar leite de pedra em times quase ruins. Ibrahimovic, Didier Drogba, Tevez, Rooney... Jogadores fortes, rápidos e que conseguem criar jogadas para si mesmos. A questão é... Quantos deles exitem no mundo? Quantos jogadores são capazes de serem craques independente do time em que jogam? Quantos desses estariam disponíveis para vir para o Corinthians a um valor aceitável.

Pivô por pivô, até o Souza é. E de certa qualidade há de se convir. A questão é que o jogador que o Tite quer é um Ronaldo (e não me importa se você pensou no Cristiano ou no Nazário, ambos elevariam a qualidade de qualquer time)... Quase nenhuma seleção no mundo consegue achar esse jogador e quando acha, não tem um reserva a altura. Como o Corinthians vai achar? Acho que os passeios pela Europa mudaram a realidade do Tite, e ele espera que o Corinthians encontre um Mario Gomez logo ali, escondido no fim do mundo, em algum time medio/pequeno.

Falta para ele perceber que o melhor jeito de encontrar um centroavante que marque gols, é perceber que os atacantes que estão no clube são todos de velocidade, de aproximação, de tabelas. São os verdadeiros centroavantes, jogadores que não ficam só parados lá na frente, esperando a oportunidade de decidir o jogo. Se Renato, Malcom e Jadson não encostarem no Luciano, ele vai render tanto quanto o Love. Se não houverem tabelas e rotação das posições, o time não vai render. Temos meias e atacantes rápidos e técnicos, por que não tirar proveito disso, ao invés de esperar que algum deles resolva virar o que não são?

Falta coragem de mudar e assumir o erro. Falta talvez um pouco de sentar e pensar. Por que o Love não marca gols? Por que o Romero não marca gols? Por que Mendonza caiu de produção? Por que o time recebe tão poucas faltas perto da área e tem 4 cobradores de falta dentro de campo que podem decidir a partida numa jogada dessas? O que falta para meu time golear todo mundo? Para que tenham medo de jogar contra mim e mudem seu esquema tático para tentar me parar (lembram em 2009? Que TODOS os times mudavam o esquema tático para tentar contem o nosso ataque? ). Falta um pouco te paciência, é legal o técnico ter uma ideia e tentar implementar ela. Mas desde que ele tenha peças para usar esse esquema. Hoje o Corinthians se beneficiaria muito mais de um Falso 9, do que de um Pivô.

Vai Corinthians e perdoem-me pelo texto grade.

1.701 visualizações e 68 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Mooloko Mauricio #572 @mooloko em 08/08/2015 às 10:24

O grande técnico resolve com as peças que tem; sabe onde pode tirar mais de cada jogador e faz adaptação no esquema para que, somando tudo, jogadores onde rendem mais + esquema, potencializa o rendimento do time.

Abraço.

Douglas Aparecido #4.409 @douglas.aparecidoakt em 08/08/2015 às 10:22

Concordo mas seria bom ter variedades de atacantes, porque o Tite poem no time jogadores por merecimento como o Luciano vai no lugar do love, e assim veremos se a melhor formação é com pivô ou sem.

Mas eu queria que ele colocasse o Gabriel vasconcellos porque o cara é raçudo estilo Timão.

Últimas respostas

Antonio Godoi Junior #37 @junior.junior5 em 11/08/2015 às 14:20

Concordo plenamente

João #233 @joaovitalfn em 10/08/2015 às 17:16

" "

Pra realidade nacional? Não tem...

Publicidade

Edgard Alan Souza #967 @edgard.alan em 11/08/2015 às 08:21

Tite precisa é de um super-heroi pra ser o camisa 9.

Um jogador que marque a saída de bola, recue até a intermediaria, seja forte pra segurar a bola e trombar com os zagueiros e ainda entrar na área e ser o matador do time.

Qual jogador conseguiu fazer isso por mais de 6 meses com Tite, em toda sua carreira?

Fernando ... #18 @fernando.cortezzi em 11/08/2015 às 08:05

Bom, cada um vê de um jeito né...

João #233 @joaovitalfn em 10/08/2015 às 17:16

" "

Para fazer o pivô? Ele tem sim, no último ano dele aqui ele segurava a bola até receber falta, e de quebra ganhou um monte de pênalti em 2010.

Maria Das Graças #2 @gracinhado.timao em 11/08/2015 às 07:10

É verdade.

Paulo #932 @pauloroberto em 10/08/2015 às 19:18

" "

Deveriam dirigir o Barcelona, Bayer, Real Madrid porque eles aqui entendem muito, sabem de tudo os caras são Jesus Cristo de tão perfeito que são!

Tá doido meu...

Raquel Brandao #57 @raquelbr em 10/08/2015 às 20:30

ótimo post, boa observacao. Acho que o Tite na verdade não tem visão nenhuma. Ele não é o técnico que sabe tirar leite de pedra. Ele não sabe lapidar jogador, tirar coisas melhores de cada. Ele acha que só porque ele sabe fazer um esquema competitivo, isso já é suficiente. Na cabeça dele não passa mudar essa merda de esquema, só passa que ele tem que achar a disgraca do pivô. Esse jogador que ele quer, hoje, no futebol Brasileiro, só existe na minha opiniao o Guerrero e Pratto. Mesmo que o Pato voltasse hoje ele colocaria ele pra ficar fazendo pivozinho. é um absurdo ele não testar o Jaba por exemplo. Pra mim, um ótimo jogador com muito potencial, mas não adianta amigo. Só se livrando dele mesmo...

Alex Ellias #3.020 @alex.ellias em 10/08/2015 às 19:39

Galera uma Coisa é Fato!

Agradando ou não o Tite vem fazendo um trabalho legal senão ele não estaria muito tempo na vice liderança, pois se fosse fácil todos os times estariam também...kkkk

Tite foi campeão de tudo! E nunca mais nunca outro técnico fez isso no Timão

Então galera deixa ele trabalhar e amadurecer esse time...

Pois foi ele quem montou o time campeão da nossa Liberta e do Mundial contra o chelsea.

O Tite sab montar time no Estilo Corinthians!

Paulo Roberto #932 @pauloroberto em 10/08/2015 às 19:19

Não na boa, você é muito bom, não sei como ainda não olharam para você...

João #233 @joaovitalfn em 10/08/2015 às 17:15

" "

Na verdade eu treino sim um time, mas isso não vem ao caso. =)

Paulo Roberto #932 @pauloroberto em 10/08/2015 às 19:18

Deveriam dirigir o Barcelona, Bayer, Real Madrid porque eles aqui entendem muito, sabem de tudo os caras são Jesus Cristo de tão perfeito que são!

Tá doido meu...

Maria #2 @gracinhado.timao em 10/08/2015 às 15:54

" "

Diria mais são Super técnicos.

João . #233 @joaovitalfn em 10/08/2015 às 17:16

Pra realidade nacional? Não tem...

Antonio #37 @junior.junior5 em 10/08/2015 às 15:54

" "

Vai ser difícil achar alguém com essas características

João . #233 @joaovitalfn em 10/08/2015 às 17:16

Para fazer o pivô? Ele tem sim, no último ano dele aqui ele segurava a bola até receber falta, e de quebra ganhou um monte de pênalti em 2010.

Fernando #18 @fernando.cortezzi em 10/08/2015 às 15:50

" "

Parei de ler quando você disse que o Souza tem certa qualidade...