Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Entendam o Pivô que o Tite quer... E por que eu não consigo entender o Adenor

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de JOAO

Ranking: 298º

Joao 7.643 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/08/2015 às 09:06
Por JOAO VITAL (@joaovitalfn)

O centroavante 'pivô', também conhecido como Jogador Alvo, é aquele cara de força bruta e finalização forte, também é bom pelo ar devido a possuir boa estatura. Geralmente é aquele cara que não perde em força para o zagueiro e é capaz de segurar a bola de costas para o gol por alguns segundos, esperando a aproximação de um colega ou a oportunidade de virar e chutar para o gol. Como o próprio nome diz, ele é inspirado na posição de futsal pivô, que é caracterizada por esse tipo de jogada. No Brasil nomes como Adriano, Damião, Fernandão e Aloísio, são alguns exemplos desse tipo de jogador.

Mas o Tite não quer só isso do jogador. O jogador que o Tite quer não é um pivô, pura e simplesmente. Ele quer um 'Atacante Completo', um cara que consiga jogar isolado no ataque e marque gols. Poucas vezes vemos atacantes capazes de tal proeza, jogadores que marcam gols isolados requerem um alto grau de técnica, força e determinação. Além de uma vontade de vencer enorme.

No futebol eu vi poucos jogadores que conseguiam jogar praticamente sozinhos. Sem depender dos companheiros a sua volta e que conseguia tirar leite de pedra em times quase ruins. Ibrahimovic, Didier Drogba, Tevez, Rooney... Jogadores fortes, rápidos e que conseguem criar jogadas para si mesmos. A questão é... Quantos deles exitem no mundo? Quantos jogadores são capazes de serem craques independente do time em que jogam? Quantos desses estariam disponíveis para vir para o Corinthians a um valor aceitável.

Pivô por pivô, até o Souza é. E de certa qualidade há de se convir. A questão é que o jogador que o Tite quer é um Ronaldo (e não me importa se você pensou no Cristiano ou no Nazário, ambos elevariam a qualidade de qualquer time)... Quase nenhuma seleção no mundo consegue achar esse jogador e quando acha, não tem um reserva a altura. Como o Corinthians vai achar? Acho que os passeios pela Europa mudaram a realidade do Tite, e ele espera que o Corinthians encontre um Mario Gomez logo ali, escondido no fim do mundo, em algum time medio/pequeno.

Falta para ele perceber que o melhor jeito de encontrar um centroavante que marque gols, é perceber que os atacantes que estão no clube são todos de velocidade, de aproximação, de tabelas. São os verdadeiros centroavantes, jogadores que não ficam só parados lá na frente, esperando a oportunidade de decidir o jogo. Se Renato, Malcom e Jadson não encostarem no Luciano, ele vai render tanto quanto o Love. Se não houverem tabelas e rotação das posições, o time não vai render. Temos meias e atacantes rápidos e técnicos, por que não tirar proveito disso, ao invés de esperar que algum deles resolva virar o que não são?

Falta coragem de mudar e assumir o erro. Falta talvez um pouco de sentar e pensar. Por que o Love não marca gols? Por que o Romero não marca gols? Por que Mendonza caiu de produção? Por que o time recebe tão poucas faltas perto da área e tem 4 cobradores de falta dentro de campo que podem decidir a partida numa jogada dessas? O que falta para meu time golear todo mundo? Para que tenham medo de jogar contra mim e mudem seu esquema tático para tentar me parar (lembram em 2009? Que TODOS os times mudavam o esquema tático para tentar contem o nosso ataque? ). Falta um pouco te paciência, é legal o técnico ter uma ideia e tentar implementar ela. Mas desde que ele tenha peças para usar esse esquema. Hoje o Corinthians se beneficiaria muito mais de um Falso 9, do que de um Pivô.

Vai Corinthians e perdoem-me pelo texto grade.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Carlos Dal Ponte

Ranking: 373º

Carlos 6.478 posts

@carlos.dal.ponte em 08/08/2015 às 10:14

Parabéns pelo post, muito lúcido e reflete a realidade, como ser um time mais agressivo sem agredir? Já que apenas um jogador tem essa função no esquema?

Foto do perfil de Luiz Otávio

Ranking: 341º

Luiz 6.878 posts

@negan em 08/08/2015 às 09:42

Na verdade, não precisa ser um cara que fique parado igual um poste lá na frente

Esse bendito ser só precisa segurar a bola para os meias saírem lá de trás, tem que saber dar uma movimentação ao ataque e ser um bom finalizador

Basicamente e um centroavante ao estilo Tite, pois ter alguém que fique saiba segurar a bola as vezes é bom, o time sofre muito para sair lá de trás em alguns jogos, maiores exemplos foram contra palmares no Paulista que não tínhamos o guerrero e contra o atlético que eles ficaram martelando o tempo todo

Dizer que o Tite pede um poste para ficar ali na frente e ser corneta, Love, guerrero e até o Danilo quando joga não fica fixo

Foto do perfil de João Vitor

Ranking: 2.312º

João 1.386 posts

@jvrsccp em 08/08/2015 às 09:24

Só li verdades. Parabéns!

Foto do perfil de Danilo Nogueira

Ranking: 186º

Danilo 10.043 posts

@thedanilo27 em 08/08/2015 às 09:08

Qualquer atacante, qualquer um, sofre nas mãos do Tite.