Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Tite, Começo da sua carreira

Foto do perfil de Felipe

Felipe 90 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/09/2015 às 09:52
Por Felipe Rodrigues (@felipe.rodrigues.a)

Começo como jogador

Tite começou sua carreira como volante no Caxias, em 1978. Em 1984 foi vendido para o Esportivo de Bento Gonçalves. Em 1985, foi para Portuguesa.

No ano seguinte, foi para o Guarani, clube onde alcançou seu auge, sendo vice-campeão no Campeonato Brasileiro de 1986 e no Campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União), além de também ter sido vice-campeão noCampeonato Paulista de 1988.

Tite foi obrigado a encerrar prematuramente a sua carreira, com apenas 28 anos, devido a uma série de lesõesnos joelhos, inclusive com ruptura de ligamento, perdendo a mobilidade de uma das pernas. Até hoje não consegue dobrar um dos joelhos.[2]

Como treinador

Tite tornou-se treinador em 1990, dirigindo o time do Guarany de Garibaldi. Treinou diversos times medianos gaúchos como Veranópolis (1992-1993-1994-1995-1998), ganhando a segunda divisão gaúcha em 1993. Depois, assumiu o Ypiranga de Erechim (1996), e posteriormente o Juventude (1997).

Primeiros sucessos

Em 2000, é contratado pelo Caxias. No Campeonato Gaúcho de 2000, faz uma campanha surpreendente, levando o clube a ser campeão sobre o Grêmio, de Ronaldinho Gaúcho e Cláudio Pitbull, sendo que até goleou a equipe dePorto Alegre por 3 a 0 na primeira partida. Na segunda partida, no Olímpico, a equipe de Caxias do Sul empata por 0 a 0, sagrando-se campeã. Com isso, Tite desperta atenção na imprensa gaúcha e nos times grandes de Porto Alegre.

Em 2001, devido ao grande sucesso no Caxias, Tite é contratado pelo Grêmio, justamente o time que havia derrotado. No Grêmio, sagra-se campeão do Campeonato Gaúcho de 2001, ficando em primeiro no octogonal da primeira fase, e derrotando o Juventude nas duas partidasfinais, por 3 a 2 fora e 3 a 1 no Olímpico. Com o título, Tite se firma na equipe gaúcha.

No mesmo ano, também leva o Grêmio à conquista da Copa do Brasil, passando por Villa Nova (na 1ª Fase), Santa Cruz (na 2ª Fase), Fluminense (nas oitavas-de-final), São Paulo (nas Quartas-de-final), Coritiba (nas Semifinais), para pegar o Corinthians, de Marcelinho Carioca e Müller nas finais. Na primeira partida, no Olímpico, empata por 2 a 2. Depois, no Morumbi lotado, vence por 3 a 1, consolidando o título, sendo o primeiro nacional de Tite. Depois, permaneceria no Grêmio até 2003.

Outras passagens

Depois do Grêmio, dirigiu o São Caetano por dois anos, e em 2004 montou o time que fora campeão Paulista com Muricy Ramalho.

Mais tarde naquele ano, assumiu o Corinthians e levou o time (que beirava o rebaixamento) ao quinto lugar da tabela. No ano seguinte com a chegada do Grupo de Investimento MSI e de estrelas como o argentino Tévez, ele pediu demissão mesmo com campanha razoável no Campeonato Paulista. O motivo de seu pedido de demissão seria a oposição a Kia Joorabchian, que não acreditava que Tite fosse o técnico ideal para a atual equipe do Corinthians e que, segundo Tite, Kia havia tentado interferir na maneira de comandar e escalar a equipe. Fecha-se assim seu primeiro ciclo com o time, após 53 partidas no comando da equipe paulista.

Logo depois, foi contratado pelo Atlético Mineiro para a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2005. Estreou bem, vencendo em casa o Figueirense com uma goleada de 4x1. Mas, não conseguindo administrar a equipe ao longo do ano, o Galo acabou rebaixado após 13 vitórias, 8 empates e 21 derrotas. Os 47 pontos conquistados prejudicaram o time, que ficou na 20° posição atrás do Coritiba, que possuía 49 pontos e um 19° lugar também responsável pelo descenço do time mineiro. Tite foi substituído em agosto por Marco Aurélio e posteriormente por Lori Sandri que, apesar de melhorarem significativamente o rendimento do time mineiro, não conseguiram salva-lo do rebaixamento.

Depois, assumiu o Palmeiras. Pegando o time na zona do rebaixamento, usou o período de intervalo da Copa do Mundo de 2006 para impor a sua filosofia no time e com uma recuperação fantástica começou o período pós-copa com 7 vitórias, 5 empates e 1 derrota. Mas após desavenças com Salvador Hugo Palaia, dirigente do clube, Tite foi hostilizado pela torcida e acabou sendo demitido.

No fim de 2007 foi contratado pelo Al Ain dos Emirados Árabes, mas ao fim de seis meses no comando da equipe foi demitido por não concordar com o pedido dos dirigentes para relacionar um jogador da seleção do país. Tite comandou a equipe em 25 jogos, vencendo 13, empatando seis e perdendo outras seis.

Internacional

No dia 12 de junho de 2008, a direção do Internacional anunciou a contratação de Tite para o comando do clube. A contratação de Tite foi contestada por grande parte da torcida colorada, devido ao sucesso dele no Grêmio, arquirrival do Inter.

Desde então Tite levou o time ao 6º lugar no Brasileirão de 2008 e conquistou a Copa Sul-americana de 2008, sobre o Estudiantes de La Plata, com gol de Nilmar nos últimos minutos da prorrogação. Na Sul-Americana, antes do Estudiantes, o Inter havia desclassificado o Grêmio (na Primeira Fase), o Universidad Católica (nas Oitavas), o Boca Juniors (nas Quartas) e o Chivas Guadalajara (nas Semifinais).

Ainda conquistou o Campeonato Gaúcho de 2009, sobre o Grêmio, além de ter feito uma boa campanha na Copa do Brasil de 2009, perdendo na final para o Corinthians deRonaldo Fenômeno, Dentinho e André Santos, e deixando para trás equipes como Flamengo e Coritiba. Além disso, foi vice da Recopa Sul-Americana de 2009, perdendo para a LDU de Quito. No mesmo ano, foi campeão da Copa Suruga Bank, disputada no Japão, sobre o Oita Trinita.

No Brasileirão de 2009, teve um bom início, ficando em primeiro lugar no primeiro turno. Depois, no segundo turno, colecionou uma série de maus resultados contra equipes de pequeno porte e grande oscilação. Devido ao baixo rendimento refletido em maus resultados dentro e fora do Beira-Rio, no dia 5 de outubro de 2009 o Internacional rescindiu o contrato com Tite.[3] [4]

Al-Wahda

Em 31 de agosto de 2010, Tite foi anunciado como novo técnico do Al-Wahda, dos Emirados Árabes.[5] Com a demissão do técnico Adílson Batista, do Corinthians, Tite acertou o seu contrato com o clube paulista em 15 de outubro de 2010. Para assumir a equipe, precisou ser liberado pelo Sheik dono do Al-Wahda, clube que comandou por apenas 5 partidas. Três dias depois foi anunciado que Tite foi liberado, sendo o novo técnico do Corinthians.[6]

Retorno ao Corinthians]Campeonato Brasileiro de 2010

Tite volta ao Corinthians, em 2010, faltando oito partidas para o fim do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010, com a missão de reerguer a equipe, que lutava pelo título e passava por um momento difícil, com quase dez partidas sem vencer, o que tinha culminado com a demissão de seu antecessor Adilson Batista.

Logo em sua estreia, Tite derrota o rival Palmeiras por 1 a 0, com gol de Bruno César. Embora não tenha conquistado o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010 pelo Corinthians, teve um ótimo desempenho em suas 8 partidas ao final do torneio, com 5 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota. Nestas partidas, a equipe marcou 13 gols e sofreu apenas 3 gols. A equipe termina na terceira colocação, conquistando vaga para a Pré-libertadores e Tite se firma, renovando para 2011.

Desclassificação da Libertadores de 2011

Estreando no Paulistão 2011 em 16 de janeiro de 2011, o time venceu a Portuguesa por 2 a 0. A equipe se preparava para as decisivas partidas contra o Deportes Tolima, daColômbia, pela Pré-libertadores. A primeira, no Pacaembu, terminou empatada por 0 a 0, já gerando desconfianças pela torcida. Na partida de volta, no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, o time joga muito mal, finalizando poucas vezes e acaba derrotado por 2 a 0. A desclassificação prematura da equipe gerou fúria da torcida e uma série de protestos, e a demissão de Tite, que foi muito criticado por escalar três volantes e três atacantes, ficando sem um jogador de armação, era vista como certa. Entretanto, no dia seguinte, o então presidente do clube, Andrés Sanchez, confirma a permanência de Tite no comando da equipe.

Dias depois, Ronaldo Fenômeno anunciava a sua aposentadoria, Roberto Carlos e Jucilei saiam para o Anzhi Makhachkala, da Rússia e Bruno César fechava com o Benfica(apesar de ir embora após o término do Paulistão). A equipe, que já estava sem Elias, negociado no final de 2010, ficava ainda mais desfigurada. Além disso, Dentinho seria negociado com o Shakhtar Donetsk. Portanto, cabia a Tite espantar o péssimo momento da equipe e promover uma renovação no elenco alvinegro. Para isso, contou com a volta de Liedson para o alvinegro.

Vice-campeonato Paulista de 2011

Logo após a...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Loro José

    Que time bom esse do Dell Vale

    Última resposta há 0 segundos por Maurinho Manjarola

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thi Junior

    Dell vale toca de primeira, Tonhão manda quebrar

    Última resposta há 4 segundos por Andre andre

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adriano A

    OFF- Tiago Leifert sobre Cássio

    Última resposta há 7 segundos por Daniel Maya

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Alaor Silveira

    Tuca Ferretti pra transformar o CT em um quartel!

    Última resposta há 25 segundos por Henrique J.

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de renan ferreira da silva

    Vendo o time do Del Vale fazendo triangulações …

    Última resposta há 27 segundos por Mano do Mano

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jonathan Mello

    O Corinthians acabou depois desse dia

    Última resposta há 43 segundos por Nicky Santoro

    210respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RONkey

    Time do Botafogo mudou da água para vinho

    Última resposta há 45 segundos por Luis Henrique

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique José Vicente

    Del Valle é a prova...

    Última resposta há 47 segundos por Andre andre

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de O BITO DO FORUM

    Dell Valle, tapa na cara do corinthiano

    Última resposta há 52 segundos por Adriano *

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Wanderson Nascimento

    Corinthians tem um time forte?

    Criado em 54 segundos por Wanderson Nascimento

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Christian Rosenkreutz

    Cadê o relatório da E&Y? Cadê a semana da transparência? Cadê os novos parceiros

    Última resposta há 56 segundos por Tiago Mautone

    148respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Narciso Manoel Martins

    Dell valle tem um estilo de jogo parecido com o nosso!

    Última resposta há 1 minuto por Renato lopes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Adilson Amaral

    Repugnante...

    Última resposta há 1 minuto por Mateus Menezes

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Oliveira Eduardo Santos

    Quem defende Cássio não é corintiano

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Torezim

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Bruno Vinicius

    Raul Gustavo se pronunciou!

    Última resposta há 2 minutos por Nielson Da Silva costa

    70respostas

    acessar o tópico