Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Campeão mundial sem contrato, Gilmar Fubá teve previsão de seis meses de vida, venceu câncer e hoje

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Sandra

Ranking: 1º

Sandra 162.087 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/01/2020 às 07:47
Por Sandra Lima (@sandra.lima4)

'Antes eu não queria falar sobre isso. Não era o meu momento. Não queria que a imprensa usasse isso de forma sensacionalista. Agora eu estou pronto para falar e sei que minha luta pode ajudar outros que encontram-se na mesma situação', disse Gilmar, relembrando que uma luta que começou há quatro anos.

'Jogando pelo masters do Corinthians eu acabei quebrando o braço direito. Fiz três cirurgias e o osso não segurava a placa. Também começou a nascer uns caroços pelo corpo. Até que um dia eu fui internado com uma pneumonia muito forte e descobri que meus dois rins estavam parados', disse.

'O doutor Joaquim Grava me visitou e ficou surpreso: 'Como um negão forte assim, que caia, dava carrinho e já levantava pra outra quebrou os dois braços rapidamente e é internado com pneumonia?'. Aí ele ne aconselhou a fazer uma biopsia. E descobriram que eu tinha um câncer muito raro'.

'O câncer é tão raro que inicialmente falaram que eu tinha um linfoma. 'O que é isso?', perguntei. A médica disse que era o mesmo câncer que o Edson Celulari e Reynaldo Gianecchini estavam tratando. 'Ah, então só dá em cara bonito, estou tranquilo', respondi', disse, aos risos.

'Passou um semana e ela me procurou para dizer que não era linfoma. 'Tá vendo, era muito bom para ser verdade. Isso só dá em cara bonito', respondi. Ela explicou que o que eu tinha se chama mieloma múltiplo. Fiz um exame chamado pet-scan. Descobrimos que da cintura para cima eu não tinha nenhum osso inteiro'.

'O câncer já tinha comido tudo. A doença só não me matou porque eu era muito forte. A médica falou para o doutor Joaquim Grava que eu tinha seis meses de vida, mas ele não me avisou. Eu fiquei internado e fui recebendo visitas. Quem ia me ver imaginava que me veria debilitado, pra baixo, mas me encontrava feliz, brincalhão', revelou.

Talvez Gilmar Fubá não sabia, mas foi justamente a força mental que o ajudou a superar o duro diagnóstico e a enfrentar a doença.

'Todos os dias eu acordava e visitava os outros quartos do hospital. O médico dizia que eu não podia porque estava vunerável. Eu não queria saber. Eu ficava animando as pessoas. Paciente não tem que fazer fisioterapia? Então, eu ia de quarto em quarto chamando os pacientes, fazendo fila, mandando levantar as pernas, os braços'.

'Tinha um senhor corintiano que até tinha viajado para o Japão para ver o Corinthians ser campeão mundial em 2012. Ele ficou sabendo que eu estava no hospital e quis me conhecer. Ele me disse: 'Será que vou ver o Corinthians campeão de novo?'. Eu falei: 'Se você ficar deitado nessa cama não vai, irmão. Vamos levantar'. Aí a esposa dele disse que ele não andava querendo comer. Eu briguei: 'Você tá doente, tá fraco e não quer comer? Tem de comer, se alimentar. Pode sair da cama''.

Não teve um dia que Gilmar Fubá tenha se entregado. Todos os dias manteve-se firme, animado e forte mentalmente. Contrariou a previsão médica. Sorridente, hoje conta o que todos os amigos queriam ouvir: 'Eu venci o câncer. Estou curado. Agora estou operando os braços que quebrei'.

A maior lição que essa história deu para Gilmar foi a de encarar os problemas, não se abalar e ser grato ao que tem e aos amigos que ajudaram.

'Todo tempo que tenho, eu quero estar com a minha família, quero estar com amigos que me ajudaram, como o Andrés, o Yamada, o Nei, o doutor Joaquim Grava, e o Corinthians, que é a razão disso tudo', disse o ex-jogador, que vem trabalhando justamente pelo futuro do clube do Parque São Jorge.

Gilmar Fubá faz parte do departamento captação do clube. Com outros profissionais, ele busca talentos para a base alvinegra. Joias que possam ser trabalhadas, que possam ter a oportunidade de mudar de vida e trazer resultados esportivos ao Corinthians no futuro.

Um trabalho que prevê que dará frutos daqui a dois ou três anos. Então, vida longa, Gilmar Fubá!

Gilmar segura a taça do Mundial, enquanto Marcelinho beija o troféu, no Maracanã GettyImages.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Ricardo Jesus

Ranking: 684º

Ricardo 4.275 posts

@ricardo.habbo em 14/01/2020 às 07:50

Caramba que história bonita.

Foto do perfil de Anderson Sabino

Ranking: 232º

Anderson 8.998 posts

@sabino em 14/01/2020 às 10:21

Com esta torcidinha do fórum seria chamado de LIXO e pé de rato (Obs. Não que fosse craque, longe disso, mais se entregava em campo toda vez que entrava).

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Mario Moreira Da Silva

Ranking: 8.840º

Mario 211 posts

@mario.silva em 20/01/2020 às 16:07

Fubá, primeiramente agradeça a Deus. Pois ELE acha que a sua hora ainda não chegou. Quando chegar, não adianta querer ou não, todos nós iremos acertar nossas contas com ELE.

Foto do perfil de Freddy Krueger "mito"

Ranking: 3º

Freddy 65.773 posts

@kruege em 20/01/2020 às 06:08

Campeão dentro e fora de campo

Fiquei feliz quando soube que ele venceu a luta contra essa doença terrível

Foto do perfil de Antonio Benedito Panebianchi Filho

Ranking: 612º

Antonio 4.675 posts

@pereirense em 16/01/2020 às 10:41

Que luta meu amigo, e inesquecível Fubá, sua história de criança era difícil, imagine essa, incrível a força, a fé, a sua determinação, Deus contigo!

Foto do perfil de Jhow Oliveira

Ranking: 4.609º

Jhow 594 posts

@jhowoliveira em 15/01/2020 às 09:10

Sem palavras! Esse desfilou no vale da sombra e da morte caminhando como um guerreiro! Parabéns

Publicidade

Foto do perfil de João Batista

Ranking: 9.096º

João 201 posts

@joao.batista81 em 15/01/2020 às 09:03

Fixa esse tópico!

Foto do perfil de João Neto

Ranking: 196º

João 9.763 posts

@joao.sanches1 em 15/01/2020 às 06:56

Bora fixar o tópico modera.

Se fosse do Círio já estava lá desde o início!

Foto do perfil de Victor Silva

Ranking: 420º

Victor 6.095 posts

@victor.silva28 em 14/01/2020 às 21:02

Fubá você é lindo por dentro irmão! Por fora você é fraco de lata, mas seu interior poucos tem a beleza!
Vida longa negão!

Foto do perfil de Luiz Carlos Luz

Ranking: 6.346º

Luiz 372 posts

@luizcluz em 14/01/2020 às 20:59

Esse time do ano 2ooo ninguém segurava