Podemos estar desperdiçando um talento
Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/10/2020 às 14:26
Por Ewerton Souza (@ewerton.santos4)
Lucas Piton, depois do último jogo e de atuações anteriores, vem sendo criticado pela torcida principalmente pela grande deficiência defensiva que tem, mas já provou que tem grande velocidade, visão de jogo e muita técnica, então por que não testa-lo como ponta? Vários talentos brasileiros e mundiais que antes atuavam como laterais, quando deslocados para posições mais ofensivas se encontraram, abaixo trago alguns exemplos:
Éverton Ribeiro
Um jogador que está em seu auge e é uma referência no Brasil (destruindo inclusive no jogo passado que tomamos 5x1), começou aqui no Corinthians como lateral-esquerdo, mas em um empréstimo ao São Caetano foi descoberto como um grande meia. Brilhou no Coritiba, no Cruzeiro antes de ir para o Flamengo. Já foi craque do Brasileirão na nova função e ninguém mais fala em retorná-lo para a lateral.
Zé Roberto
Vice-campeão brasileiro com a Portuguesa em 1996, Zé Roberto se tornou um lateral promissor que foi contratado pelo Real Madrid já com a expectativa de se tornar um volante, já que fez a função algumas vezes no Brasil.
Quando tudo parecia encaminhado, porém, Zagallo quis que o atleta fosse lateral na Copa de 1998, o que motivou seu empréstimo ao Flamengo para atuar em sua posição original. A partir dali, porém, Zé foi para a Alemanha e se tornou e se tornou um jogador que fazia qualquer função no meio-campo. Só voltou para a lateral no fim da carreira, no Palmeiras.
Michel Bastos
Com passagens pelo Athletico Paranaense, Grêmio e Figueirense, sempre como lateral-esquerdo, Michel Bastos foi para a Europa e se transformou em um meia ou ponta que podia fazer de tudo. Se tornou ídolo como jogador ofensivo no Lyon e marcou 40 gols no clube.
Em 2010, porém, Dunga o levou para a Copa como lateral, mesmo que o atleta não fizesse mais a função há anos. Voltou ao Brasil para defender o São Paulo e revelou que odiava atuar no sistema defensivo.
Gareth Bale
Poucos lembram, mas Bale era um lateral-esquerdo de explosão física invejável no Tottenham no início da carreira.
O jogador, porém, brilhou tanto na função que se tornou uma peça ofensiva fundamental para o sucesso da equipe e se tornou um atacante de ponta de nível mundial, tanto que foi para o Real Madrid.
Enfim, podemos estar matando um talento forçando-o a jogar como lateral, sendo que sua técnica, velocidade e visão de jogo, aqui já destacadas, poderiam estar sendo melhores aproveitadas numa função ofensiva.
Fonte:
1.940 visualizações e 51 respostas neste tópico
Responder tópico
Melhores respostas
@luiz.alberto.fumio.y em 21/10/2020 às 14:58
Fagner não marcava bem no início de carreira.
É preciso ter paciência. Ele vai evoluir.
@guilbert.rodrigues em 21/10/2020 às 14:40
Falam muito disso aqui no fórum mas será que a comissão técnica já pensou nessa ideia.. Poderiam perguntar isso na coletiva do mancini.
Últimas respostas
@joao.jefferson em 22/10/2020 às 13:20
Piton é um grande jogador. O Mancini só tem que entender que ele não tem eficiência na marcação. Se colocar o moleque de ala ou um meia lateral, pode funcionar muito bem
Publicidade
@guilherme.caxias em 21/10/2020 às 19:17
Ele deveria usar mais a perna direita. Fica muito limitado jogador de uma perna só. Vide Carlos Augusto, Avelar...Eles precisam treinar mais a perna ruim
@luiz.felipe.crispino em 21/10/2020 às 19:06
Esquece ponta! O futebol brasileiro precisa de meias, criadores que se mexam por todo campo. Esse negócio de ponta encurralado no canto já era.
@jucamessias em 21/10/2020 às 19:00
Post interessante, parabéns! Bom ponto de vista!
@nelton em 21/10/2020 às 18:32
Mlke tem talento, não sabe bater um lateral, não sabe cruzar, não sabe marcar, precisa mais ainda pra saber que não vingar na carreira
@ricardo.gomes3 em 21/10/2020 às 18:11
Quando o Tite vai asumir a merda que ele fez com o everton ribeiro e o Marquinhos, alias no everton ribeiroi seu mano também tem culpa
@bruno.nogueira22 em 21/10/2020 às 18:09
Só tem 21 anos.. Muita calma nessa hora.. Ele com todos erro esta melhor que o Fagner
@viniciuscms em 21/10/2020 às 17:51
Pessoal exagerado, Piton 'falhou' (falhou ou poderia ter se antecipado) em uns 10 gols dos 300 que tomamos no ano
@leandro.villas.boas em 21/10/2020 às 17:28
Torço muito pelo Píton...
Técnico.. Boa movimentação... No entanto...
No quesito velocidade ele tá bem abaixo...
Inclusive perdeu quase todas na corrida para Nene e T.Neves contra o Idoso Fluminense...
Massss... Como o preparo físico de todo o time tá muuuuuitoo abaixo quem sabe ele não pode melhorar...
Torço muito por ele!
@dmorgado em 21/10/2020 às 17:22
Por isso que sempre pensei esse time num 3-5-2 com Piton e Fagner de alas, com menor preocupação com a marcação e armando a jogada. Assim não ficaria nessa dependência de pontas