Quebra do tabu: Corinthians 2x0 Santos - 1968 (Relato)
Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/03/2021 às 05:38
Por Flávia SCCP (@flavia.sccp)
Mais um pouquinho da história do nosso Coringão (:
Hoje de um jeito diferente, dessa vez é um relato de alguém que esteve lá...
Pacaembu,
06 de Março, 1968
Daqui a três dias, fazem exatamente 53 anos da quebra do tabu contra o Santos. Nós que vivíamos a seca por títulos e também com este incomodo tabu de 11 anos e 22 jogos sem vencer no Paulista contra eles. Mas, naquela noite de Quarta-feira, dia 06/03/1968, parecia que existia um ar diferente, para começar, o jogo passou na TV, algo que raro na época, o Timão entrou em campo com o uniforme número 2, camisas listradas de preto e branco. (Camisa linda...) Primeiro tempo apreensivo, mas conseguimos segurar bem o jogo. No Segundo tempo, aí sim veio a parte boa desse jogo, Paulo Borges, aos 13 minutos do 2° tempo numa bomba de fora da área abriu o placar, 1x0 Coringão. O Santos tentou uma reação, mas, neste dia o Timão estava muito seguro na defesa e aos 31 minutos, Flávio Minuano, marcou o segundo, fez 2x0 para o Corinthians, ou seja ''MATOU'' o jogo. Alegria total! No final do jogo os gritos da Fiel Torcida, que claro, era maioria absoluta no Pacaembu.'Uuuuuuuu, quebramos o tabu''! Kkkkkkk
Uma observação os dois gols foram feitos no gol do tobogã (na época existia ali uma concha acústica). Me lembro até hoje da escalação do Timão: Diogo - Osvaldo Cunha - Ditão - Luiz Carlos e Maciel - Édson e Rivellino - Buião - Paulo Borges - Flávio e Eduardo. -Técnico: lula.
Santos tinha na época um baita time que só de ouvir a escalação arrepiava viu? Cláudio - Carlos Alberto - Ramos Delgado - Joel e Rildo - Lima e Negreiros - Kaneko - Toninho Guerreiro - Pelé e Edu. Árbitro: O uruguaio Roberto Goycochea.
Mas, neste dia, deu Timão! Nós comemoramos muito, não ganhávamos títulos, mas eram partidas como esta que faziam a gente aumentar cada vez mais a nossa paixão! Eu tinha então 11 anos. Mas, como esquecer, hein? Impossível!
Demais, né? É muito louco a gente ouvir/ler histórias de torcedores que puderam vivenciar épocas e jogos do nosso Corinthians que NUNCA vimos.
Temos história, respeita!
Vai, Corinthians!
Esse relato é do nosso amigo aqui do Fórum: @francisco.marcondes
Sobre o jogador Flávio Minuano:
Sobre o jogador Paulo Borges:
415 visualizações e 73 respostas neste tópico
Responder tópico
Melhores respostas
@lbs1910 em 03/03/2021 às 08:47
Daí pra frente só deu Corinthians
@osvaldo.santos.neto em 03/03/2021 às 06:56
Com certeza são jogos assim que aumentam nossa paixão por esse time.
Vai Corinthians!
Últimas respostas
@claudio.silva27 em 04/03/2021 às 00:59
Eternamente Corinthians!
Vai Corinthians
Publicidade
@francisco.marcondes em 03/03/2021 às 17:37
Reparem na foto em que flávio minuano e paulo Borges estão juntos ao fundo aparece a famosa ''concha acústica''' que depois cedeu lugar ao tobogã, foi neste gol que o Timão com estes dois jogadores citados meteu 2x0 nas sardinhas...e a foto em que estão frente a frente nada mais nada menos que Pelé e rivellino...hein? Esta é pesada demais...carregou ai? Kkkkkkkk!
@ederbalbani em 03/03/2021 às 12:38
Nesse jogo eu estava lá. Para quem gosta da história do nosso Timão recomendo hoje o site abaixo do UOL, falando do Luizinho Pequeno Polegar
Especialmente para quebrar o tabu o Corinthians tinha contratado Paulo Borges e Buião.
@reizinho em 03/03/2021 às 12:11
Este é um pseudo tabu. Foram onze anos no campeonato paulista. Ganhamos dos sardinhas por quatro vezes no período pelo Torneio Rio-São Paulo. Eles ficaram sem ganhar de nós por sete anos em todos os jogos. O sardinha é o famoso Anão Praiano.
@alan.valentim.pereir em 03/03/2021 às 12:08
Sempre alegrando nossos dias relembro nossas histórias
Mais top sensacional
Parabéns
@nenogaviao em 03/03/2021 às 12:02
Quantas vezes você, torcedor Corinthiano, não se deparou com um velhinho santista dizendo que o time da Vila Belmiro ficou anos sem perder do Timão? Pois bem, como tudo que é divulgado sempre tem que favorecer alguém de certa forma – neste caso, não só o Santos, mas o Rei Pelé - com o time do povo não seria diferente, já que essa história de tabu sempre foi mal explicada.
No dia 6 de março de 1968 essa história teve seu capítulo final. Dois grandes jogadores escreveram seu nome no Corinthians nesta partida. Paulo Boges, que aos 13 minutos do segundo tempo fez a Fiel delirar com o primeiro gol, e Flávio que, com um toque do genial Rivellino, bateu firme e assegurou a vitória. O Coringão não vencia seu rival, em jogos pelo Paulistão, desde 3 de novembro de 1957, época na qual o alvinegro da capital conquistou a Taça dos Invictos ao garantir o empate de 3x3, no último minuto da partida. Esse mesmo jogo marcou a estréia de Pelé contra o Poderoso Timão. Depois disso, foram quase 11 anos sem ganhar, mais precisamente até o dia 10 de dezembro de 1967.
Foram 10 anos e um mês sem vitórias em Campeonatos Paulistas. Pressuponho que, quando falamos de tabu dentro do futebol nos referimos aos anos em que uma equipe não vence a outra. Neste caso, o tabu é distorcido e discorre uma inverdade, como se o Corinthians não tivesse ganhado outros jogos contra o Santos em outros campeonatos durante 11 anos – outra falácia, porque 10 é 10 e 11 é 11.
Para que não restem mais dúvidas, foi no dia 27 de março de 1958 que o Timão venceu o Santos por 2x1, pelo extinto torneiro Rio-São Paulo. Também em 21 de março de 1960, o Corinthians repetiu o placar, no mesmo campeonato no Estádio do Pacaembu. Em março de 1961, o time do Parque São Jorge bateu o Santos de Pelé mais uma vez, agora por 2x0, também pelo Rio-São Paulo. Enfim, o último triunfo aconteceu no dia 16 de junho de 1962, num jogo na querida Fazendinha – para os que dizem que o Corinthians nunca teve estádio – com o resultado de 3x1 sobre o time da Vila, pela Taça São Paulo.
Não podemos tirar os méritos do grande time que o Santos possuía na época, ao lado de outros elencos como o do Cruzeiro e Botafogo. Mas isso não significa que temos que aceitar uma distorção na história do clássico entre os alvinegros. Claro que, na década de 60 a mídia favorecia o time praiano, até porque o Rei Pelé se tornou um gênio do futebol mundial. Tudo não passou de uma estratégia para valorizar ainda mais as conquistas do nosso rival. Além de tudo isso que esclarecemos, o Corinthians começou o tabu santista, quando o timinho da Vila ficou desde o empate sem gols em 13 de junho de 1976 até 31 de julho de 1983 sem ganhar do Timão. Então quando algum torcedor santista vier contar historinhas, digam a eles que Pelé pode ser Rei, mas no dia 6 de março de1968, Paulo Borges foi Deus.
@sertimao em 03/03/2021 às 11:48
Muito bom que material histórico fantástico!
@fernando.alves.de.s2 em 03/03/2021 às 09:24
Muito boa a? Cocriação? !
A chama de nossos feitos são sempre bons de serem relembrados.
Muita gente não faz ideia que isso aconteceu.
Que o Pelé castigou a gente por tanto tempo.
Muito legal mesmo o relato e o tópico!
@calebe.dos.santos em 03/03/2021 às 09:23
Corinthians grande!
@alexandre.marco.silv em 03/03/2021 às 09:02
Muito legal. Forma é conteúdo. Parabéns.