Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática do jogador corinthiano, Camacho

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.645º

Félix 591 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/04/2021 às 23:44
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

A pedidos, fiz uma análise tática bem curta do Camacho, um dos jogadores mais subestimados do Corinthians, como provam os dados a seguir. A abordagem foi mais no fato de muitos acharem que ele erra muitos passes, achando que ele não é útil na armação do time. Vamos dar uma olhada?

CARACTERÍSTICAS

Acima temos os mapas de calor das temporadas 2019 e 2020. Reparem no quão participativo ele é no meio-campo, tanto quanto o Cantillo, por exemplo. O WhoScored mostra que as suas caraterísticas são de forte força defensiva, bons chutes de fora da área, bom em passes curtos e assistências, além de bom receptor e finalizador de bolas paradas, sendo bastante ameaçador nesse sentido. De fato, no ano passado, os maiores perigos de bola parada vieram dele.

REALMENTE ELE ERRA PASSES ?

Muita gente o critica por errar passes, sem saber que essa é, disparado, a sua melhor característica. Abaixo segue uma comparação de passes entre ele e Arrascareta, que além de ter sido um dos melhores meias do Brasileirão passado e reconhecidamente um excelente passador, Camacho, proporcionalmente e com menos tempo de jogo, possui uma média de eficiência bem melhor do que ele.

Ele é o segundo passador mais preciso do time da temporada passada e está sendo novamente o segundo passador mais preciso esse ano. Talvez isso tire a ideia de muitos que o enxergam como alguém que erra muitos passes.

Esse mapa de passes e posse de bola é do jogo contra o Ituano, na qual ele foi um dos melhores em campo e deu uma assistência. Nesse jogo ele errou apenas 3 passes dos 40 dados. Notem que ele passa tanto no meio-campo como em ataque. Como vocês se lembram, ele foi o principal criador de jogadas em conjunto com Raul, João Victor e os meio-campistas. Foi, disparado, o melhor jogo dele no Corinthians, com o tipo de jogo que ele gosta de fazer: um jogo em que os passes rápidos e os meios campistas jogando próximos ao invés de afastados.

DISPUTAS

Ao comparar com o Edenílson do Internacional, que foi o melhor do Brasileirão do ano passado, apesar de ter menos jogos do que ele, ainda assim Camacho é mais preciso em porcentagens do que ele em disputas ganhas, tanto no ataque quanto na defesa e nas bolas aéreas. E o Edenílson é reconhecidamente um dos melhores volantes do país na atualidade.

CONCLUSÃO

Como podemos ver, Camacho é tão preciso quanto Cantillo – além de muitos jogadores por aí. Ele é bem parecido com Tchê Tchê, praticamente as mesmas características e tão preciso quanto ele. É um jogador ideal para clássicos, porque ele defende bem e arma as jogadas de trás, além de bater de fora da área. Ele é muito melhor para atuar num 4-2-3-1 do que Cantillo, porque ele pode participar mais do meio-campo em conjunto com Otero, Luan ou os jovens. Até porque o 4-2-3-1 exige aproximação de um volante passador sem desguarnecer a defesa e nem deixar os meias minguando pelo fato de jogarem afastados, gerando falta de superioridade numérica, mas pra que dê certo é preciso deixar Otero como meia-central, já que Cazares foi embora. A questão sempre foi abordar estrategicamente o jogador dentro de um esquema específico de posse de bola assertiva, e não o colocar como mais um volante. Provas para isso têm de sobra.

VAI, CORINHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Fabiano Pestana Barbosa

Fabiano 86 posts

@fabianolhp em 22/04/2021 às 11:57

Sinceramente eu vejo ele como um jogador regular, agrega muito pouco...os números muitas vezes são frios e causam uma interpretação errada, passe de lado e para trás, tem pouco passe de construção e pouco poder de marcação, sinceramente não o vejo como um cara bom para jogar no Corinthians.

Foto do perfil de Eder Machado

Eder 117 posts

@edermach em 22/04/2021 às 11:56

É sério isso! A que pontos chegamos avaliar o Camacho. Ele se destacou tendo como ponto forte o passe, e quando surgiu fazia seus golzinhos e hoje consegue errar um gol embaixo da trave.

Foto do perfil de Caio Cordeiro

Ranking: 132º

Caio 12.047 posts

@caio.cordeiro Apoiador em 22/04/2021 às 11:40

Muito melhor que Ruimiro e o 'beckham' colombiano.

Foto do perfil de Fernando Stangari

Ranking: 1.849º

Fernando 1.770 posts

@fernando.stangari1 em 22/04/2021 às 11:34

O problema dele é na finalização, o que acaba marcando pra galera que só olha os melhores momentos.

Tirando isso ele é bem completo, não é brilhante mas é muito eficiente.

Publicidade

Foto do perfil de Zuin João

Ranking: 249º

Zuin 8.688 posts

@joao.paulo.zuin em 22/04/2021 às 11:26

Caraca!

O Toni Kross estava no Corinthians e a gente não sabia! Seloko!

Foto do perfil de Marcelo Rezende

Ranking: 8.433º

Marcelo 229 posts

@marcelo.de.rezende em 22/04/2021 às 11:21

Precisa aprender a finalizar, mas é um bom jogador na minha opinião. Dá muita mobilidade ao time.

Foto do perfil de Cecel Rodrigues

Ranking: 10º

Cecel 50.223 posts

@cecelzinho em 22/04/2021 às 11:19

Problema que ele vai bem com o Xavier.

Agora se for com o Gabriel não sei não

Foto do perfil de Lucca Bueno

Lucca 25 posts

@lucca.bueno em 22/04/2021 às 11:13

Não se enganem, é um jogador limitado e medroso. Quase todos os passes são para trás ou para o lado, não inicia criação de jogadas nenhuma, apenas roda a bola sem objetividade. Não é combativo e nem cheio de raça, chuta medianamente e não entra na área, é por esse tipo de jogador sempre ter chances que estamos com esse time horrível. Fora Camacho, Ramiro, Piton, Natel, Jô. Precisamos de quem mude o jogo