Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática do jogador corinthiano, Camacho

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.636º

Félix 590 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/04/2021 às 23:44
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

A pedidos, fiz uma análise tática bem curta do Camacho, um dos jogadores mais subestimados do Corinthians, como provam os dados a seguir. A abordagem foi mais no fato de muitos acharem que ele erra muitos passes, achando que ele não é útil na armação do time. Vamos dar uma olhada?

CARACTERÍSTICAS

Acima temos os mapas de calor das temporadas 2019 e 2020. Reparem no quão participativo ele é no meio-campo, tanto quanto o Cantillo, por exemplo. O WhoScored mostra que as suas caraterísticas são de forte força defensiva, bons chutes de fora da área, bom em passes curtos e assistências, além de bom receptor e finalizador de bolas paradas, sendo bastante ameaçador nesse sentido. De fato, no ano passado, os maiores perigos de bola parada vieram dele.

REALMENTE ELE ERRA PASSES ?

Muita gente o critica por errar passes, sem saber que essa é, disparado, a sua melhor característica. Abaixo segue uma comparação de passes entre ele e Arrascareta, que além de ter sido um dos melhores meias do Brasileirão passado e reconhecidamente um excelente passador, Camacho, proporcionalmente e com menos tempo de jogo, possui uma média de eficiência bem melhor do que ele.

Ele é o segundo passador mais preciso do time da temporada passada e está sendo novamente o segundo passador mais preciso esse ano. Talvez isso tire a ideia de muitos que o enxergam como alguém que erra muitos passes.

Esse mapa de passes e posse de bola é do jogo contra o Ituano, na qual ele foi um dos melhores em campo e deu uma assistência. Nesse jogo ele errou apenas 3 passes dos 40 dados. Notem que ele passa tanto no meio-campo como em ataque. Como vocês se lembram, ele foi o principal criador de jogadas em conjunto com Raul, João Victor e os meio-campistas. Foi, disparado, o melhor jogo dele no Corinthians, com o tipo de jogo que ele gosta de fazer: um jogo em que os passes rápidos e os meios campistas jogando próximos ao invés de afastados.

DISPUTAS

Ao comparar com o Edenílson do Internacional, que foi o melhor do Brasileirão do ano passado, apesar de ter menos jogos do que ele, ainda assim Camacho é mais preciso em porcentagens do que ele em disputas ganhas, tanto no ataque quanto na defesa e nas bolas aéreas. E o Edenílson é reconhecidamente um dos melhores volantes do país na atualidade.

CONCLUSÃO

Como podemos ver, Camacho é tão preciso quanto Cantillo – além de muitos jogadores por aí. Ele é bem parecido com Tchê Tchê, praticamente as mesmas características e tão preciso quanto ele. É um jogador ideal para clássicos, porque ele defende bem e arma as jogadas de trás, além de bater de fora da área. Ele é muito melhor para atuar num 4-2-3-1 do que Cantillo, porque ele pode participar mais do meio-campo em conjunto com Otero, Luan ou os jovens. Até porque o 4-2-3-1 exige aproximação de um volante passador sem desguarnecer a defesa e nem deixar os meias minguando pelo fato de jogarem afastados, gerando falta de superioridade numérica, mas pra que dê certo é preciso deixar Otero como meia-central, já que Cazares foi embora. A questão sempre foi abordar estrategicamente o jogador dentro de um esquema específico de posse de bola assertiva, e não o colocar como mais um volante. Provas para isso têm de sobra.

VAI, CORINHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Teago. Volta Finazzi

Ranking: 1.102º

Teago. 2.834 posts

@thiagoop em 22/04/2021 às 11:01

A maior parte da torcida gosta de futebol superficialmente, não tem paciência para analisar taticamente o jogo, e a função de cada jogador. Acredito que seja por isso que se tenha pegado tanto no pé do Camacho.

Ele sempre jogou bem no Corinthians, os problemas do time não eram culpa dele, sempre executou adequadamente sua função.

Basta ver como o Atlético-PR sentiu quando ele deixou o time, aonde ele era titular e um dos líderes que levaram eles ao título da Sulamericana.

Fica de lição, as vezes quando o time não vai bem a torcida gosta de crucificar fulano, achar culpados, sem avaliar o contexto.

Já vi pegarem no pé de Rodriguinho, do mesmo Edenilson, de Felipe, de Malcom, Romero, Fabio Santos (no auge) e tantos outros.

Foto do perfil de Thiago Batista Da Silva

Ranking: 9.042º

Thiago 203 posts

@thiago.batista.da.si em 22/04/2021 às 10:34

Pra mim esse Camacho é muito fraco pra tocar bola só de lado tem um monte aí, nada de diferente já era pra ter saído, pra dar mais espaços pra base o Corinthians já tem muito pé de rato, é uma vergonha éssas comparações com o edenilson que jogou muito ano passado, o edenilson também não é tudo isso, mais é muito melhor que o Camacho. Salve o Corinthians...

Foto do perfil de Cleiton Antunes

Cleiton 33 posts

@antuncl em 22/04/2021 às 10:34

Passa essa analise para a equipe técnica do Corinthians... Quem sabe não começam a dar mais importância para o cara.. Acredito que acima de tudo, além de precisão e eficácia, a vontade de jogar e a raça dele é o que tá fazendo a diferença!

Foto do perfil de Laécio Lsje

Ranking: 1.819º

Laécio 1.792 posts

@antonio.laecio.de.so em 22/04/2021 às 10:25

O Camacho é um bom jogador!

Publicidade

Foto do perfil de Jose Antonio C. Jr

Ranking: 2.738º

Jose 1.154 posts

@eng.ze.antonio em 22/04/2021 às 10:24

Comparar o Camacho ao Arrascaeta é no mínimo curioso... Posições diferentes, estilos diferentes, elencos diferentes, esquemas diferentes... Mas entendi o que quis abordar, mas pera ai, você prefere o Camacho no time, ou o Arrascaeta?

Camacho se, fosse tudo isso que as estatísticas mostram e comprovam, porque até hoje não é o titular?

Se erra tão pouco assim, se tem essa eficiencia na troca de passes, então seria titular não é?

Foto do perfil de Giovani Ferreira Leite

Ranking: 4.604º

Giovani 594 posts

@dijho em 22/04/2021 às 10:19

Sempre achei que Camacho é muito desvalorizado, acho ele bom jogador, infelizmente ficou rotulado pela torcido como um mal jogador

Foto do perfil de Carlos Alberto Da Silva

Ranking: 1.711º

Carlos 1.904 posts

@carlos.alberto.da.si em 22/04/2021 às 10:12

Excelente trabalho meu amigo...parabéns

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 8º

Marcello 54.026 posts

@timao.sc em 22/04/2021 às 09:58

Camacho ou Toni Kross, tá falando de quem amigo?