Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Precisamos conversar sobre a Klar, Corinthians

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Cicero

Cicero 84 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/12/2015 às 18:14
Por Cicero Gonçalves dos Santos (@cicero)

Uma temporada como a que o Corinthians fez em 2015 é difícil de se ver. Um desempenho acima da média que, naturalmente, atrai empresas - e o dinheiro delas. É o caminho natural e o Corinthians tem, de certa forma, aprendido a capitalizar o sucesso obtido dentro de campo.

Talvez por isso, não chamou muita atenção o anúncio, no último dia 2, da nova patrocinadora do Corinthians para 2016 e 2017 - a Klar, empresa com atuação no comércio de limpeza. Segundo a nota oficial do clube, a Klar é uma marca de outra empresa, a Tabor Chemicals, que por sua vez é parte da Holding GLAIC, um conglomerado de empresas de vários segmentos, como Petróleo & Gás, Agricultura, Papel e Celulose, Tintas e Vernizes, Construção Civil e Esporte.

Não será a primeira vez que uma empresa relativamente desconhecida se utiliza de um acordo de patrocínio com o Corinthians para alavancar seu nome no mercado. Um exemplo muito recente é o da Iveco, marca de caminhões da Fiat, que em 2012 ocupou o patrocínio master da nossa camisa e viu sua notoriedade explodir em poucos meses. Foi divulgado recentemente até um vídeo sobre o assunto:

O que quero dizer é que seria compreensível, para uma marca, se lançar no mercado apoiada em uma parceria com o Corinthians, cuja torcida possui um potencial de consumo acima da média. É um investimento que vale a pena, que pode compensar - se a parceria for bem explorada. Tanto que, à primeira vista, não vi empecilhos nesse patrocínio.

Só que o presidente da Klar começou a falar. E nos últimos dias, ele tem falado demais: em poucos dias, o senhor Marcelo Prado fez as seguintes declarações (extraídas de matérias do Meu Timão, Globo Esporte e Gazeta Esportiva):

1 - Revelou que o valor do contrato de patrocínio é variável, mas que pode, em 2018, ultrapassar a marca de US$ 20 milhões (R$ 80 milhões). E sem exigir um espaço específico na camisa, pois essa decisão é do clube - pode ser manga, omoplata, meião. Vale lembrar que hoje, por exemplo, a Caixa paga R$ 31 milhões no espaço nobre da camisa. Enfim.

2 - Indicou que pretende contratar um reforço 'internacional top' para o Corinthians, de um país cuja seleção esteve nas semifinais da última Copa do Mundo (ou seja, Argentina, Alemanha ou Holanda). Segundo ele, a família está dificultando a transferência.

3 - Afirmou que a Klar enviou ao Corinthians uma proposta para a compra dos naming rights da Arena, nos termos exigidos pelo clube - ou seja, cerca de R$ 400 milhões em 20 anos de contrato. Deu a entender, ainda, que sabe quais são as outras empresas concorrentes, dizendo ainda que sua proposta corre por fora.

A despeito do deslumbramento geral com as promessas do novo parceiro do nosso Corinthians, sempre tem aquele grupo mais atento de corinthianos que quer saber mais. Tive a sorte de encontrar alguns desses torcedores em um grupo de Facebook, a Barbearia Battaglia. E o debate que se sucedeu ali, hoje de madrugada, me preocupou. E acho que deveria preocupar vocês também, por isso estou escrevendo esse texto. Mas antes, vamos aos fatos.

Os fatos 1 - A Klar não é uma empresa de capital aberto. Ela tem dono, e seu dono é um nicaraguense radicado no Brasil, chamado Miguel Angel Larios Perez. Segundo matéria da Esporte Final, ele chegou ao Brasil na década de 1970, se especializou em Engenharia Química e hoje possui uma série de empresas no Rio de Janeiro;
2 - Em 2004, Miguel Larios fundou no RJ em time de futebol, o Esporte Clube Poland do Brasil. Por acaso, esse é o nome de uma das empresas dele, a Poland Química (guarde esse nome). Mas em 2005, o clube muda de nome, para Tigres do Brasil, e graças a muito investimento, conquista duas Copas Rio (2005 e 2009) e o acesso à elite carioca, nessa temporada. Especula-se que o CT da equipe é o mais moderno do estado, e que foram gastos mais de R$ 20 milhões só na reforma do Estádio De Los Larios (sim, o estádio leva o nome da família).

3 - No último dia 22 de outubro, foi anunciada uma parceria entre Corinthians e Tigres. O Corinthians cederá atletas para o clube carioca, e em troca terá prioridade na compra de promessas que por lá surgirem. Quem representou o Tigres na coletiva foi o seu diretor-executivo, Washington Reis. Por acaso, Reis é deputado federal (PMDB/RJ), assim como nosso superintendente, Andrés Sanchez (PT/SP). Mas isso certamente é uma coincidência.

4 - Mais ou menos 40 dias depois do anúncio dessa parceria, surge a notícia do patrocínio da Klar no Corinthians. No dia do anúncio, tudo que se sabia sobre a Klar era que a empresa tinha um site na Internet e uma fanpage no Facebook com menos de 100 curtidas (hoje já são mais de 5200). Tratou-se de um negócio rápido o suficiente para já ser concretizado na partida final do Brasileirão, contra o Avaí, no último dia 6. O resto, já comentei lá em cima: declarações sobre reforço top, rios de dinheiro, naming rights, etc.

O que preocupa a todos não é a história em si, e suas conexões não tão aparentes. O que preocupa é o que NÃO está sendo contado. Os furos. Vamos a eles:

Problema 1 Existem, hoje na Receita, 77 registros para 'Klar' na busca de CNPJ. Apenas dois apontam para empresas relacionadas ao segmento de produtos de limpeza. Amras as empresas já foram encerradas, uma em 1994 e outra esse ano. Veja abaixo:

Problema 2 A Tabor Chemicals possui um CNPJ ativo na Receita, desde março de 2014. E só. Não tem fanpage, site na Internet, nenhuma referência além disso. Ah, e curiosamente, a empresa funciona no mesmo endereço da Poland Química (lembram dela? ). Mesma rua, mesmo lote, e dividem a mesma quadra. Confira: Problema 3 Sobre a Holding GLAIC, o maior mistério: não foi encontrada NENHUMA referência ou informação na Internet. Absolutamente nada. A única coisa que se encontra, fazendo uma pesquisa, são as referências feitas pelo release do Corinthians - e vastamente replicados na mídia.

Cometi a ousadia de procurar a Klar pelos seus canais de comunicação (o site e a fanpage). Apesar de não esperar qualquer tipo de resposta, decidi fazer a eles, muito respeitosamente, as seguintes perguntas:

1 - Existe um CNPJ cadastrado para a Klar Comércio de Produtos de Limpeza, de número 18.066.896/0001-77, e que se encontra baixado, ou seja, encerrado. Sob qual CNPJ a Klar atualmente trabalha? 2 - O release do Corinthians, sobre a parceria, mostra que a Klar é uma marca do grupo Tabor Chemicals, cuja matriz possui o CNPJ 20.182.490/0001-00. Esse CNPJ está correto? 3 - Não encontrei, mesmo após longa pesquisa, nenhum site, página ou matéria a respeito da Tabor Chemicals. Qual o motivo de não existir referências sobre a empresa, na Internet? 4 - A Tabor Chemicals informou à Receita Federal um endereço onde também funciona, segundo dados da própria Receita, a Poland Química. As duas empresas dividem o mesmo endereço? 5 - O release do Corinthians, já citado anteriormente, também revela que a Tabor Chemicals é, na verdade, uma empresa que faz parte de uma holding chamada GLAIC. Porém, também não foi encontrada absolutamente nenhuma referência à Holding GLAIC na Internet. O que significa GLAIC e onde é possível encontrar mais informações sobre a companhia? 6 - O presidente da Klar, Marcelo Prado, teria admitido publicamente que existe uma proposta da empresa para adquirir os naming rights da Arena Corinthians. Essa proposta é real? 7 - Também foram veiculadas informações sobre o interesse da Klar de investir até US$ 20 milhões em contratação de atletas e outros segmentos do clube. Esse interesse é real? 8 - Qual foi o faturamento da Klar e da Tabor Chemicals no último ano fiscal? 9 - Uma empresa aberta há menos de dois anos possui lastro para um investimento do porte que é pretendido pela Klar, de acordo com o que vem sendo veiculado na imprensa? 10 - O acordo de patrocínio da Klar foi oficializado aproximadamente um mês depois de o Corinthians firmar parceria com o clube carioca Tigres do Brasil, cujo dono é Miguel Angel Larios Perez. O que explica o aumento tão rápido no nível de relacionamento entre Larios e Corinthians, para que tantos acordos fossem cogitados e/ou negociados? 11 - Atualmente, o Tigres do Brasil possui 11 patrocinadores diferentes para manter o projeto de futebol saudável financeiramente. Por que razão isso ocorre, se a Klar possui tanto dinheiro para investir em esporte, a ponto de cogitar adquirir os NR's da Arena Corinthians? Considerações Finais Me preocupa muito essa negociação. Esse grupo, formado por Klar / Tabor Chemicals / Holding GLAIC, tem muito poucas referências na...
Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Jeferson Schiavinato

Ranking: 1.180º

Jeferson 2.699 posts

@jefsss em 09/12/2015 às 08:40

Impressionante, negociação com o Corinthians os caras vão checar até o CNPJ da empresa. Porque ninguém investiga a Crefisa e as Peppas?

Foto do perfil de Bombaxini, Ronaldo

Ranking: 197º

Bombaxini, 9.655 posts

@bombaxini em 09/12/2015 às 07:46

Já seilá o que pensar... Vi tópicos tão bons... Mas todos não seguem a minha informação '-'

Foto do perfil de Eduardo Takayuki Takata

Ranking: 2.570º

Eduardo 1.229 posts

@edutakata em 09/12/2015 às 01:27

Eu acho que são preocupações a serem deixadas a cargo do departamento jurídico e do departamento de marketing do Corinthians. O torcedor entrar de gaiato no meio da conversa não ajuda em nada.

Foto do perfil de Bio

Ranking: 267º

Bio 8.097 posts

@biochang em 09/12/2015 às 01:03

Para um negócio desse tamanho não acham que os profissionais do Corinthians não pesquisaram sobre a empresa para ver se vale a pena?

Publicidade

Foto do perfil de Sheldon Cooper

Ranking: 878º

Sheldon 3.457 posts

@antonio.hermes em 09/12/2015 às 00:30

Depois dessa fiquei preocupado, não há dúvidas de que temos que ficar com o pé atrás. Afinal, fomos campeões brasileiros (e com sobra), sem nenhuma empresa de fachada patrocinando.

Sei que a maioria aqui quer o bem do Corinthians e deseja uma boa saúde financeira para manter o nível la em cima, mas antes de tudo é preciso que saibamos a procedência do dinheiro e as reais intenções dessa empresa Klar, que até então, era desconhecida por todos nós.

Apoio está iniciativa do amigo do tópico, vamos ficar muito atentos aos fatos seguintes, porque todos aqui querem apenas o bem do nosso Corinthians.

Foto do perfil de Tobogã Do Pacaembú

Ranking: 2.029º

Tobogã 1.615 posts

@portao23 em 08/12/2015 às 23:37

Eu ia criar esse tópico, ainda bem que você publicou o link antes.

Só faltou o crédito: Daniel Keppler

Esse tópico deveria ser ficar em destaque uma semana inteira.

Pessoal, não deixem a emoção sobrepor a razão.

Tomara que dê certo, mas vamos tomar muito cuidado pois isso tudo tá muito sinistro.

Foto do perfil de Joice De Cassia

Ranking: 13º

Joice 8.013 posts

@joice.cassia em 08/12/2015 às 22:24

150 funcionáios e investimento na ordem dos 20 milhões Dólares?

Foto do perfil de Corinthians Coringão

Ranking: 2.060º

Corinthians 1.584 posts

@fernanda.campregher em 08/12/2015 às 22:20

Vamos por partes,

Klar pode realmente bancar tudo isso que estão querendo?

Klar patrocina Luciano Burti na stock car.

Klar patrocina o Pinheiros time de volei.

Quanto a patrocínio master fico tranquilo, mas como você disse foi exagerado o aporte a o NR.Fico meio estranho é esperar para ver..