Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Alterações de Estatuto aprovadas pelo Conselho Deliberativo do SCCP. Como era? Como fica?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Alexandre 46 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/08/2016 às 21:28
Por Alexandre Tavares (@alexandre.tavares)

No último sábado, em reunião histórica, o Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista aprovou algumas alterações estatutárias relevantes que agora serão submetidas a referendo pela Assembléia Geral de Sócios*, no mês de novembro.

1. FIM DO CHAPÃO

COMO É? Primeiro ainda é preciso explicar o que é (ou era) chapão, muitos corinthianos ainda não entenderam isso muito bem: as chapas concorrentes às 200 vagas trienais no Conselho Deliberativo eram formadas por 200 nomes ligados ao candidato a presidente do Corinthians, seja da situação ou seja da oposição. Na prática, o vencedor da eleição presidencial elegia e levava consigo 200 cadeiras no Conselho, impedindo assim o funcionamento pleno do órgão como ente fiscalizador e independente.

COMO FICA? Venceu a proposta com chapas formadas por 25 candidatos, sem vinculação ou dependência dos candidatos a presidente, tomando posse as 8 chapas mais votadas e ficando como suplentes a décima e nona chapas mais votadas.

INTENÇÃO DO LEGISLADOR: proporcionar ao Conselho Deliberativo independência e autonomia em suas decisões, surgimento de novas lideranças no clube, pluralidade de ideias, possibilidade maior de qualquer associado elegível poder se candidatar ao Conselho reunido a outros 24 com propostas em comum, sem ter que depender da indicação de algum candidato a presidente do Corinthians.

2. FIM DA QUARENTENA

COMO É? O que é quarentena? Atualmente o presidente do Corinthians não pode se candidatar à reeleição, devendo permanecer fora da disputa por duas eleições subsequentes ao seu mandato.

COMO FICA? Foi mantida a impossibilidade de candidatura à reeleição, mas findada a necessidade do cumprimento da quarentena de duas eleições fora. Ou seja, o candidato a presidente pode permanecer fora da disputa por apenas uma eleição após seu mandato e se candidatar uma eleição sim, uma eleição não, se assim o quiser.

INTENÇÃO DO LEGISLADOR: o legislador entendeu que apenas a proibição da reeleição já é ferramenta estatutária suficiente para proteger o clube de eventual intenção de perpetuação no poder, ficando a emissão do juízo de valor neste sentido a cargo da soberania da Assembléia Geral de Sócios em ocasião de eleição.

3. CONDIÇÃO PARA ELEGIBILIDADE DE SÓCIO

COMO É? O associado patrimonial do Corinthians precisa ter atualmente 5 anos de associação para ter direito a voto e também poder se candidatar ao Conselho Deliberativo.

COMO FICA? Mantido o período necessário de 5 anos para elegibilidade, mas não apenas de associação. Serão necessários 5 anos de contribuição, de pagamento da mensalidade.

INTENÇÃO DO LEGISLADOR: evitar que o clube seja vítima de abuso do poder econômico, por parte de algum candidato futuro ao cargo de Presidente do Corinthians. O legislador entendeu que a redação atual do estatuto possui uma brecha, uma lacuna, que possibilita a um futuro candidato "X" à presidência investir recursos na compra de títulos para "laranjas". Em seguida, estes sócios fictícios solicitariam licença do quadro associativo para não pagar mensalidades, ficando durante 5 anos sem fazer os pagamentos da contribuição mensal e pedindo reativação do título às vésperas da eleição, apenas para votarem no candidato "X".

4. FICHA LIMPA PARA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA

COMO É? Atualmente o Estatuto não prevê para o candidato exigências de certidão negativa de processo criminal, demonstrativo patrimonial por meio de Declaração de Imposto de Renda, atestado de antecedentes criminais, etc.

COMO FICA? O candidato a Presidente do Corinthians deverá comprovar sua idoneidade e status atual patrimonial compatível com seus ganhos e atividade profissional, por meio de documentos relativos à sua vida pregressa.

INTENÇÃO DO LEGISLADOR: óbvia, minimizar a possibilidade de que pessoas comprovadamente inidôneas ou com histórico de vida que não seja ilibado, venham a se candidatar à presidência do clube.

5. ANTECIPAÇÃO DE PERÍODO ELEITORAL

COMO É? Atualmente as eleições do Corinthians ocorrem a cada três anos no mês de fevereiro.

COMO FICA? As eleições passam a ser no mês de novembro com transição em dezembro e posse da nova diretoria em janeiro.

INTENÇÃO DO LEGISLADOR: proporcionar ao clube maior tranquilidade no período eleitoral e tranquilidade de planejamento futuro, sobretudo no departamento de futebol, para a nova administração, que passa a não tomar posse com o ano já em andamento e às vésperas ou já com torneios em disputa.

*ASSEMBLÉIA GERAL DE SÓCIOS

Será realizada em novembro e precisa referendar por maioria simples as alterações aprovadas pelo Conselho. O quórum mínimo necessário para a votação ser validada é de 500 sócios + 1.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Jack Tadeu Bahde

Ranking: 171º

Jack 10.524 posts

@tadeu54 em 30/08/2016 às 22:28

Muito obrigado pelos esclarecimentos, valeu! Agora, o Colégio Eleitoral precisa se abrir mais, atualmente o grupo que vota é ínfimo em relação à massa corinthiana, minha sugestão é: A turma do FT passar a votar, com 4 ou 5 anos de filiação e pagamentos sempre em dia, claro!

Foto do perfil de Robson Oliveira

Ranking: 18º

Robson 34.164 posts

@robson.oliveira4 em 31/08/2016 às 15:45

Excelentes notícias, eu só acho que a ficha limpa deveria ser não apenas para o presidente mas todos os integrantes duma chapa.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Rogerio Savio

Ranking: 125º

Rogerio 12.885 posts

@rsavio em 01/09/2016 às 10:54

Obrigado pelas informações, sabia pouco sobre o assunto.

Foto do perfil de Raul Da Silva

Ranking: 5.586º

Raul 456 posts

@homeer em 01/09/2016 às 10:44

Acho uma coisa importante que deixaram de fora e que seria muito importante, seria desvincular a administração do FUTEBOL com a da sede social, com isso o FUTEBOL pararia de ficar sustentando a parte social do clube até porque a parte social arrecada muita grana e se não me engano a divida da parte social do clube esse ano chegou a quase 100 milhões de reais, ai me pergunto quem paga essa conta o FUTEBOL É CLARO porque o presidente do clube precisa dos sócios para se eleger presidente então que se tenha uma eleição para eleger um PRESIDENTE DO FUTEBOL e na mesma eleição que se elege um PRESIDENTE PARA A PARTE SOCIAL, então quem é sócio do FT elegeria o PRESIDENTE DO FUTEBOL e quem é sócio do clube que eleja o PRESIDENTE DO SOCIAL.

Foto do perfil de Newton Thisted De Andrade E Silva

Ranking: 1.393º

Newton 2.286 posts

@newton Apoiador em 01/09/2016 às 10:32

Tópico maravilhoso! Útil, educativo e acima de tudo mostra de uma grande evolução!

Gostaria de ler mais sobre como se deram estas mudanças. Quem participou, o processo, tempo decorrido, etc. Se alguém puder me dar alguma direção eu agradeço.

E parabéns CORINTHIANS!

Foto do perfil de Leonardo C

Ranking: 3.484º

Leonardo 859 posts

@leonardo27 em 01/09/2016 às 08:34

No meio de tantos tópicos inúteis, comentários sem sentido e pedidos por likes, surgem tópicos como esse. Muito obrigado, Alexandre

Publicidade

Foto do perfil de Francisco Jr. Silva

Ranking: 154º

Francisco 11.005 posts

@francisco.jr.silva em 01/09/2016 às 01:36

Que tal lutarmos para que os FT tenham direito a voto, seria muito bom para o clube, sou sócio mas acho que quantos mais poderem votar menos besteiras será feito, aliais fora diretoria omissa conivente obscura.

Foto do perfil de Valdecir Dos Santos Silva

Ranking: 364º

Valdecir 6.548 posts

@valdecir.dos.santos. em 31/08/2016 às 23:12

Muito bom seu tópico cara... Faltou discutir a implementação dos sócios torcedores com direito a voto seria legal isso tbb.

Foto do perfil de Kintino Sousa

Ranking: 6.150º

Kintino 391 posts

@kintino.sousa em 31/08/2016 às 21:21

Todas as propostas são ótimas, menos essa de acabar com a quarentena... Se o motivo é reduzir os riscos de perpetuação de poder, o que impede o cara de ser eleito, na próxima eleição 'eleger' um candidato dele, e na outra (que ele pode se re-candidatar) ele voltar ao cargo de presidente?

Isso aí, ao meu ver, só aumenta as chances de perpetuação de poder...

Foto do perfil de Davidnqt Cabral

Davidnqt 14 posts

@davidnqt.cabral em 31/08/2016 às 21:11

Sempre pedi e repito, voto para o fiel torcedor, já!