Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

[ESTATUTO] Destituição do Presidente. É possível? O que reza o Estatuto do SCCP?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Alexandre 46 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/09/2016 às 13:02
Por Alexandre Tavares (@alexandre.tavares)

Por Alexandre Tavares*

Dada a gestão desastrosa do Presidente Roberto de Andrade, os últimos acontecimentos, a insatisfação generalizada da Fiel Torcida e milhões de pedidos de saída do Presidente, abro este tópico aqui no Meu Timão no intuito de informar, esclarecer e fomentar a discussão: afinal, existe a possibilidade de um Presidente do Corinthians ser destituído do cargo? O que diz o nosso Estatuto?

O Estatuto do Corinthians, em seu artigo 104, prevê quatro possibilidades de afastamento do Presidente da Diretoria ou de seus Vices, quais sejam:

A) ter ele praticado crime infamante, com trânsito em julgado de sentença condenatória.

B) ter ele acarretado, por ação ou omissão, prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do Corinthians

C) não terem sido aprovadas as contas da sua gestão

D) ter ele infringido, por ação ou omissão, expressa norma estatutária

Caso contrário, o Presidente só deixa o cargo por renúncia, morte, afastamento temporário (por exemplo, por doença ou outro motivo de foro íntimo de força maior) ou na posse de sucessor legitimamente eleito.

Vale, portanto, esmiuçar as hipóteses previstas no artigo 104:

A alínea "a" está intimamente ligada ao Código Penal Brasileiro, ou seja, será passível de destituição o Presidente que for condenado por fato tipificado como crime, trazendo inevitável desgaste de imagem à sua reputação, seu nome e, por consequência, à boa fama da nossa instituição.

Vejo a alínea "b" como um pouco mais discutível, afinal o que poderia ser considerado um prejuízo considerável ao patrimônio? (o caso Pato, com compra na gestão Gobbi e venda na gestão Andrade, por exemplo? ).

Já a alínea "c" merece atenção. Outro dia abri aqui neste espaço, um tópico sobre as alterações estatutárias aprovadas pelo Conselho Deliberativo, sobretudo sobre a mais relevante delas, o fim do "Chapão". Neste post eu também expliquei o que era o "Chapão", pois muitos corinthianos ainda têm dúvidas sobre este tema, acredito que alguns de vocês tenham lido. Quando não temos um Conselho Deliberativo independente e que não esteja vinculado ao Presidente da Diretoria, fatalmente teremos contas aprovadas sem maiores questionamentos e mesmo contendo impropriedades duvidosas. As últimas contas da gestão Roberto de Andrade e aprovadas pelo Conselho, continham diversas nebulosidades e impropriedades na apresentação. Ainda assim, foram questionadas apenas por um pequeno número de Conselheiros interessados no bem do clube. Ou seja, é gravíssimo que o nosso Conselho Deliberativo não tenha autonomia. A rejeição das contas apresentadas pela gestão Roberto de Andrade, por si só, já daria ensejo ao processo de destituição.

A alínea "d" exige exame minucioso de todo o Estatuto, principalmente do artigo 110 (que atribui em seus 31 incisos, as obrigações do Presidente da Diretoria. No meu modo de entender, o Presidente está mais vulnerável com relação à esta alínea, uma vez que ela dá margem a um rol bastante grande de possibilidades a serem examinadas.

Qual a situação de momento? Diversos associados e Conselheiros estão se aprofundando no estudo do Estatuto, no intuito de verificar a possibilidade de descumprimento pelo Presidente de alguma de suas obrigações ou de ter cometido alguma falta em desacordo com a nossa norma máxima, que possa dar ensejo a um pedido formal de destituição do cargo. Ou até mesmo a possibilidade de ser solicitada uma revisão nesta prestação de contas, aprovada de forma duvidosa. Já a próxima eleição, será apenas em dezembro de 2017.

Fico à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

*Alexandre Tavares é bacharel em Direito, jornalista e associado patrimonial do SCCP.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Marcos Marques

Ranking: 315º

Marcos 7.382 posts

@valdemir em 20/09/2016 às 09:58

O problema é que as ações policiais e de inquérito não foram à frente como deveriam.

Não vejo, sinceramente, grandes chances de se promover um impeacheament deste pessoal devido justamente às normas atuais do Conselho. O ponto mais vulnerável é sem dúvida a questão das contas. Tem que abrir uma solicitação de averiguação minuciosa destas contas de 2015.

Foto do perfil de JoÃo Roque Silva Filho

Ranking: 603º

João 4.730 posts

@jrfilho em 20/09/2016 às 09:51

Este verme incompetente tem que sair antes que seja tarde faz merda em cima de merda e é metiroso

Foto do perfil de Vitor Silva

Ranking: 311º

Vitor 7.447 posts

@escrib em 20/09/2016 às 09:51

Excelente exposição, vem de encontro ao desejo dos torcedores de termos uma presidência competente, como eu já havia mencionado em outro tópico, os torcedores podem provocar essa mudança, e o estudo detalhado do estatuto, é uma das armas para tal feito

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.285 posts

@reyes em 20/09/2016 às 09:50

Bela análise. Vai Corinthians!

Publicidade

Foto do perfil de Bob Marley

Ranking: 25º

Bob 30.049 posts

@felipemarley em 20/09/2016 às 09:47

Creio que esse maldito cometeu as 4 infrações do estatuto, 2 delas necessitam prova as outras não.

#forabanana

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.231º

Luiz 2.584 posts

@luiz.fernando.balest em 20/09/2016 às 09:37

Que façam valer o Estatuto, vai Corinthians!

Foto do perfil de Carlos Alberto Gatto

Ranking: 1.271º

Carlos 2.514 posts

@cal.gatto em 20/09/2016 às 09:36

Se for avaliar friamente, ele teria quase todos o itens a aplicar, mas todos com força insuficientes, os fatos tem que ser mais fortes do que se apresentão, mais contundentes, mais expostos, denuncias fortes, indiciamentos, etc. Etc... Não percam tempo, não tem nada disso. O que temos é uma gestão que não agrada comparado ao que nos acostumamos desde 2008 quando começou uma nova era administrativa no clube. Hoje um clube mal administrado pode até falir, esperem para ver o que o Atlético de Minas vai passar quando não conseguir pagar mais o grandes nomes que la estão, o bicho vai pegar, aqui não, temos dividas, mas sob controle, e se ele, o presidente não controla os gastos, pode até ser indiciado, ai sim, a destituição ficaria forte, NÃO é o caso.

Foto do perfil de Vapor De Chuveiro

Ranking: 976º

Vapor 3.174 posts

@ninjacor em 20/09/2016 às 09:35

Pra mim só o fato dele ter feito gesto obsceno para torcedores na Arena já seria motivo pra chutar ele da presidência.