Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Sobre a Blackstar International Limited

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Gabriel

Ranking: 113º

Gabriel 13.583 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 12/12/2018 às 17:03
Por Gabriel Schneider (@gabriel1709)

Fala galera, como tem esse papo da Blackstar ultimamente, resolvi dar uma investigada para saber mais sobre essa empresa. E achei um texto muito interessante de autoria do Gustavo Chimuri que repasso a vocês. O texto é grande, mas vale a leitura, o link está no final com todas as referências que o autor usou.

'No dia 23 de novembro de 2018 a chapa de oposição nas eleições presidenciais da Sociedade Esportiva Palmeiras (“Palmeiras”), encabeçada por Genaro Marino[1], protocolou um documento para apresentar o interesse da Blackstar International Limited (“Blackstar”) em patrocinar o Palmeiras[2] (o suposto documento pode ser lido na íntegra no seguinte link: https://br.onefootball.com/palmeiras-revela-oferta-de-patrocinio-maior-que-crefisa/ Palmeiras revela oferta de patrocínio maior que Crefisa Palmeiras revela oferta de patrocínio maior que Crefisa Em semana de eleição presidencial, chapa da oposição mostra oferta de patrocínio superior à atual. br.onefootball.com ). Segundo divulgado no Lance!, a proposta seria no valor de 25 milhões de dólares anuais, ou 97,25 milhões de reais de acordo ao câmbio do dia, para o período de 2019 a 2029[3]. Além do fixo anual, o Yahoo Notícias informa que o Palmeiras receberia outros 5 milhões de dólares anuais, acrescidos de 50 milhões de dólares como um fundo emergencial, totalizando aproximadamente 1,4 bilhão de reais até o término do contrato de patrocínio[4].

Considerando todo o cenário descrito acima, cabe antes de qualquer otimismo por parte da torcida palmeirense questionar: quem é a Blackstar?

De acordo noticiado, a Blackstar seria uma empresa do ramo de energia e bioenergia, com atuação em Hong Kong e no Oriente Médio[5]. Com base nesta informação, resolvemos conduzir uma “busca direcionada” no Google para obter mais detalhes sobre a atuação da Blackstar. Utilizamos o termo “Blackstar International Limited”, que nos permite filtrar apenas o resultado de palavras nesta ordem.

Ressalte-se, não podemos garantir que os resultados abaixo não se referem a uma empresa com razão social homônima à Blackstar, de forma que também não pretendemos aqui extrair qualquer conclusão sobre a integridade da empresa ou suas intenções nas negociações com o Palmeiras.

Dito isso, em primeiro lugar não foi possível localizar qualquer website oficial da empresa. Conforme a Bloomberg, a empresa “Blackstar International Ltd” (Ltd em abreviação a Limited) seria sediada em Londres e atuaria no setor de “Consumer Discretionary”, que seriam bens não essenciais a consumidores[6]. Encontramos, também, referência no CompanyCheck sobre a Blackstar International Limited, mencionando que se trata de uma empresa inglesa, constituída em 27 de fevereiro de 2008[7]. Entretanto, pelas informações apresentadas pelos noticiários brasileiros, tanto a área de atuação, como a localização da sede não parecem coincidir com a Blackstar que estaria disposta a investir no Palmeiras.

Prosseguindo o nosso exercício investigativo, o website HKG Business faz menção à Blackstar International Limited, informando que a empresa foi constituída em Hong Kong em 22 de janeiro de 2018[8]. Neste sentido, localizamos no Google uma planilha listando empresas recém constituídas ou que alteraram sua razão social recentemente e, na linha 304, consta a Blackstar International Limited com data de constituição em 22 de janeiro de 2018[9], coincidindo com o disposto no website HKG Business.

Além das duas Blackstar International Limited localizadas acima, identificamos também no diário oficial das Ilhas Virgens Britânicas menção à Blackstar International Limited como empresa que foi retirada do cadastro da junta comercial do país por não pagamento de taxas anuais[10]. A Blackstar International Limited registrada nas Ilhas Virgens Britânicas também consta no “Offshore leaks database”, que cataloga informações de offshores mencionadas durante as investigações dos escândalos “Panama Papers”, “Offshore Leaks”, “Bahamas Leaks” e “Paradise Papers”. Segundo o website, a Blackstar International Limited teria sido constituída em 29 de janeiro de 2013 e teria relação com o escritório de advocacia Mossack Fonseca. Ademais, a empresa teria como acionistas a Appleton Invest Capital Limited e a Palmeira Holdings Ltda Corporate, também registradas nas Ilhas Virgens Britânicas, e a 5MB Hong Kong Limited, sediada em Hong Kong[11]. Ao jogar o nome desta última empresa no Google sobre o termo “5MB HONG KONG LIMITED”, obtivemos apenas 5 resultados a relacionando com a Blackstar International Limited e aos Panama Papers.

Estes foram os resultados sobre a Blackstar que pudemos identificar. Em complemento a este levantamento, a notícia tratada acima do Yahoo Notícia menciona que o documento de intenção de patrocínio teria sido encaminhado por Rubnei Quicoli, diretor financeiro da Blackstar[12]. Assim, da mesma forma que fizemos anteriormente, e sob as mesmas ressalvas de poder tratar-se de um homônimo, pesquisamos o nome “Rubnei Quicoli” no Google para ter mais informações sobre o diretor financeiro.

Segundo notícia da Veja de setembro de 2010, o Jornal Nacional apresentou reportagem sugerindo que Rubnei Quicoli teria ameaçado autoridades do governo em negociação envolvendo o grupo de Israel Guerra, BNDES e a empresa EDRB por meio de mensagens enviadas à Casa Civil enquanto atuava como consultor da Israel Guerra[13]. Matéria do O Globo traz mais detalhes sobre a reportagem do Jornal Nacional, detalhando quem teria sido alvo das ameaças de Rubnei Quicoli[14].

Ademais, outras mídias reportam que Rubnei Quicoli já foi condenado em duas oportunidades por interceptação de carga roubada e posse de moeda falsificada[15]. Por fim, Rubnei Quicoli é apontado como “pivô de escândalo” sobre acusação de tráfico de influência e cobrança de propina por pessoas ligadas à ex-ministra da Casa Civil[16].

Por tudo que observamos acima sobre a Blackstar e seu diretor financeiro, e feitas todas as ressalvas já apontadas, cabe ao Palmeiras avaliar as condições do patrocínio proposto e, acima de tudo, nos apresentar quem seria a Blackstar, que se propõe a pagar um patrocínio em valores muito acima do mercado brasileiro. Nosso exercício aqui encontrou algumas possibilidades, porém uma resposta concreta ainda fica pendente. Vale lembrar, por fim, que às vezes a pergunta é a própria resposta.

Gustavo Chimure'

Link: https://medium.com/ Medium ? Read, write and share stories that matter Medium ? Read, write and share stories that matter Welcome to Medium, a place to read, write, and interact with the stories that matter most to you. Every day, thousands of voices read, write, and share... medium.com medium.com @gustavochimure/sobre-a-blackstar-international-limited-dc05830e73c7

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Ederson Sentoma

Ranking: 1.698º

Ederson 1.925 posts

@ederson.sentoma em 15/12/2018 às 14:13

Só de ver o nome das pepas e depois ver o tamanho do post já parei de ler

Foto do perfil de Cleber Zambroni

Cleber 184 posts

@cleber.z em 15/12/2018 às 13:45

Com certeza é um negócio 'OBSCURO', então mandem embora depressa essa empresa com os seus 1,4 Bilhões de Reais, porque o Corinthians não precisa disso!

Podemos muito bem ficar atolados nas dívidas e também já estamos nos acostumando a assistir os títulos dos nossos rivais e de convivermos com a ameaça de rebaixamento todo ano!

Se eles não fecharem com o Palmeiras, então que vá para o Flamengo, mas esqueçam do Corinthians!

Foto do perfil de Leonardo Alves

Ranking: 715º

Leonardo 4.100 posts

@leoalveees em 15/12/2018 às 13:39

Andrés tá doido pra botar a mão nessa grana

Foto do perfil de Cleiton Silva

Cleiton 8 posts

@cleiton.silva.rigui em 15/12/2018 às 13:24

Mas sujo que está, não fica...seja muito, mas muito bem vinda Blackstar...

Publicidade

Foto do perfil de Alexandre Domingos

Ranking: 1.041º

Alexandre 3.017 posts

@adomingos em 15/12/2018 às 12:50

No Corinthians vira um CSI, nos outros clubes 'uma cartada de mestre'

Foto do perfil de Kleyton Morais

Ranking: 7.348º

Kleyton 290 posts

@fielcanutama em 15/12/2018 às 12:48

E desses negócios que o Ladrão Sanchez gosta.

Tomara que não aceite esse acordo, pois a MSI tá aí de exemplo.

Saudações Corinthians!

Foto do perfil de Aluisio Amaral

Ranking: 2.241º

Aluisio 1.443 posts

@aluisio em 15/12/2018 às 12:43

Elementar meu caro Watson!

Foto do perfil de W£llington .

Ranking: 2.185º

W£llington 1.478 posts

@wellington em 15/12/2018 às 12:34

S-u-j-e-i-r-a