GE: Corinthians pode suspender pagamentos e Caixa se dar mal. Entenda!

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Mariano #2.908 @mariano.yakin em 13/09/2019 às 19:27

Não sei se acompanham, mas o Rodrigo Campello é um dos melhores jornalistas em economia futebolística.

O texto dele de hoje fala, em linhas gerais, que a ação da Caixa de executar a dívida do Corinthians, pela construção do estádio, pode sair pela culatra.

Segundo o jornalista, o contrato tem como principal garantia um acordo com nome em inglês de equity support agreement, que leva a sigla ESA. Nesta operação a Odebrecht, que concedeu o ESA, comprometeu-se a garantir com o próprio caixa toda a dívida caso o dia da execução chegasse.

Como o dia da execução aparentemente chegou, o ESA perdeu valor, pois a Odebrecht passa por severos problemas financeiros e entrou em recuperação judicial, processo que lhe dá salvo-conduto para operar sem penhoras, bloqueios ou execuções por seis meses, enquanto formula um plano de repactuação com credores.

A outra garantia seria os terrenos de propriedade do Corinthians no Parque São Jorge, algo que também é algo inviável de executar. A Caixa precisaria entrar num longo processo de leilão desses terrenos, custoso e demorado, ainda por cima conturbado por se tratar de futebol.

Se o Corinthians engrossar e responder a execução da Caixa na Justiça, pode suspender o pagamento das parcelas do banco até uma sentença.

Isso significaria que, caso o acordo de quitação da Odebrecht seja oficializado, podemos ficar meses e até anos sem pagar pelo financiamento da Arena.

Aí, não sei se o Corinthians, caso isso aconteça continuaria depositando no fundo do estádio, ou faria outra coisa com o dinheiro.

https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2019/09/13/notificado-pela-caixa-por-divida-da-arena-corinthians-suspendera-pagamentos-e-saira-por-cima.ghtml Notificado pela Caixa por dívida da Arena, Corinthians suspenderá pagamentos e sairá por cima |... Notificado pela Caixa por dívida da Arena, Corinthians suspenderá pagamentos e sairá por cima |... Apertado financeiramente, o clube alvinegro ganhou a chance de cessar as parcelas que vinha pagando ao banco e aguardar por confronto judicial no qual ente... globoesporte.globo.comgloboesporte.globo.com

2.235 visualizações e 27 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Marcos Roberto Dos Santos #852 @estilo.lds em 13/09/2019 às 19:56

Mesmo sem pagar para caixa o clube tem que depositar o dinheiro no fundo o dinheiro só não vai ser transferido para caixa...

Aliás assim que tiver um resolução na justiça o clube vai ter que ter os valores para pagar a dívida que tem..

O que iria acontecer é dar um fôlego inicial ao clube, mas certamente os juros iria continuar correndo e é aí que mora o perigo..

Se for ver ainda não começamos a pagar esse maledito empréstimo já que dos 400 milhões do empréstimo ainda temos a dívida de 470 a 520 milhões mais ou menos...

Então até começar a pagar tem que pagar esses 120 milhões de juros...

Gustavo MendonÇa #757 @gustavo.mendonca7 em 14/09/2019 às 09:07

Não acho que suspender o pagamento seria bom para o Corinthians. Primeiro que quero ver isso der pago o mais rápido possível, segundo que os juros vão comer solto nesse período aumentando a dívida e o dinheiro da bilheteria ficará retido no fundo que administra a Arena do mesmo jeito...

Últimas respostas

Paulo Henrique Furlan #9.930 @paulo.henrique.furla em 14/09/2019 às 17:41

Acordo na justiça, 360 meses de 1 milhão, como financiamento de casa!

Publicidade

Iuri B Candido #444 @iuri.candido em 14/09/2019 às 17:04

Eu citei uma manobra que seria empregada no sentido de fazer a dívida permanecer longa, prolongando o compromisso do clube e adiando sua eventual ascensão. Por outro lado, embora nação, não somos a maioria e está cheio de anti com cérebro atrofiado por aí.

Lucas #6872 @lucas.leal12 em 14/09/2019 às 11:22

" "

E o que eles ganham manchando a imagem de um clube que tem milhões de torcedores fanáticos

Toninho Cata #356 @toninho.cata em 14/09/2019 às 12:38

Ai que está Mariano, não é possível um departamento jurídico do tamanho que a Caixa possui, comprometer uma negociação e o tamanho da repercussão que teria/teve envolvendo o nome de uma instituição tão grande como a do Corinthians.

A não ser que quem autorizou a notificação seja corintiano, e sabia das consequências. Kkk

Mariano #2908 @mariano.yakin em 14/09/2019 às 12:29

" "

Cara, entendo seu ponto. E embora não tenhamos ideia dos detalhes, o que foi exposto no post é um cenário jurídico, totalmente factível. Isso, claro, com base com o que está no contrato de financiamento com a Caixa.

Os desdobramentos não sabemos, mas o exposto pelo jornalista é que a Caixa está vulnerável neste contrato, mais do que nos.

Agora, a pergunta que fica é, sabendo disso, por que a Caixa mesmo assim está partindo para o confronto jurídico?

Toninho Cata #356 @toninho.cata em 14/09/2019 às 12:33

Ela não é mais devedora da Caixa.

Danilo #307 @danilo.daiane em 14/09/2019 às 11:05

" "

A odebrecht poderia repassar os CIDs pra Caixa ai fexo...kkkkkk

Toninho Cata #356 @toninho.cata em 14/09/2019 às 12:31

E que ela é 'sócia'.

A Caixa foi ao extremo pela falta de pagamentos regulares de uma dívida para pressionar mesmo.

O Corinthians não irá judicializar, porque seria mais um tiro no pé.

Será que a Caixa notificou o Athletico-PR? - Ela suspendeu o pagamento a muito tempo e entrou na justiça.

Lucas #6872 @lucas.leal12 em 14/09/2019 às 11:22

" "

E o que eles ganham manchando a imagem de um clube que tem milhões de torcedores fanáticos

Mariano Yakin #2.908 @mariano.yakin em 14/09/2019 às 12:29

Cara, entendo seu ponto. E embora não tenhamos ideia dos detalhes, o que foi exposto no post é um cenário jurídico, totalmente factível. Isso, claro, com base com o que está no contrato de financiamento com a Caixa.

Os desdobramentos não sabemos, mas o exposto pelo jornalista é que a Caixa está vulnerável neste contrato, mais do que nos.

Agora, a pergunta que fica é, sabendo disso, por que a Caixa mesmo assim está partindo para o confronto jurídico?

Toninho #356 @toninho.cata em 14/09/2019 às 12:25

" "

Pelo que sabemos, o acordo com a construtora não tem nada a ver com a dívida com a Caixa.

A dívida com a construtora foi quitada com a transferência dos CID's, porque ela está 'precisando' de caixa para honrar com a moratória.

Não sabemos ao certo se a Caixa notificou o Timão antes da notificação judicial - O Andrés disse que não.

Acordo VERBAL numa negociação, não vale nada - Se for um acordo com o dono do mercadinho, tudo bem, mas com uma instituição financeira?

Lembram da faculdade que penhorou na justiça nossa taça? - Foi radical, mas serviu para ter um resultado mais rápido.

Será que a Caixa não deu este 'blefe' (amadorismo) porque o Timão tem parcelas pendentes e/ou pagas irregularmente(inferiores)?

O certo é que, nós, torcedores somos os babacas da hora, ao ficar conjecturando o que não sabemos.

Mariano Yakin #2.908 @mariano.yakin em 14/09/2019 às 12:26

Pois é. O Bolsonaro acho cafajeste com certa inteligência pra desviar o foco, mas ele é ogro. Sabemos o que esperar dele. O Mourão parece mais estrategista, dissimulado, geralmente costuma ser pior, pois te surpreende e te dá pouca chance pra reação. Quando perceber, já foi!

Lucas #6872 @lucas.leal12 em 14/09/2019 às 11:24

" "

Apesar de concordar, mas tomara que ele não caia antes, porque trocar o bolsonaro pelo mourão é piorar o que já é ruim

Toninho Cata #356 @toninho.cata em 14/09/2019 às 12:25

Pelo que sabemos, o acordo com a construtora não tem nada a ver com a dívida com a Caixa.

A dívida com a construtora foi quitada com a transferência dos CID's, porque ela está 'precisando' de caixa para honrar com a moratória.

Não sabemos ao certo se a Caixa notificou o Timão antes da notificação judicial - O Andrés disse que não.

Acordo VERBAL numa negociação, não vale nada - Se for um acordo com o dono do mercadinho, tudo bem, mas com uma instituição financeira?

Lembram da faculdade que penhorou na justiça nossa taça? - Foi radical, mas serviu para ter um resultado mais rápido.

Será que a Caixa não deu este 'blefe' (amadorismo) porque o Timão tem parcelas pendentes e/ou pagas irregularmente(inferiores)?

O certo é que, nós, torcedores somos os babacas da hora, ao ficar conjecturando o que não sabemos.

Aram Rochert #3.466 @aram.rochert em 14/09/2019 às 12:14

você tem razão. De repente piora ainda mais. Mas 4 anos desse psicopata, sei lá o que será do país!

Lucas #6872 @lucas.leal12 em 14/09/2019 às 11:24

" "

Apesar de concordar, mas tomara que ele não caia antes, porque trocar o bolsonaro pelo mourão é piorar o que já é ruim

Rodrigo N #606 @rodrigon em 14/09/2019 às 12:12

Mas a dívida vai sendo corrigida também.

Melhor sentar e conversar.