1 - início de um nova era na TV:
O SBT fez na noite de quarta-feira seu debute com as transmissões da Copa Libertadores. Ao mesmo tempo que a emissora paulista entrava no ar com a transmissão de Bolívar x Palmeiras para a maior parte do Brasil, a Globo 'respondia' ao fim dos direitos do torneio internacional com a exibição de Corinthians x Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, em jogo antecipado a pedido da empresa.
Na medição prévia do Ibope em São Paulo, o duelo das emissoras representou uma vitória avassaladora da Globo. Foram 24 pontos de média para o eletrizante 3 a 2 corintiano contra 10 pontos apenas de um não tão emocionante Bolívar 1x2 Palmeiras.
O resultado deve ser a tendência da medição do Ibope pelas próximas semanas, em que a Globo pediu para a CBF antecipar datas do Brasileirão com jogos do Corinthians para concorrer com as transmissões da Libertadores no SBT.
A tática da Globo funcionou: com Corinthians x Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, a emissora carioca reteve o público e o impediu de mudar de canal, marcando mais que o dobro que o grupo de Silvio Santos.
2 - Audiência as outras 5 praças importantes:
No Rio Grande do Sul e regiões, com a derrota do Grêmio contra a Universidad Católica pela estreia da Libertadores no SBT nesta quarta-feira (16) por 2 a 0, o canal de Silvio Santos fez história em Porto Alegre. A emissora venceu de ponta a ponta a RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, durante a exibição da partida entre 21h24 e 23h35. No horário, a RBS exibiu o jogo entre Corinthians x Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Segundo dados prévios de audiência da capital gaúcha, o jogo no SBT marcou 19 pontos de média com 23 pontos de pico na capital gaúcha. A Globo fechou com 12 pontos. Já no primeiro tempo, a Globo teve uma grande queda após o fim da novela 'Fina Estampa'. Com Corinthians, caiu de 17 para 12 pontos em minutos, e terminou a primeira etapa com apenas 9 pontos de audiência, chegando ao final a 7 pontos.
Se em Porto Alegre o índice foi histórico para o SBT. São Paulo foi decepcionante como vimos. Em Salvador, Corinthians x Bahia massacrou o jogo do Palmeiras: 22 pontos de média, contra 2 do SBT. Em Brasília, o Palmeiras alcançou 7 pontos contra os 15 da Globo. Em Belo Horizonte, o SBT ficou com 6 pontos contra 12 da Globo.
Por fim, já no Rio de Janeiro, o Bolivar x Palmeiras marcou 4 pontos contra 21 da Globo, que mostrou Fluminense x Atlético-GO pela Copa do Brasil.
Ao verificar os dados gerais e os Pontos registrado pelo IBOPE no quesito Esportivo a Globo fechou em âmbito nacional a 'média' de 17 a 21 pontos contra 8 a 13 do SBT. Em alguns momentos a Record superou ao canal Silvio Santos, fechando uma media geral de 9 a 15 pontos exibindo o reality show, A Fazenda.
3 - Uma Lição:
A união Globo e Corinthians se mostra ser líder nacional no futebol, as próximas rodadas da Libertadores confirmarão o poder da emissora ou não, que terá de enfrentar uma 'decisão' na Libertadores dia 23/09, o clássico GRENAL e Guaraní x Palmeiras. A Globo confirmou exibir em SP e Nordeste o jogo Sport x Corinthians. No dia 30/09 será o grande embate, Corinthians x Atlético GO deverão enfrentar os jogos Flamengo x Independente Del Valle e River Plate x São Paulo.
Mas a audiência do SBT, que cresceu 40% comparado ao horário em quartas anteriores, mostra que outras emissoras podem entrar na competição para ter futebol em suas grades, se os clubes forem inteligentes, pensarem coletivamente, financeiramente e em seus torcedores teremos mais embates como esses.
Mais opções das partidas do Brasileirão na TV aberta e fechada. Visando um estilo já usado na Premier League e NFL, as emissoras teriam direito de escolhas, pagando por pacotes que permitem fazer primeira, segunda ou terceira escolha e até exclusividade em dia de semana na TV Fechada ou aberta.
Se hoje a Globo paga R$ 2 bilhões pela Transmissão Exclusiva na TV aberta, algumas partidas na TV Fechada e pelo PPV, em analise feita pela Pluri Consultoria, marketing Esportivo e Itaú BBA, esse valor seria o aproximado pelo pacote que dá a primeira escolha de partida exclusiva na TV Aberta.
Band, SBT, RedeTV estão apostando alto no futebol, SBT com a Libertadores em TV aberta, Band com os campeonatos europeus junto ao PPV e Streaming da Liberta. RedeTV negocia a Sul-Americana e a SporTV exibirá o italiano. A Turner que possui acordo com alguns clubes brasileiros para TV Fechada e a Disney dizem ter interesse em exibir competição nacional completa em suas grades.
Também temos o DAZN e outros streamings chegando ao Brasil que demonstram interesse em ter os direitos das competições.
O Movimento Febre Espotiva pode ser a evolução em Direitos de Transmissão e a união dos clubes, criando uma grupo semelhante a Premier League para negociações coletivas pode ser o início de mudanças significativas no esporte e novos acordos, talvez uma nova liga independente.
Tudo dependerá dos dirigentes e os próximos passos de transmissões esportivas no Brasil.
FONTES e Trechos de Reportagens:
ESPN
FOX Sports
GOAL
Marketing Esportivo
Metropoles.com.br
Uol Esporte
GloboEsporte.com
Máquina do Esporte
Meu Timão
CBF.com
SBT
Band
RedeTV