Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A variação tática que o Corinthians não aproveita - parte 1

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Vinícius

Ranking: 4.746º

Vinícius 574 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/09/2020 às 14:33
Por Vinícius MB (@mielmiczuk)

O Corinthians ainda não se encontrou dentro de campo, e a formação tática deixa a desejar, pois qualquer time que consiga conter a movimentação previsível do Timão anula todas as jogadas possíveis, o que faz o Corinthians depender de bolas paradas.

Um ponto que não é investido nos jogadores é a versatilidade, muitos do elenco do Corinthians são jogadores que jogam em mais de uma posição ou não tem características próprias da posição que joga possibilitando variações no meio do jogo.

Mas como assim não tem características próprias da posição que joga?

Um exemplo, o Luan ele teoricamente é nosso armador mas ele não tem as características de um '10 clássico', ou então o Otero que apesar de ser um armador pode jogar nas pontas, mas ele não tem as propriedades de um velocista driblador.

Então aqui vão exemplos de jogadores do Corinthians que podem jogar em mais de uma posição:

*Atenção! Não necessariamente acho que devem jogar nessas posições, só estou mostrando as opções

Luan: Meia Armador / Atacante (Falso 9) / Ponta

Cazares: Ponta / Meia Armador

Otero: Ponta / Meia Armador

Léo Natel: Ponta / Atacante (Falso 9)

Cantillo: Primeiro Volante / Segundo Volante / Meia Armador

Boselli: Atacante / segundo atacante (Um possível companheiro do Jô no ataque)

Ramiro: Meia Direita / Volante

Sydcley: Lateral Esquerdo / Meia Esquerda

Agora vou dar um exemplo de como o Corinthians poderia usar isso na prática:

4-3-3 Com pontas fechados

Esse seria um exemplo de desenho tático padrão, com quatro defensores, três meias 'coringas', dois pontas fechados pelo fato de serem armadores e não terem velocidade, e um atacante com mais mobilidade, que poderia voltar para buscar a bola, que deixasse de ser um esquema estático, acho que até o Boselli poderia fazer essa função, já o vi fazendo vários lançamentos e já teve boas partidas ao lado do Love.

Agora a movimentação ofensiva:

Na prática ficaria assim:

3-4-2-1

Com essa movimentação atacaríamos com no mínimo 5 jogadores e ainda teríamos segurança na defesa, se alguém questionava a falta de alas com profundidade, aí estão, Lucas Piton que tem um ótimo cruzamentos e o Fagner que apesar da má fase é o líder de assistências do Timão. Além de tudo isso o Cantillo ou o Roni poderiam ter uma chegada mais forte.

E então a movimentação defensiva:

Na prática:

4-1-4-1 ou poderia recuar mais o Xavier e formar um 5-4-1

A movimentação defensiva se feita com sucesso poder ser muito sólida, Otero e Cazares abririam recuando, Cantillo e Roni só precisariam recompor, o maior desgaste seria dos laterais, que enquanto não volta poderia os 'três zagueiros' poderiam fazer a cobertura.

Enfim, esse é o tipo de movimentação que não é explorada, e ainda poderia ser feito uma formação que caiba o Jô ou Boselli, ou até mesmo os dois juntos, caso gostem faço uma parte 2.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Daniel Loureiro

Ranking: 2.290º

Daniel 1.403 posts

@daniel.loureiro em 28/09/2020 às 00:26

Parabéns pelo trabalho quedei fazer esse tópico.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Rafa El

Ranking: 396º

Rafa 6.331 posts

@rafa.el.grande em 28/09/2020 às 16:40

Sensacional! Parabéns! É exatamente isso que vinha falando semana passada: usar o Cantillo com outros 2 volantes pra ele poder 'brilhar'!

Foto do perfil de Vlamir Bernardes

Ranking: 491º

Vlamir 5.495 posts

@vlamir.bernardes em 28/09/2020 às 16:08

Pra isso tem que ter um treinador que faça essas variações e não um 'tapa buraco'.

E tem outra coisa, os jogadores QUEREREM fazer. Porque se não, derrubam o técnico.

Foto do perfil de Hebert Souza

Ranking: 7.254º

Hebert 297 posts

@hebert.isaac em 28/09/2020 às 15:42

É triste como já tivemos 2 técnicos e nenhum conseguiu pensar nisso

Foto do perfil de Márcio Costa

Ranking: 200º

Márcio 9.586 posts

@marcio.rodrigo.costa em 28/09/2020 às 10:20

Você tocou num ponto interessante, inclusive tirando o Jô do time. Ficaríamos mais móveis. Contra o Bahia, apesar de sofrermos muito, tivemos boa movimentação entre os homens da frente, sem alguém de referência. Embora, dessa forma dê para jogar com o próprio Jô.

Há um ponto na sua proposta que me preocupa: ter profundidade com os laterais, porque teríamos meias/pontas mais fechados.

Claro que isso é possível, mas precisa de um sincronismo coletivo bem azeitado, e isso significa colocar o time com uma linha mais alta, porque os laterais correrem com frequência por toda a extensão para atacar e defender, vai ser um desgaste absurdo.

Com linhas mais altas, em tese, o adversário tende a esticar menos vezes na sua defesa, porque você já rouba a bola no máximo na sua intermediária e obriga os jogadores ofensivos abertos do adversário a marcarem seus laterais. Vez ou outra vão escapar, mas convenhamos que na pobreza técnica do futebol sulamericano, não é todo mundo que fará isso.

Por fim, dessa forma, faz mais sentido ter uma posse de bola, com uma troca de passes que gire de um lado para o outro. Mais adiantado, quanto melhor você trocar passes e ficar com a bola, menos riscos de contra-ataque você tem.

Foto do perfil de Absolon Soares Da Silva

Ranking: 625º

Absolon 4.595 posts

@absolonsoares em 28/09/2020 às 00:13

São soluções muito viáveis, a que mais daria certo na minha visão seria o Luan jogar como falso 9 e os meias pontas pisarem na área para ocupar o espaço. Ultimamente centroavante no Corinthians passa fome! Talvez porque como demonstrou a característica do elenco seja de mobilidade. Não estou levendo em conta os aspectos técnicos de cada atleta nesta análise. É sim pelo que já apresentaram!

Foto do perfil de Jose Almeida

Ranking: 1.303º

Jose 2.455 posts

@jose.almeida13 em 27/09/2020 às 18:40

A melhor, no momento, é 4231

Cássio

Fagner Gill Avelar Piton

Xavier Roni (Ramiro)

Otero Cazares Luan

Foto do perfil de Jose Almeida

Ranking: 1.303º

Jose 2.455 posts

@jose.almeida13 em 27/09/2020 às 14:37

As ESTATISTICAS motram que não dá certo...

Com Cantillo...

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/358055/corinthians-faz-mais-gols-e-ve-aproveitamento-melhorar-sem-cantillo Corinthians faz mais gols e vê aproveitamento melhorar sem Cantillo Corinthians faz mais gols e vê aproveitamento melhorar sem Cantillo Apesar de certo protagonismo no início da temporada, o volante Victor Cantillo ainda não conseguiu engatar uma boa sequência de jogos no Corinthians meutimao.com.br meutimao.com.br

Com Mendez...

https://www.gazetaesportiva.com/times/corinthians/bruno-mendez-chega-ao-10o-jogo-pelo-corinthians-sem-comemorar-uma-vitoria/ Bruno Méndez chega ao 10º jogo pelo Corinthians sem comemorar uma vitória - Gazeta Esportiva Está difícil Bruno Méndez 'tirar a zica'. Neste domingo, o uruguaio atuou pela 10ª vez com a camisa do Corinthians e, assim como nas participações gazetaesportiva.com gazetaesportiva.com