Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Vou reunir aqui TODOS os problemas que EU VEJO no Corinthians desde 2017 ou até antes

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Emerson

Ranking: 7.986º

Emerson 250 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 02/08/2021 às 12:35
Por Emerson Macedo (@corintiano40)

Não sou de cornetar o time, nem jogadores, mas depois de quatro anos, acho que da pra ter um parecer seguro sobre muitas coisas. Muitos vão discordar de algumas coisas, Mas faz parte... Então vamos lá. Não sou nenhum especialista em tática ou analista de desempenho, aqui vai só o que eu vejo como torcedor.

DEFESA

CÁSSIO : é um dos maiores vencedores do clube (senão o maior) sem dúvida, mas NEM NO AUGE em 2012, ele tinha boa saída de bola. Sempre ficou plantando debaixo das traves em escanteios e cruzamentos, na idade que está isso não pode mais ser corrigido. Teremos que conviver com isso. Mas o que de fato incomoda é a mania de rebater bolas pra dentro da pequena área o que já nos causou grandes problemas. Melhorar a saída com os pés nos últimos anos.

Fagner : Fagner sempre desde 2015 para cá o melhor jogador do Corinthians na minha concepção, era uma rocha como marcador pela direita. Muita chegada ao ataque, triangulações e ótimos cruzamentos. Mais desde 2020 (ou antes não sei dizer), seu rendimento caiu bastante. Continua marcando bem, mas nem sombra do que era antes. Na questão ofensiva, ele caiu demais faz algum tempo. Muitos irão dizer que o Sylvinho prende ele demais, eu até concordo. Mas até nas intermediárias ele tem errado muitos passes e tomadas de decisões. Se melhorar e ele tem potencial pra isso, pode auxiliar muito mais o Mosquito no ataque.

GIL: sempre foi um zagueiro lento, com boa imposição física e posicionamento. Em um sistema sólido (o que não temos atualmente) ele joga o fino. Com o maior problema do clube nesses 4 anos que é a saída de bola péssima, muitas vezes sobra pra ele armar o time o que nem de longe era pra acontecer. Na estágio atual do time, poderia ser em 2015, mais novo ou não, ele tomaria os dribles que toma agora. Com um time montado pode render mais.

JOÃO VITOR: esse é novo, não tem muito o que dizer dele.

FÁBIO Santos : voltou muito bem nas primeiras partidas, mas com o tempo caiu muito de produção e fisicamente. O que me leva a um questionamento. 'Porque parece que os jogadores do Corinthians cansam mais que todos os dos outros times? ' Nosso segundo tempo é horrível. Depois que caiu de produção, a parte defensiva caiu muito, e a parte ofensiva que nunca foi o seu forte piorou demais, ele é responsável em p elo menos 50% pelo fato de não termos lado esquerdo ofensivo. Todas as bolas que ele toca, recua para o Gil, ou para algum volante. Nunca faz o corredor, quase nunca toca pra frente. Precisamos de um lateral esquerdo.

MEIO CAMPO

Agora vou falar do maior mal do time ao meu ver nesses anos todos... A SAÍDA DE BOLA

Gabriel : Gabriel pode ser corintiano fanático (mas aí eu também sou), mas não tem condições de ser o ARMADOR titular do time, ele é muito atabalhoado, sempre toma as decisões piores possíveis, por isso nunca deveria está jogando de meia como está agora. Além de ter um passe bem ruim, lança mal... Quando lança. Porque em 70% dos casos ele recua pros zagueiros ou toca de lado, isso trava o time e traz os adversários pra cima de nós. Num hipotético meio campo com Giuliano e Renato Augusto talvez ele possa render mais como primeiro volante.

CANTILLO : Cantillo, esse nem é o craque que falam por aí e nem o pé de rato também. Tem um bom passe e essa é sua única qualidade (que tem sido anulada pelo fato dele tá jogando como volante de destruição), no mais é lento, fraco fisicamente para volância e parece ter dificuldades em jogos contra times fortes, é um jogador nota 7,5. Pode compor o elenco e ajudar mais do que ajuda atualmente SE for colocado na posição de segundo volante, que é a que ele jogava quando foi contratado junto ao Junior Barranquilla.

RONI: é um Gabriel mais novo. Com todos os defeitos do primeiro.

VITINHO: f raco física e tecnicamente, será um jogador de lampejos.

MATHEUS VITAL : eu torço para o Corinthians desde 1988 e nunca vi um jogador tão sem vontade como esse, ele tem futebol, só que falta vontade e assim como as deficiências do Cássio, as deles também não podem ser corrigidas. Mancini deu uma chacoalhada nele, mas parece que efeito passou. Ele faz tudo que o Fábio Santos faz, só que numa faixa mais adiantada do campo. Pega na bola e toca pra trás, ou toca pra algum volante no meio. Não tenta um drible, não tenta levar pra linha de fundo. Ele é responsável em 50% pelo fato de não termos lado esquerdo ofensivo. Deveria ser vendido, nem para o banco ele tem perfil.

LUAN: Luan para muitos parece sem vontade, mas ele tenta correr ao menos, velocidade não é o forte dele, então não espere ele dando sufoco em zagueiro e lateral. Mas parece que ele tem o psicológico facilmente abalado e isso é potencializado quando se joga num time que não tem criatividade. Quando ele erra os 2 primeiros passes que tenta, pode esperar ou uma partida sumida ou horrorosa do Luan. Num meio mais qualificado, talvez ele renda mais. Mas falando de forma mais superficial, parece que ele sentiu o peso de vestir a camisa do time de coração, talvez pelo fato de ter a responsabilidade de reerguer o clube depois do período mais vitorioso de sua história.

O meio campo desde 2017 tem sido nosso MAIOR PROBLEMA, não temos saída de bola, quando saímos, é: só com bola espirrada, passe errado, bola mascada, lançamento longo e sem precisão. Não tem um jogador que venha até os zagueiros pegar a bola e conduzir até a intermediária adversária pra tabelar com os meias, pontas, centroavantes, a famosa TRANSIÇÃO. Com Renato Augusto e Giuliano teremos 2 jogadores que fazem essa função e provavelmente esse quesito tende a melhorar demais.

ATAQUE

: é nítido que Jô está muito longe de está em forma e sinceramente não creio que consiga mais esse estágio na carreira. Nunca se cuidou extra campo e a idade chegou. Anda correndo mal, se posicionando mal, pesado... Tudo o que não poderia ser quando joga com um meio campo como o nosso. Com a melhora do nosso meio, e a maior constâncias de chegadas ofensivas, pode render mais. Apesar de que o ideal seria a contratação de outro centroavante. E Jô ir para reserva.

MOSQUITO : Atualmente nosso melhor jogador, ele tem a pior das tarefas, ser a ÚNICA referência ofensiva do time, puxar contra-ataque pra um time que não chega na área adversária. Jogar num time que não tem variação de lado de campo, todo mundo que joga contra o Corinthians sabe que as jogadas serão pela direita com Mosquito. E Fagner que poderia ajudar a desafogar um pouco as tarefas do menino, tem estado bem abaixo ofensivamente esses tempos, seja pelo esquema do Sylvinho ou por má fase técnica. Mosquito precisa de companheiros de qualidade, aí ele será muito mais importante do que já é hoje.

ATACATE PELA ESQUERDA

Apesar do Adson ter ido bem no jogo contra o Cuiabá. É público e notório que o Corinthians precisa de um ataque que jogue pela esquerda (e um lateral esquerdo ofensivo também). Pra equilibrar as ações ofensivas do time. É muito mais fácil marcar um time quando se sabe que ele só vai jogar por um lado do campo. E atualmente estamos assim, somos 'mosquitodependentes'. Se vier Roger Guedes isso pode parcialmente ser solucionado, se não vier, precisamos buscar alguém pra posição. Essa é um posição que precisamos que alguém (com qualidade) seja contratado pra ontem.

SYLVINHO: Sylvinho tem um ENORME problema, lógico que ele tem mais de um problema, muitos dirão que não é técnico, que e retranqueiro, que é covarde e etc. Talvez ele seja realmente tudo isso, mas o que de fato ele faz que prejudica muito o time, é MEXER MUITO MAL, as vezes ele acerta a escalação e o time dentro das suas limitações está indo bem, ele vai lá mexe e destrói tudo. E na moral, isso é muito frustrante. Eu trocaria de treinador, mas escolheria um consolidado, já que aquele que chegar, vai ter que ficar até o final do campeonato.

Bom, desculpem o textão galera, eu precisava externar essas frustrações todas.

E VAI, CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de João Antônio

Ranking: 2.746º

João 1.141 posts

@sirjoao.demolay em 02/08/2021 às 13:20

No caso do Cássio ele não tentou reverter a questão da saída do gol e pra piorar aprendeu a defender caindo para dentro do gol com a bola.

Foto do perfil de Vinicius Eduardo

Ranking: 297º

Vinicius 7.652 posts

@vinicius.eduardo15 em 02/08/2021 às 13:50

Eu acrescentaria ai que o Gabriel não tem solução. É um jogador que solta a bola muito mal, e quando solta já fica gritando pedindo de volta para fazer o mesmo. Para ser primeiro volante, precisa saber se impor no lugar dele e ele não sabe mais fazer isso.

Fez em 2017, deixou Maycon, Jadson e Rodriguinho trocando a bola, ficava mais recuado na dele e deixava o jogo rolar.

Depois da temporada muito boa dele, não sei mas parece que ele 'se cresceu' e que ser protagonista do ataque do time, assim, desde 2018,3 anos, ele tenta fazer isso e acaba com o time porque simplesmente é fraco tecnicamente, porém acha que é o super volante.

É esforçado, é Corinthiano, mas não dá. De bem intencionados o inferno está cheio e se for para contratar porque é Corinthiano, me avisa que eu deixo um curriculum também pô.

Outra coisa, nós tínhamos o Lateral Esquerdo quase que perfeito. Vendemos ao Sevilla por 2 paçoquitas. Defendia muito bem e ataca melhor ainda, infelizmente com a quadrilha que temos na diretoria, hoje joga no Atlético e preferiram contratar uma baleia no lugar dele, vulgo X-dcley.

Enfim. Raul Gustavo deveria ser titular absoluto no lugar do Gil, a idade veio e parece que com o Fábio Santos, um puxa o outro para baixo, com o Bagriel e Roni teoricamente protegendo na frente, piora a situação. Todos eles se escondem atrás do João Victor hoje que com o Mosquito são os melhores jogadores.

Além do Raul, Piton e Xavier também deveriam ser titulares. Fábio está horrível, e por mais que o Piton não seja o Arana, vai ajudar muito mais que o careca. Porém, ele funciona com o Raul, e não com o Gil, pelo simples fato do Raul saber proteger a zona, saber dar o combate e ser muito veloz, coisa que o Gil definitivamente não é, e com ele ali, o lado fica desequilibrado. Xavier é a mesma coisa. Não é Ralf, não é Rincón, mas é melhor que o metido à craque do Bagriel. Xavier + Cantillo acredito que seria a melhor dupla, com os 2 reforços no meio, Mosquito + Roger Guedes na frente.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Felipe Lacerda

Ranking: 45º

Felipe 21.981 posts

@lipao88 em 04/08/2021 às 11:49

Bem isso mano

Foto do perfil de Dwight Schrute

Ranking: 247º

Dwight 8.702 posts

@alx.nunes em 03/08/2021 às 09:11

'voltou muito bem nas primeiras partidas, mas com o tempo caiu muito de produção e fisicamente.'

Isso tem acontecido com todos os jogadores que chegam. Parece que o Corinthians piora a condição física dos jogadores.

Foto do perfil de Lucas Gabriel Da Silva

Ranking: 4.207º

Lucas 667 posts

@lucat em 03/08/2021 às 08:52

Eu mudaria muita coisa, não só jogadores titulares, como sistema, técnico, treinador de goleiros...

Não faz sentido manter Fabio e gil titulares. O Raul da conta, o Piton pode não marcar tão bem, mas coloca o Marquinhos la pra ajudar ele.

No meio não da pra manter Roni e Gabriel juntos, time.perde muito e com Jô na frente o time perde mais ainda, mas não tem concorrência infelizmente

Foto do perfil de Tuco Cva

Tuco 20 posts

@fabio.varricchio em 03/08/2021 às 07:29

Olha a falta que o Ralf faz nesse meio campo, l pqp

Publicidade

Foto do perfil de Andre Ramos

Ranking: 207º

Andre 9.411 posts

@andre.ramos12 Apoiador em 03/08/2021 às 07:16

Estamos jogando com '3 meias' que não chegam nem perto de serem meias. 2 são volantes e 1 deles não é jogador (Vitinho).

Na real, muitos problemas seriam resolvidos de mudasse o esquema pra 3 zagueiros. Potencializaria o futebol do Fagner/Piton, traria um bom zagueiro que merece ser titular sem sacar o Gil que ehe experiente e necessário, e montaria um excelente meio campo com Xavier, Renato, Giuliano, trazendo o mosquito /Luan pr fazer o ataque.

Po, isso grita. Tá na cara de todo mundo.

Mas pra isso precisamos de um técnico estrangeiro, porque os brasileiros 'são especialistas na linha de 4'.

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.236º

Luiz 2.558 posts

@luiz.fernando.balest em 03/08/2021 às 06:27

Andrés e seus pupilos saquearam o clube!

Foto do perfil de Bravoxx_

Ranking: 6.130º

Bravoxx_ 388 posts

@willian.adriel.moral em 03/08/2021 às 04:11

Muito boa sua avaliação, concordo

Foto do perfil de Max Wallem

Ranking: 279º

Max 7.959 posts

@max.wallem1 em 03/08/2021 às 02:38

O problema é o Técnico, ele entra com a escalação errada, já deu pra ver que dá sim pra tirar algo desse time, não era pra tá ruim desse jeito, principalmente dentro da Arena, o Sylvinho colocar três volantes e escolher dois dos piores pra ficar em um setor avançado é nítido que ele não sabe explorar qualidades dentro do elenco, por exemplo foi colocar a primeira vez o Araos na sua posição certa, o Vital tem que jogar ali pelo meio se for nesse esquema, eu particularmente gostaria de ver o time com Araos e Luan na posição de Roni e Gabriel, caso o Giuliano e Renato não joguem. E precisamos de um ponta esquerda urgente, não podemos queimar o Adson, claro é a melhor opção no momento naquele setor