O futebol no rádio está próximo do fim?
Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/01/2022 às 19:05
Por Alexandre Eduardo da Silva
(@alexandre.eduardo.d2)
Nas décadas de 80 e 90 a bilheteria dos jogos era uma importante fonte de renda dos clubes, bem mais do que é hoje.
Como só havia TV aberta na época, era comum os clubes proibirem a transmissão de certas partidas para a mesma praça do evento, a fim de que garantir que o torcedor fosse ao estádio e comprasse seu ingresso para ver o jogo de seu time de coração.
Para o corintiano que, por algum motivo, não podia ao ir ao Pacaembu ou Morumbi, restava o rádio. Mesmo com a boa qualidade das transmissões, sofria-se bastante ao ouvir e tentar imaginar como foi aquele drible, se a falta merecia cartão, se a bola realmente passou perto da trave, se o gol foi bonito, por qual motivo a Fiel estava gritando naquele momento, etc.
Por outro lado, penso que esse exercício de imaginação despertava ainda mais no torcedor a paixão pelo futebol. A transmissão radiofônica, para compensar a ausência da imagem, era rica nos detalhes não só da partida em si mas também dos bastidores do jogo. Era muito comum ver nos estádios torcedores com seus radinhos de pilha na orelha, na busca de maiores informações de seu time.
Aqui em SP, tínhamos como principais opções para ouvir os jogos as rádios Globo, Jovem Pan, Record e Bandeirantes, cada uma com suas vinhetas e bordões. Os melhores locutores, comentaristas e repórteres de campo eram bastante disputados e conhecidos do grande público. Transmitir futebol naquela época deveria ser difícil, pelo rádio então um verdadeiro desafio.
Com o advento da internet e da TV por assinatura, bem como pelo fato dos direitos de transmissão terem se tornado mais rentáveis para os clubes do que a bilheteria, o rádio foi perdendo a grande audiência que tinha. Algumas emissoras criaram plataformas para transmitir os jogos pela internet, outras deixaram de fazer jogos. Nos estádios, os radinhos de pilha deram lugar aos celulares.
Não sei dizer, sinceramente, se um dia as transmissões dos jogos pelo rádio irão acabar. Por enquanto, fico com as lembranças de grandes jogos do Timão nas vozes de Osmar Santos, Fiori Gigliotti, José Silvério, Oscar Ulisses, Nilson César e Deva Pascovicci.
Valeu, galera! Vai, Corinthians!
3.445 visualizações e 117 respostas neste tópico
Responder tópico
Melhores respostas
@rodrigon em 25/01/2022 às 11:18
Enquanto houverem comentaristas como o Casagrande, dizendo que entende que o Allianz hoje é campo neutro, as narrações de rádio não vão morrer.
@so.eu.que em 25/01/2022 às 10:59
Eu ligo na TV Pirata, mas deixo mudo.. Porque só tem anti, narradores, comentaristas e os caras que falam da arbitragem..
Aí acompanho a narração pela rádio Bandeirantes.. Fica show demais!
Últimas respostas
@rafa.el.grande em 26/01/2022 às 17:37
Eu gostava de ouvir a transmissão dos jogos de domingo pela 105fm. Depois dos jogos tinha o Espaço Rap (nem sei se existe ainda)!
Publicidade
@kaneki em 26/01/2022 às 07:01
Em breve nem a TV aberta não vai mais existir Internet e canais de streaming vão a substituir.
@cleverson.keller em 26/01/2022 às 05:10
Não tem rádio dele pilha mais no estádio, porque os celulares hoje em dia tem aplicativo de rádio, né meu amigo?
Eu estava dirigindo durante o primeiro tempo do jogo, e estava sintonizado na rádio JP para ouvir a transmissão do jogo, acredito que para acabar futebol na rádio, vai precisar ainda de muita coisa mudar...
@wagnersantos em 26/01/2022 às 00:01
Eu acredito que para o esporte sim, porque, hoje, qualquer celular você acessa imagem e isto canal de TV.
Mas continuará para músicas e notícias
@luis.c em 26/01/2022 às 00:00
Lindo tópico, parabéns
@jw1988 em 25/01/2022 às 23:08
Acompanho pela rádio craque neto, pela jovem pan, bandeirantes etc.
Rádio era sensacional. Transmissões eram um espetáculo.
Infelizmente hoje caiu muito...
@nilton.ferreira.dos. em 25/01/2022 às 19:52
Eu sou rádio 100% não aguento essas transmissões de hoje das TVs.
@sidnei.de.oliveira.s em 25/01/2022 às 18:37
Acompanhar pelo rádio é bom demais, crei que nunca vai acabar
@stelio.conceicao em 25/01/2022 às 16:00
Hoje está difícil aguentar um k.m da globo querer comentare narrar ao mesmo tempo e até o nosso casagrande no meio do jogo falar das belezas de São Paulo. E o otacilio junior na rádio chicao 03