Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O futebol no rádio está próximo do fim?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Ranking: 2.918º

Alexandre 1.065 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/01/2022 às 19:05
Por Alexandre Eduardo da Silva (@alexandre.eduardo.d2)

Nas décadas de 80 e 90 a bilheteria dos jogos era uma importante fonte de renda dos clubes, bem mais do que é hoje.

Como só havia TV aberta na época, era comum os clubes proibirem a transmissão de certas partidas para a mesma praça do evento, a fim de que garantir que o torcedor fosse ao estádio e comprasse seu ingresso para ver o jogo de seu time de coração.

Para o corintiano que, por algum motivo, não podia ao ir ao Pacaembu ou Morumbi, restava o rádio. Mesmo com a boa qualidade das transmissões, sofria-se bastante ao ouvir e tentar imaginar como foi aquele drible, se a falta merecia cartão, se a bola realmente passou perto da trave, se o gol foi bonito, por qual motivo a Fiel estava gritando naquele momento, etc.

Por outro lado, penso que esse exercício de imaginação despertava ainda mais no torcedor a paixão pelo futebol. A transmissão radiofônica, para compensar a ausência da imagem, era rica nos detalhes não só da partida em si mas também dos bastidores do jogo. Era muito comum ver nos estádios torcedores com seus radinhos de pilha na orelha, na busca de maiores informações de seu time.

Aqui em SP, tínhamos como principais opções para ouvir os jogos as rádios Globo, Jovem Pan, Record e Bandeirantes, cada uma com suas vinhetas e bordões. Os melhores locutores, comentaristas e repórteres de campo eram bastante disputados e conhecidos do grande público. Transmitir futebol naquela época deveria ser difícil, pelo rádio então um verdadeiro desafio.

Com o advento da internet e da TV por assinatura, bem como pelo fato dos direitos de transmissão terem se tornado mais rentáveis para os clubes do que a bilheteria, o rádio foi perdendo a grande audiência que tinha. Algumas emissoras criaram plataformas para transmitir os jogos pela internet, outras deixaram de fazer jogos. Nos estádios, os radinhos de pilha deram lugar aos celulares.

Não sei dizer, sinceramente, se um dia as transmissões dos jogos pelo rádio irão acabar. Por enquanto, fico com as lembranças de grandes jogos do Timão nas vozes de Osmar Santos, Fiori Gigliotti, José Silvério, Oscar Ulisses, Nilson César e Deva Pascovicci.

Valeu, galera! Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico