Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O futebol no rádio está próximo do fim?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Ranking: 2.912º

Alexandre 1.065 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/01/2022 às 19:05
Por Alexandre Eduardo da Silva (@alexandre.eduardo.d2)

Nas décadas de 80 e 90 a bilheteria dos jogos era uma importante fonte de renda dos clubes, bem mais do que é hoje.

Como só havia TV aberta na época, era comum os clubes proibirem a transmissão de certas partidas para a mesma praça do evento, a fim de que garantir que o torcedor fosse ao estádio e comprasse seu ingresso para ver o jogo de seu time de coração.

Para o corintiano que, por algum motivo, não podia ao ir ao Pacaembu ou Morumbi, restava o rádio. Mesmo com a boa qualidade das transmissões, sofria-se bastante ao ouvir e tentar imaginar como foi aquele drible, se a falta merecia cartão, se a bola realmente passou perto da trave, se o gol foi bonito, por qual motivo a Fiel estava gritando naquele momento, etc.

Por outro lado, penso que esse exercício de imaginação despertava ainda mais no torcedor a paixão pelo futebol. A transmissão radiofônica, para compensar a ausência da imagem, era rica nos detalhes não só da partida em si mas também dos bastidores do jogo. Era muito comum ver nos estádios torcedores com seus radinhos de pilha na orelha, na busca de maiores informações de seu time.

Aqui em SP, tínhamos como principais opções para ouvir os jogos as rádios Globo, Jovem Pan, Record e Bandeirantes, cada uma com suas vinhetas e bordões. Os melhores locutores, comentaristas e repórteres de campo eram bastante disputados e conhecidos do grande público. Transmitir futebol naquela época deveria ser difícil, pelo rádio então um verdadeiro desafio.

Com o advento da internet e da TV por assinatura, bem como pelo fato dos direitos de transmissão terem se tornado mais rentáveis para os clubes do que a bilheteria, o rádio foi perdendo a grande audiência que tinha. Algumas emissoras criaram plataformas para transmitir os jogos pela internet, outras deixaram de fazer jogos. Nos estádios, os radinhos de pilha deram lugar aos celulares.

Não sei dizer, sinceramente, se um dia as transmissões dos jogos pelo rádio irão acabar. Por enquanto, fico com as lembranças de grandes jogos do Timão nas vozes de Osmar Santos, Fiori Gigliotti, José Silvério, Oscar Ulisses, Nilson César e Deva Pascovicci.

Valeu, galera! Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Sidnei De Oliveira Santos

Ranking: 3.071º

Sidnei 1.001 posts

@sidnei.de.oliveira.s em 25/01/2022 às 18:37

Acompanhar pelo rádio é bom demais, crei que nunca vai acabar

Foto do perfil de Stélio Conceiçao

Ranking: 3.832º

Stélio 762 posts

@stelio.conceicao em 25/01/2022 às 16:00

Hoje está difícil aguentar um k.m da globo querer comentare narrar ao mesmo tempo e até o nosso casagrande no meio do jogo falar das belezas de São Paulo. E o otacilio junior na rádio chicao 03

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 25/01/2022 às 14:48

NÃO VAI ACABAR!

Muitos trabalham ou estão na rua ou em viagem na hora dos jogos.

E as vezes não pode ver e só ouvir!

NO TRÂNSITO:

Dirigindo o carro ou no ônibus.

Em alguns estabelecimento de comércio, não colocam TV pra não agromerar, mas deixa no rádio.

Então, o rádio sempre terá transmissão.

Foto do perfil de Richard Chaves

Ranking: 1.950º

Richard 1.676 posts

@richard.chaves em 25/01/2022 às 12:30

Pelo menos na am acabou.

A Globo am já acabou.

Hoje em dia pode ter mais tecnologia na FM, mas a qualidade das transmissões da am, principalmente da globo era imbatível.

Narração, comentário, vinhetas, sonoplastia, reportagens eram muito acima de agora.

Publicidade

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.087 posts

@sandra.lima4 em 25/01/2022 às 12:23

Amo ouvir os jogos pelo rádio.

Foto do perfil de Rafael Ch

Ranking: 259º

Rafael 8.351 posts

@rch05 em 25/01/2022 às 12:04

O rádio nunca vai morrer, vai só se reinventar. Com cada vez mais ppv, mais o rádio vai continuar sendo a mídia de quem não pode ficar pagando para ver na TV.

E como você colocou nos vídeos, a emoção é incomparável. Ver um gol narrado (pra pegar um atual) pelo Ulisses Costa e ver o mesmo gol 'narrado' pelo Cléber Machado, é uma diferença abissal

Foto do perfil de Felipe Felipe Felipe

Ranking: 43º

Felipe 22.202 posts

@felipefelipe em 25/01/2022 às 12:00

Se bobear as transmissões no rádio só vão fortalecer porque no andar da carruagem é possível que a globo pare com o futebol e as outras emissoras não deem conta de carregar o futebol nas costas. Viver de ppv fará muitos ficar sem assistir nada.

Foto do perfil de Felipe Felipe Felipe

Ranking: 43º

Felipe 22.202 posts

@felipefelipe em 25/01/2022 às 11:58

A rádio não acaba não. Na rádio não tem aquelas conversinhas fiadas sobre novela que vai estrear, nem outro assunto paralelo, é só o jogo, por isso é diferenciado.