Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Matéria do Globoesporte com as curtidas no Facebook

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Felipe

Felipe 25 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/09/2015 às 18:33
Por Felipe Fredel (@felipe.fredel)

Amigos do MeuTimão

Com a divulgação, pelo site do globoesporte (http://app.globoesporte.globo.com/futebol/mapa-das-torcidas-no-facebook/#!/), da matéria sobre as curtidas no Facebook em todo o país, acredito que muitos devem ter ficado incomodados com a forma que os dados foram divulgados. Eu resolvi fazer um tratamento nos dados para que possamos analisar melhor esta distribuição de torcida, comparando as torcidas do Corinthians e do Flamengo.

Antes de iniciar, seguem as premissas utilizadas para a analise:

  • Considerei que 25,8% da população brasileira não torce por nenhum time (pesquisa Pluri Stochos 2012/2013).
  • A maioria das pessoas que usam o Facebook deve estar na faixa de 15 a 64 anos de idade, o que representa 68,54% da população brasileira (censo 2010 IBGE).
  • Apliquei os percentuais da matéria do ge em todas as cidades brasileiras acima de 100.000 habitantes. Isto não é nenhuma discriminação com as cidades menores. Eu mesmo sou de uma cidade de 30.000 habitantes no interior de SP. Apenas tentei restringir o número de cidades para facilitar minha vida. Ainda assim, foram 304 cidades no Brasil inteiro. Estas 304 cidades representam mais da metade da população brasileira.
  • Não podemos considerar isto como o equivalente a uma pesquisa, pois a metodologia de pesquisa considera uma série de características da população (idade, renda, sexo, ...) que não são captadas aqui.
  • Não sou daqueles que odeiam a Globo. Eles nos pagam muita grana todos os anos e ainda são muito mais confiáveis, na média, do que outros órgãos de imprensa. Apesar disto, a forma como mostram o mapa nesta matéria serve mais para confundir do que para esclarecer. Ela pinta uma cidade da mesma cor, o time vencendo por 50% a 5% ou por 30% a 29%, o que pode ser valido para eleger prefeito, mas não para mostrar a distribuição das torcidas.

Vamos aos resultados:

  1. Considerando as 304 cidades, as torcidas dos dois times são muito próximas, com ligeira vantagem para o Timão. São 11,7 milhões para o Corinthians contra 11,4 milhões para o Flamengo.
  2. Na região sudeste, a vantagem continua a nosso favor, sendo 7,67 milhões contra 5,18 milhões do Flamengo.
  3. Na região sul, o Corinthians teria 976 mil contra 567 mil do Flamengo.
  4. Na região centro oeste, o Corinthians tem 880 mil contra 1.375 mil do Flamengo.
  5. Na região norte, o Corinthians tem 652 mil contra 1.586 mil do Flamengo.
  6. Na região nordeste, o Corinthians tem 1,52 milhões contra 2,69 milhões do Flamengo.

Assim, temos uma imagem mais realista do que aquele mapa pintado. O mapa mostra apenas a cor do time que está em primeiro, tendo ele 40% contra 15% do segundo, ou tendo 29% contra 28%.

Olhando somente as capitais, temos uma estimativa de torcida na faixa indicada (de 15 a 64 anos) conforme a tabela abaixo.

Agora uma observação importante. Aquela conversa de que o Flamengo é o grande time do nordeste não é tão verdade. O Flamengo ainda tem uma torcida maior no geral, mas o Corinthians tem presença forte em vários estados nordestinos, estando na frente do Flamengo em cidades importantes como Salvador, Fortaleza e Recife. Em Recife, em particular, e no estado de Pernambuco, em geral, o Corinthians é muito forte, estando como a maior ou segunda maior torcida em quase todas as cidades.

Acredito que o Flamengo ainda tem uma torcida maior que a do Corinthians (quando consideramos o país todo e não apenas as cidades acima de 100mil), mas acho que estamos nos aproximando deles. Isto não me incomoda. Com o passar do tempo, e continuando com os ótimos resultados dos últimos 25 anos, a virada está cada vez mais próxima. Vamos pra cima deles, Timão.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Michel Fenty

Ranking: 390º

Michel 6.361 posts

@michel.fenty em 27/09/2015 às 11:04

Belo post...

Parabéns...

Foto do perfil de Belosbar Rodrigues

Ranking: 2.678º

Belosbar 1.172 posts

@belosbar.rodrigues em 27/09/2015 às 10:57

Eu só vou acreditar nas pesquisas de torcidas o dia em que o IBGE fizer um senso pra ver o número de abitantes do País e for o obrigado a por o número de pessoas da família e o time que torce.

Foto do perfil de Cleidson De Almeida E Sousa

Ranking: 80º

Cleidson 16.272 posts

@cleidson em 27/09/2015 às 10:56

Ainda teve um que negativou? Só pode ser mulambo...ta loco

Foto do perfil de Marcelo Teixeira

Marcelo 90 posts

@marcelo.teixeira2 em 27/09/2015 às 10:54

Queria uma pesquisa 'qualitativa' e não 'quantitativa'. Aonde e quanto é muito importante. Aonde o Corinthians tem a maior torcida e qual a enda média per capita dessa torcida. Porque dizer que torce para o framengu em cabrobó das onças, recebendo bolsa família e comprando camisa pirata não ajuda em nada. Pior, atrapalha! Essa 'torcida' não faz a menor diferença!

Publicidade

Foto do perfil de Eliane Travassos

Eliane 60 posts

@eliane.travassos em 27/09/2015 às 10:53

A Globo, o Canal 110 e outros veículos de mídia dos anos 60/70 construíram a torcida do Flamengo, fazendo uma exposição exagerada do time na época.

Também não tenho dúvidas sobre a 'vantagem' do Flamengo, porém a torcida corintiana é a que tem maior valor comercial, justamente por estar mais concentrada, é a que mais consome produtos da marca. E como compra.

Mas ainda continuo acreditando que só existem duas torcidas no Brasil: a corintiana e a anti...

Foto do perfil de Marcos Paulo Guedes

Marcos 84 posts

@marcos.paulo.guedes em 27/09/2015 às 10:37

Não levei 10 minutos pra fazer essa analise aqui...
De 5.565 cidades, em 4840 o Timão é o 1º, 2º ou 3º time da cidade. E o Flamengo ocupa uma dessas posição só em 3367 cidades.

Foto do perfil de Sergio Brasil

Ranking: 7.912º

Sergio 254 posts

@peccato em 27/09/2015 às 10:32

É isso que postei aqui hà alguns meses atrás de que eles com aquela pompa e arrogância que são tão peculiar a eles no fundo estão com medo em relação ao crescimento de nossa torcida em todo o Brasil e que a perseguição viria mais cedo ou mais tarde, estádio próprio, os melhores indices de audiência, campeões em quase tudo eu avisei que a perseguiçaõ viria, mais você me pergunta como '''eu respondo, além de jornalistas-pau-mandados, pra mim tudo no bolso'''e já que todos tem sua teoria da conspiração me acho no direito de ter a minha, para mim no Rio que detem o controle da CBF, stjd e principalmente((cobraf)) e cheio de cariocas (na sua maioria do fla) eles podem muito bem ''ajudar''o Corinthians ao mesmo tempo que pode prejudicar os seus adversários ao mesmo tempo''ai você me diz mais eles iam se preocupar em nos ajudar? ''explico, sim, mais o interesse não é esse e sim, reacender o lance do apito amigo e colocar todos contra nós mais uma vez e principalmente ''desmerecer e tirar qualquer merecimento de um provável título corinthiano, e tentar brecar o crescimento de nossa torcida no Brasil, quando o tal de Kibe-louco assumiu o Dp. De comunicação deles, deu uma entrevista a ESPN e deu pra ler nas entrelinhas que hávia um mal no futebol e cabia a eles combate-los ou seja palhaçada à vista, tipo colocar no site dizendo que foi beneficiado com o braço no jogo contra o flu''pura palhada, ainda mais vindo do Kibe-louco''tudo isso pra dizer enquanto ''eles são beneficiados e não falm nada'' nòs avisamos que fomos ajudados((tipo somos superiores e não somos ajudados))só quem é muito bobô ou anti pra acreditar nisso, é isso ai falei!

Foto do perfil de Marcos Paulo Guedes

Marcos 84 posts

@marcos.paulo.guedes em 27/09/2015 às 10:30

Parabéns, excelente trabalho. Duvido muito que existam torcedores do Flamengo que consigam fazer uma analise como essa... Simplesmente por não aceitaram a verdade. É o tipo caso do mito das cavernas.