Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O que deixa um patrocínio bonito?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Rho

Rho 11 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/04/2017 às 12:56
Por Rho Rangel (@rho.rangel)

Fala Fiel!

Com as recentes notícias sobre a saída da Caixa do espaço master do nosso manto, andei pensando em fazer um pequeno guia sobre o que torna um patrocínio bonito em uma camisa de futebol.

Eu já cheguei a fazer diversos mockups de camisas do Timão e durante essa experiência cheguei a algumas conclusões.

Obs: claro que, em tempos difíceis não dá pra ficar escolhendo esse ou aquele patrocínio, essa é uma análise puramente estética. Como disse um cara aqui no forum: 'Pagando bem, pode ser até Dolly!' ... Então relaxa e cola ae.

  • O que de fato deixa um patrocínio bonito?

A resposta é a combinação de simplicidade da forma e uniformidade das cores.
Tome como exemplo o patrocínio da Volkswagen no Wolfsburg da Alemanha.

Repare que o uniforme inteiro do time é verde e bem no meio existe um círculo azul. Isso é um exemplo de falta de uniformidade das cores. Ainda nesse exemplo é possível notar a ausência da simplicidade, já que os patrocínios mais elegantes são geralmente escritos, e nesse caso optou-se por colocar o logo redondo.

E você deve estar pensando: 'É claro que uma empresa como a Volkswagen não tirará suas cores e seu formato padrão do logo...'

Bem, de 2008 a 2012, o D.C. United dos EUA jogaram com o patrocínio da montadora alemã. Embora continua o círculo horroroso, as cores mudaram para se 'ajustar' às do time. Ficando muito mais natural:

Pensando nisso, algumas coisas precisam ser ditas. Alguns clubes tem, de uma certa forma, a se darem melhor com um tipo de patrocínio que outros.

Dessa vez vamos analisar as seguintes imagens e me diga qual melhor combinou com as cores do time e as da marca:

É nítido que a camisa do Inter tem uma aceitação visual muito mais forte que as demais.

Mesmo com a Coca deixando suas cores de lado para se ajustar às do Palmeiras ou do Grêmio (que tem as cores da Pepsi!) é possível notar que ainda há uma falta de uniformidade no conjunto completo, embora o logo esteja simples e bem disposto nos uniformes.

  • E quando o patrocínio é o que tem pra hoje?

Nos exemplos acima pode-se notar que houve, em alguns casos, uma preocupação em fazer uma montagem com as cores de modo que ficasse mais natural possível (imagine só o texto da Coca em vermelho na camisa do Palmeiras... Ai meus olhos!).

Mas em alguns casos, as cores do time a as da marca simplesmente não combinam! Veja do que estou falando:

Embora o logo do BMG é bonito com letras bem grandes, nota-se que as cores acabam atrapalhando e 'poluindo' o uniforme dos clubes. O do Cruzeiro, acho, que seria o mais fácil de arrumar, apenas mudando a cor de laranja para branco, já que as principais cores do banco são essas mesmas. Mas no caso do São Paulo isso não seria tão simples...

... Já que o preto tiraria a identidade visual da marca em questão.

Volto, assim, no tópico acima. Quando eu disse que existem certo patrocínios que são melhores em uns uniformes e piores em outros.

  • Tá, então cadê os bons patrocínios?

Vamos lá então!

Em alguns casos, como da companhia aérea Emirates, pouco importa as cores do time já que seu próprio logo não faz uso intenso das cores para 'marcar território'.
Veja, que eles já pintaram mantos brancos, roxo, azul, vermelho, rosa, amarelo... E por ai vai! E em todos os casos é possível notar simplicidade e como o logo se encaixa perfeitamente no uniforme.

A Pirelli também é outra que, na minha opinião, acertou:

Podem me julgar, mas deixando o clubismo de lado, a camisa dos sem mundial e com a mãe Crefisa acabou funcionando muito bem também:

  • Ok, mas o que tudo isso tem haver com o Timão?

Bem, o melhor ficou no fim.

Em relação ao Todo Poderoso fico feliz em ver que já acertamos muitas vezes. (tirando as duchas Corona, que Meu Deus né!)

A Neo Química foi a que melhor funcionou no nosso manto nos últimos anos. Já usamos na branca, na preta, em bege e até grená! Todas lindas!

Não é atoa. Duas das camisas favoritas da Fiel são justamente a do Centenário e a em homenagem ao Torino! Repare que a Bozzano também não faz feio nas mangas, deixando tudo mais natural aos olhos.

A Batavo já errou mas também já acertou:

A Kalunga também acertou em cheio:

Falando da Caixa agora. Eu particularmente não gostava muito da forma como o logo deles era exibido no nosso manto (aquele azul). Porém, na camisa comemorativa do terrão (sim, aquela laranja que você odeia) eu me surpreendi com a mudança que eles fizeram. Claro, eles têm laranja no logo e nossa camisa ficou laranja então... Não se esperava menos. O resultado foi magnífico:

Vale lembrar da vez que eles estamparam 'Hexa' na camisa, comemorando nosso sexto título brasileiro! (O que estragou foram esses quadradinhos amarelos...)



  • Deixe sua opinião!

Eae, gostou? Não? (sério?!). Concorda, discorda ou nunca tinha parado pra pensar a respeito? Me conte nos comentários sobre o que você achou.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Wellington Oliveira

Ranking: 482º

Wellington 5.537 posts

@wellington.oliveira8 em 14/04/2017 às 19:47

Esqueceu da Samsung a maior combinação de marca e time de futebol que teve no futebol Brasileiro, quisá do mundo.

Foto do perfil de Paulo Paulo Paulo

Ranking: 109º

Paulo 13.845 posts

@paulo.52 em 14/04/2017 às 19:36

Belo trabalho! Bem escrito e bem ilustrado. Mas, confesso, eu sonho mesmo é com um dia em que o Corinthians não precise de patrocínios...

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 14/04/2017 às 19:26

Para mim esse modelo de 1993 se encaixa bem no que você falou no seu tópico.

Acho que tudo combina muito bem. Além do escudo que tem os detalhes vermelho acaba tendo um destaque.

Pra mim é um dos modelos mais bonitos já feito para o nosso Timão.

Ainda não comprei, mas se Deus quiser, ainda vou comprar esse modelo.

Foto do perfil de Sandro Telo

Ranking: 6.104º

Sandro 395 posts

@poetacoruinthiano em 14/04/2017 às 19:13

Na real o que vale é o dinheiro que pagam não interessa se é a funerária vai com deus com um caixão no meio da camisa ou supositórios kirombo, com um fiofó de bambi de fora

Publicidade

Foto do perfil de Douglas Fernando Silva

Ranking: 87º

Douglas 15.552 posts

@dougnando em 14/04/2017 às 19:03

Belo tópico!

Muita informação, ibagens, texto bem redigido.

Parabéns amigo!

Por mais tópicos como esse!

Foto do perfil de Diego Sccp

Ranking: 415º

Diego 6.150 posts

@lhpdiego em 14/04/2017 às 18:46

O bonito é o dinheiro que pagam ao Timão.

Eu não gosto de patrocínios na camisa, só compro camisa sem patrocínio fica bem mais limpa e bonita.

Foto do perfil de Bruno Gomes

Bruno 3 posts

@bruno.gomes46 em 14/04/2017 às 18:40

Ótima observações! O problema reside na falta de amadurecimento dos profissionais de Marketing no Brasil, pois não basta a marca ser patrocinadora, afinal é um investimento de impacto direto em mais de 30 milhões de torcedores. O modo como a grande maioria das empresas trabalham apenas visa trazer a Propaganda institucional, mas esquecem que isso pode ser um investimento Propaganda de produto; Propaganda de lançamento de produto; Propaganda de sustentação de produto e etc. A marcar deve-se moldar ao clube, a sua torcida, ao seu publico e engajar diversas ferramentas de interação à fazer com o que o torcedor veja além da propaganda em camisa, uma parceira para todos os momentos e que busca o engrandecimento do clube, vide o que a Crefisa faz com as Peppas Pig.

Foto do perfil de Atum Seco

Ranking: 94º

Atum 14.900 posts

@timao.loco.sanguibao em 14/04/2017 às 18:35

Daora esse tópico cachorro, você foi a fundo mesmo..

Faz outros sobre outros assuntos assim que fica bao, porque nunca tinha parado pra pensar apesar de saber que algo me incomodava..

Ttamo junto nego